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Workshop Implantação do Cuidado Centrado no Paciente e Família com base em Times de Alta Performance
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Workshop Implantação do Cuidado Centrado no Paciente e Família com base em Times de Alta Performance

5 mar - 2021 • 13:30 > 13 mar - 2021 • 12:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Datas:         05 e 06/03/2021

                     12 e 13/03/2021

                     (Sextas das 13:30 às 17:30 e sábados das 08:30 às 12:30)


Workshop: “Implantação do Cuidado Centrado no Paciente e Família com base em Times de Alta Performance: transformação cultural, estratégias e ferramentas”

A crescente complexidade na saúde aponta para o Cuidado Centrado no Paciente Baseado em Equipes de Alta Performance, como um dos pilares fundamentais para a criação de valor em saúde. Profissionais cada vez mais especializados precisam trabalhar como um time coeso e colaborativo.

No entanto, na prática, esta responsabilidade compartilhada sem um trabalho em equipe de alto desempenho, pode causar sérios impactos no cuidado ao paciente, no bem estar da equipe e nos custos. Uma equipe sem coesão, tende a cometer um número maior de falhas durante a passagem de informações e na tomada de decisão, a comunicação com o paciente e a família torna-se desalinhada e há maior dificuldade de estabelecimento de confiança e engajamento no tratamento. Além disso, quando os profissionais trabalham de forma isolada, sentem-se menos comprometidos com os resultados finais e mais sobrecarregados.

O objetivo deste programa é delinear um caminho para o desenvolvimento de times coordenados e de alta performance, capazes de entregar um cuidado de qualidade, seguro e centrado no paciente. A Comunicação em Saúde ganha destaque devido ao seu papel fundamental no estabelecimento de relacionamentos e de eficiência dos times.

A liderança é fundamental para esta transformação cultural.

 

Público-alvo:

Este Workshop se destina Profissionais de Saúde, Líderes, Gestores e Educadores que desejam melhorar a eficiência e resultados através do aumento da integração das equipes multidisciplinares, com a participação do paciente família.

 Programa:

Parte 1: Desenvolvimento de uma Equipe Coordenada e Centrada no Paciente

  • Por que é importante compreender o ambiente de complexidade do sistema de saúde.
  • Inovação, modelos mentais e quebra de paradigmas.
  • Os pilares para a gestão da Experiência do Paciente e o Modelo de Cuidado Centrado no Paciente.
  • Os impactos da baixa coordenação do cuidado nos resultados de saúde, experiência e custos.
  • Instrumentos e fases do desenvolvimento de um time de alta performance.
  • O papel da liderança para criar um ambiente seguro e mais produtivo.
  • A importância da segurança psicológica e seus impactos no dia a dia do trabalho em times.
  • O poder da conexão e do alto propósito.
  • Coesão na tarefa e coesão interpessoal.
  • O paciente e a família como parte do time na gestão do cuidado.
  • Acompanhamento da performance e da funcionalidade do time.
  • Alinhamento organizacional para o alcance de uma cultura centrada no paciente.
  • Comunicação Efetiva e Afetiva como elemento essencial para a coesão do time.
  • Feedback, um instrumento poderoso para construir times de alta performance.

 

Parte 2: O Cuidado Centrado no Paciente na prática

  • O paciente como parceiro do time de cuidados.
  • Comunicação Efetiva e Afetiva para estabelecimento de relacionamentos e práticas seguras.
  • Instrumentos de Comunicação para estabelecimento de confiança com o paciente e seus familiares.
  • Levantando necessidades individuais do paciente e família.
  • Estabelecendo em conjunto as metas do cuidado.
  • Negociando e engajando todos no Plano de Cuidados .
  • Acompanhando os resultados com o paciente/família.
  • Tomando decisões de forma compartilhada.
  • O paciente, a família e o time de cuidados como parceiros na segurança do paciente.
  • Instrumentos de Comunicação para promover uma transmissão segura de informações e processo de tomada de decisões entre membros da equipe.

 

 Facilitadoras de aprendizagem:

Larissa Mayer Munhos

Diretora de Projetos da Patient Centricity Consulting, Engenheira, especialista em abordagens centradas no cliente e desenvolvimento de equipes, Mestre em gestão da experiência de clientes pela USP/RP. Coordenadora em projetos de estudos e mapeamento de jornadas de usuários de serviços.

Nancy Yamauchi

Diretora de Qualidade e Educação em Saúde da Patient Centricity Consulting, Enfermeira, especialista em educação, melhoria da qualidade e segurança do paciente. Educadora do CBA na metodologia Joint Commission International. Fellow da ISQua. Mestre em Administração. Strengths Coach pela Gallup. Scrum Master I. 

Termos e políticas

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Sobre o organizador

Patient Centricity Consulting

A Patient Centricity Consulting é a primeira empresa especializada em experiência de pacientes no Brasil. Ajudamos as Organizações que atuam na área de saúde a entender, transformar e aprimorar a experiência do paciente, contribuindo diretamente para o seu desenvolvimento contínuo e sustentável. Promovemos a formação de profissionais em Experiência do Paciente, além de consultoria para implementação da Experiência e Missões Internacionais.

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