App Sympla
Baixe agora

Workshop arquitetura na cidade

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Workshop arquitetura na cidade

UniBH - Campus Buritis - Belo Horizonte, MG
26 de agosto de 2019, 10h - 07 de setembro de 2019, 18h

Inscrição

Palestra: Alberto Collet 
Grátis
Inscrições até 26/08/2019
Encerrado
Palestra: Alexandre Brasil e Paula Zasnicoff 
Grátis
Inscrições até 27/08/2019
Encerrado
Palestra: Diego Arraigada 
Grátis
Inscrições até 28/08/2019
Encerrado
Palestra: Gustavo Penna 
Grátis
Inscrições até 29/08/2019
Encerrado
Palestra: Tetro Arquitetura 
Grátis
Inscrições até 30/08/2019
Encerrado
Palestra: Augusto Angelini 
Grátis
Inscrições até 02/09/2019
Encerrado
Palestra: Luciano Kruk 
Grátis
Inscrições até 03/09/2019
Encerrado
Palestra: Bloco Arquitetos 
Grátis
Inscrições até 05/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

        

AAP Alternative Academic Project é o resultado de um interesse em construir um debate alternativo referente à arquitetura, ao planejamento urbano e a paisagem. Pensamos que o ensino contemporâneo é construído através de pequenas peças com um grande componente de diversidade e internacionalidade. A prática como exercício da profissão de arquiteto e com a intenção de oferecer liberdade intelectual é fundamental para o futuro da disciplina. Através do projeto procuramos diluir fronteiras e aproximar pessoas. AAP pretende ser uma organização de profissionais que sabe dar respostas concretas às transformações do território constituindo e um complemento crítico para as faculdades de arquitetura e urbanismo.

Coordenadores AAP: Alberto Collet, Carlos Maia.
Colaboradores AAP: Débora Vieira, Igor Macedo.
Apoio acadêmico: curso de Arquitetura e Urbanismo - UniBH

O workshop ocorrerá entre os dias 26 de agosto e 07 de setembro de 2019, no Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, campus Buritis. Durante as atividades previstas, ocorrerão eventos de conferência e palestras gratuitas, totalmente abertas ao público.



Palestrantes Convidados:
26.08.2019 10h00 - Alberto Collet (Barcelona, Espanha)
27.08.2019 18h00 - Alexandre Brasil, Paula Zasnicoff (Belo Horizonte, Brasil)
28.08.2019 18h00 - Diego Arraigada (Rosario, Argentina)
29.08.2019 18h00 - Gustavo Penna (Belo Horizonte, Brasil)
30.08.2019 18h00 - Tetro Arquitetura (Belo Horizonte, Brasil)
02.09.2019 18h00 - Augusto Angelini (Santiago de Chile, Chile)
03.09.2019 18h00 - Luciano Kruk (Buenos Aires, Argentina)
05.09.2019 18h00 - Bloco Arquitetos (Brasilia, Brasil)

Informações:
O programa poderá sofrer alterações em função da disponibilidade dos participantes ou aspectos logísticos. O acesso às palestras está sujeito à lotação. Os participantes do workshop terão os lugares reservados. Público-alvo: estudantes e profissionais da área de arquitetura e urbanismo, engenharia e design. Idioma: A linguagem veicular é o português. O espanhol é a segunda língua oficial do workshop. As palestras serão em português ou espanhol.

Alberto Collet. Graduado em Arquitetura, estudou na Universidade IUAV em Veneza e na ETSAB - Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona. Possui Pos-graduação em Designer Urbano na Academia ARSNOVA de Artes e Ciências Digitais de Siena e Mestrado em Gestão Urbana e Design Arquitetônico na Domus Academy, em Milão, em cooperação com a University of Wales, Cardiff, Reino Unido. É Mestre em Teoria da Prática de Arquitetura na UPC Universitat Pólitecnica de Catalunya, Barcelona. É PhD candidate na FAUP Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em codireção com a ETSAM de Madrid e La Salle de Barcelona. Foi professor convidado, tutor, assistente, coordenador em vários workshops, cursos, exposições entre os quais estão o Núcleo de Arte Oliva em Portugal e o RCR Arquitectes na Espanha. Trabalhou em vários escritórios de arquitetura na Itália, Espanha, Portugal, Argentina e Malta. É Research Architect para NIDUM de Malta. Cofundador da equipe Bauart. É também Co-fundador do AAP.

 

Alexandre Brasil, Paula Zasnicoff, Arquitetos Associados. É um estúdio colaborativo dedicado à arquitetura e urbanismo sediado em Belo Horizonte, MG, Brasil. O escritório trata cada projeto como um trabalho específico para o qual uma organização de trabalho própria é definida, o que permite a formação de equipes de projeto variadas, inclusive com a participação eventual de colaboradores externos. Esse modus operandi dinâmico amplia a qualidade de resposta aos problemas específicos de cada projeto e dilui a questão autoral, permitindo a transformação permanente e a redefinição do grupo a cada trabalho, o que contribui para seu aprimoramento conceitual. O trabalho de cada um dos sócios toma a tradição da arquitetura moderna brasileira como ponto de partida. Com sutis diferenças de abordagens, procuram repensar alguns de seus principais conceitos a fim de buscar respostas adequadas e inovadoras para os problemas contemporâneos da arquitetura e das cidade brasileiras.



Diego Arraigada. Seu estúdio de arquitetura foi criado em 2005 na cidade de Rosário, Argentina. Sua principal atividade é a realização de projetos e orientações de obras de arquitetura, paisagismo e urbanismo, de múltiplas escalas e complexidades. Entre outras distinções, o estudo ganhou a Medalha de Prata Argentina na XII Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires concedido pelo Comitê Internacional de Críticos de arquitectura (Buenos Aires, 2009), a Comenda Award AR Casa da revista Architectural Review (Londres, 2010), selecionando um dos três escritórios argentinos participantes da segunda Bienal de Arquitetura Latino- americana (Pamplona, 2011), a seleção para executar a instalação divisão 13 no México (México DF 2014) e SCA Award CPAU para o melhor trabalho argentino no exterior (Buenos Aires, 2014). Indicado ao prêmio Mies Crown Hall de arquitetura emergente. (Chicago, 2016) e palestrante convidado na 2ª Bienal de Arquitetura de Chicago em 2017. Seus trabalhos foram publicados em inúmeros editoriais e revistas como Summa + (Argentina), Barzón (Argentina) Taschen (Alemanha) A + U (Japão), GA (Japão), Interni (Itália), The Plan (Itália), Ottagono (Itália), Mark (Holanda), Azure (Canadá), Architectural Review (UK), Architektur Aktuell (Áustria), monitor (Rússia), Arquitectura Viva (Espanha), ARQ (Chile), El Croquis (Espanha) e Dwell (Estados Unidos) entre outros. Expôs seu trabalho em várias exposições nacionais e internacionais, entre os quais: Breaking Borders Exposição no Pratt Institute (Nova York, 2011) PASSADO, PRESENTE, Exposição FUTURO na UCLA (Los Angeles, 2010), Exposição de Post POST no Centro Cultural da Espanha em Buenos Aires (Buenos Aires, 2010), DESENHADA exposição na UCLA (Los Angeles, 2006), a exposição Nova Arquitetura Argentina para o XIII CLEFA (Buenos Aires, 2009) e Série Solo na Universidade Torcuato di Tella (Buenos Aires, 2014)

 

Gustavo Penna. Arquiteto e fundador do escritório GPA&A, formou-se pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou por três décadas. Membro do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e da Fundação Dom Cabral. Sóciofundador da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP). Conquistou prêmios internacionais, como o The International Architecture Award, em Chicago, o World Architecture Festival (WAF), em Cingapura, o Architizer A+Awards, em Londres e o Prix Versailles, no Chile. Autor de projetos como o Expominas (Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais), o Monumento à Liberdade de Imprensa, o Memorial da Imigração Japonesa, na Pampulha, os Museu de Congonhas (patrimônio cultural da humanidade), Santana e Regina Mundi, o novo Estádio do Mineirão, a Escola Guignard (considerada uma das 30 obras mais relevantes da arquitetura no Brasil), dentre outros. Seus trabalhos já foram expostos no Brasil e no mundo, dando destaque para a Bienal de Arquitetura, em São Paulo, a Bienal de Veneza, a Bienal de Buenos Aires, a Trienal de Arquitetura Mundial, em Belgrado, o Institut Français d’Architecture, em Paris e a Casa da Arquitectura, em Portugal. Com 04 livros publicados, seus projetos já foram exibidos nos principais sites, revistas e livros de arquitetura e design do mundo; como ArchDaily, Abitare, Architecture Magazine, Architecture Now, Le Mounter Architecture Mars, Architectural Digest, Enlace, Monocle, Architectural Record, Wallpaper, SUMMA +, entre outras.



Augusto Angelini. Arquiteto pela Pontificia Universidad Catolica de Chile 1998 e 2014 na Universidade IUAV de Veneza, Itália. Possui um doutorado em Projeto composição arquitetônica nos Departamentos da Faculdade de Arquitectura Civil do Politecnico de Milano em 2006 com uma tese intitulada "Abstração e Memória: elementos composicionais da arquitetura moderna italiana. Bolsista da Conicyt o pós-doutorado em Design Urbano na Universidade IUAV de Veneza em 2014, realizando pesquisas: "Cidades e Água: processos e infra-estrutura de forma urbana e da lagoa de Veneza." Experiência de ensino em universidades no Chile, Itália, Portugal e Alemanha, na área de teoria de projetos e em escritorios de projetos de arquitetura, de 1998 até hoje. Participação em seminários internacionais realizados em Roma, Milão, Mantua, Cagliari, Porto, Münster e Veneza sobre o património intervenção, planejamento de construção, paisagismo, habitação, museologia e sobre o trabalho de arquitetos italianos modernos. Na área de urbanismo, ele completou um mestrado em Projeto Urbano na Universidade IUAV em Veneza, concluindo em 2014, propondo um novo portal urbano em Veneza, um terminal de água para a cidade, na área oeste. Arquiteto especializado em design arquitetônico e urbano. Chefe de projeto em vários escritórios de arquitetura no Chile e na Itália. Experiência profissional como arquiteto independente com a realização de obras, especialmente casas. Foi professor adjunto na Faculdade de Arquitectura da Universidade Católica do Chile (2007-2010) Professor Associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Desenvolvimento (2007-2011) e Professor Associado e membro da Faculdade de Arquitetura Magister em Áridas, MAZA, da Universidad Católica del Norte (2015-2018). Avaliador Conicyt do Programa de Bolsas Chile, que concede bolsas de estudo para Magistério e Doutorado. FoiProfessor Visitante na IUAV em Veneza, no Politécnico de Milão e na Universidade de Cagliari, na Itália.



Luciano Kruk. Arquiteto nasceu em 20 de julho de 1974 em Buenos Aires e formou- se em arquitetura na Universidade de Buenos Aires em 2000. tem ensinado projeto na universidade 2000-2009, continuando atualmente a desenvolver a atividade acadêmica como professor visitante na Universidade Politécnica de Madrid e da Universidade deValência, Espanha, na Universidade de Veneza, IUAV na Universidade UNIVALI de Santa Catarina, Brasil, em Universidade USJT de São Paulo Brasil, e Universidades Argentinas de Palermo, São Martinho USAM, Congreso (Mendoza) e San Juan onde ele ditou um seminário de pós-graduação. Ministrou seminários e conferências em vários ciclos na Argentina, Brasil, México, Espanha e Itália. Entre os anos de 2000 a 2012 ele se juntou ao BAK Arquitectos (Besonias-Almeida-Kruk), obtendo reconhecimento importante para o seu trabalho, com destaque para a primeira categoria prêmio individual, nas Bienais do Colégio de Arquitetos da Província de Buenos Aires, os anos de 2007 e 2009, o prémio especial atribuído por Eduardo Sacriste CAPBA em 2005, o primeiro prémio de arquitectura jovem Alucobond em 2005, e o Grande prémio Bienal CPAU / SCA em 2006. Em 2012, fundou o estúdio Luciano Kruk Architects, onde desenvolve inúmeros projetos habitacionais individuais e coletivos. Em 2015, foi selecionado como representante da Argentina no 9º Festival de Arquitetura e Urbanismo ¨Architecture Week Prague¨, a ser realizado em Praga, República Tcheca. Em 2016, obtém o prêmio SCA-CPAU pela Casa L4. Seu trabalho foi publicado em centenas de mídias especializadas na Argentina e em diferentes países da América, Europa e Ásia.



Bloco Arquitetos. Foi fundado em Brasília pelos arquitetos Daniel Mangabeira (UnB, 1999), Henrique Coutinho (UnB, 1997) e Matheus Seco (UnB, 1999). O escritório produz projetos de diferentes escalas e programas, desde casas e edifícios a interiores e instalações temporárias. Os projetos do BLOCO têm relação direta com condicionantes específicos que podem ir desde a topografia e orientação solar de um terreno ao orçamento e mão-de-obra disponíveis. Os limites impostos por cada programa são sempre encarados como possibilidades de atuação.

Sobre o produtor

AAP . Alternative Academic Project

AAP Alternative Academic Project é o resultado de um interesse em construir um debate alternativo referente à arquitetura, ao planejamento urbano e a paisagem. AAP pretende ser uma organização de profissionais que sabe dar respostas concretas às transformações do território constituindo e um complemento crítico para as faculdades de arquitetura e urbanismo.

Local

UniBH - Campus Buritis
Avenida Professor Mário Werneck, 1685, Auditório Carandá, Buritis
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.