App Sympla
Baixe agora

workshop - identificação de valores da identidade nikkei em Maringá

ACEMA - Associação Cultural e Esportiva de Maringá - salão de tênis de mesa - Maringá, PR
23 de novembro de 2019, 13h30-17h

Inscrição

R$ 0,00

inscrição
Grátis
Inscrições até 23/11/2019
0
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

Evento organizado em Maringá pelo REI - Reunião de Exemplos e Ideais - Nucleo Multissetorial de Empresários Nikkeis do Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

geração - os legados de uma cultura.

Objetivo geral do projeto

Identificar os valores nikkeis do Brasil e divulgá-los publicamente para que seja possível transmitir o legado da cultura japonesa para as próximas gerações e compartilhá-los com a sociedade brasileira.

A ideia é que os valores e as histórias por trás deles sejam compilados e divulgados a fim de atingir o maior número de pessoas possível.

No entender do projeto, com a identidade nikkei fortalecida, os descendentes de japoneses passam a se orgulhar mais de

suas origens e a transmitir os seus valores de geração a geração, contribuindo assim de forma positiva para a sociedade brasileira.

O projeto considera que ninguém melhor para ajudar a identificar e construir a identidade nikkei que os próprios nikkeis.

Por isso, o intuito é realizar dinâmicas nas mais diversas comunidades nipo-brasileiras para, assim, chegar o mais próximo possível dos valores da comunidade nikkei do Brasil.

Os “newskeis” - como são carinhosamente chamados pelos idealizadores do projeto os não descendentes simpatizantes da

cultura japonesa – também são chamados a participar e a praticar os valores nikkeis no seu dia a dia.

Mas mais importante que identificar valores, o projeto pretende, com suas dinâmicas, buscar histórias pessoais e familiares dos nikkeis que, quando compartilhadas, podem sensibilizar e envolver os nipodescendentes e newkeis em torno da importância da construção e identificação dos valores nipo-brasileiros.

Depois, cada grupo escreve em papeis os valores identificados nas histórias compartilhadas e os cola em um painel. Após

observarem os valores apresentados, os integrantes do grupo são orientados a agrupar aqueles que possuem sentidos semelhantes.

A metodologia se baseia em técnicas como storytelling,sensemaking e construção de mapa mental.

O storytelling é uma maneira eficaz de identificar o conhecimento tácito, que se evidencia através das experiências pessoais.

O sense making é o processo de transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.

Na dinâmica, a técnica é utilizada ao expressar em palavras os valores nikkeis identificados a partir das vivências de cada um.

E é a partir dessas palavras que os participantes constroem omapa mental, com os valores que se fizeram mais presentes na dinâmica entre os grupos.

 E enfim, com a ajuda de todos os participantes do workshop os painéis de cada grupo são colocados lado a lado, momento em que todos os participantes da dinâmica têm a tarefa de identificar os valores que mais fazem sentido para cada um

Tem apoio de diversas entidades nikkeis e todos os escritórios consulares do Brasil. a quem se destina nikkeis ( pessoas com descendência japonesa) , de diversas idades e formações acadêmicas, lideranças de entidades nikkeis, pesquisadores e newkkeis ( pessoas sem descendência japonesa, mas que são entusiastas da cultura japonesa) 

O resultado do projeto de pesquisa e do workshop será apresentado no Encontro Mundial de Nikkeis.

O workshop já foi aplicado em Manaus, Campo Grande, Presidente Prudente, Promissão, Londrina, Curitiba e São Paulo. Tem apoio de diversas entidades nikkeis e todos os escritórios consulares do Brasil.

a quem se destina

nikkeis ( pessoas com descendência japonesa) , de diversas idades e formações acadêmicas, lideranças de entidades nikkeis,  pesquisadores e newkkeis ( pessoas sem descendência

japonesa, mas que são entusiastas da cultura japonesa)

Local: ACEMA ( salão do tênis de campo)

dia 23 de novembro de 2019

das 13h30 as 17h00

Sobre o organizador

REI - Reunião de Exemplos e Ideais - Núcleo de empresários

Nucleo Multissetorial de Empresários Nikkeis do Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) Missão: “Promover, com base em princípios da cultura Japonesa, e por meio de exemplos, a liderança empresarial através da juventude nipobrasileira” O núcleo possui reuniões quinzenais na ACIM, onde são realizadas palestras com membros da comunidade nikkei que são exemplos e referência aos jovens empresários, além de conteúdos para desenvolvimento de liderança e negócios.

Comentários

Local

ACEMA - Associação Cultural e Esportiva de Maringá - salão de tênis de mesa
Avenida Kakogawa, 50, Parque das Grevileas
Maringá, PR

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.