App Sympla
Baixe agora

We R Ladies - Automação e Machine Learning usando R (SESSÃO EXTRA)

PUC Minas - Unidade Praça da Liberdade - Belo Horizonte, MG
26 de novembro de 2019, 19h-22h

Descrição do evento

PARA ESSE EVENTO NÃO SERÃO ABERTAS NOVAS INSCRIÇÕES. IREMOS UTILIZAR A CHAMADA DA LISTA DE ESPERA DO EVENTO DO DIA 09 DE NOVEMBRO!

Quem somos nós?
O R-Ladies Belo Horizonte faz parte de uma organização mundial para promover a diversidade de gênero na comunidade da linguagem computacional estatística R. Nossa principal missão é apoiar os gêneros minoritários para alcançar seu potencial de programação, construindo uma rede global colaborativa de líderes, mentores, aprendizes e desenvolvedoras para facilitar o progresso individual e coletivo em todo o mundo. Também tentamos promover nos nossos eventos, palestras referentes ao empreendedorismo feminino e diversidade para que as mulheres do ambiente sintam-se engajadas a correrem atrás do seu espaço no mercado.

-> 19:00:00 - Um produto data driven em R com Larissa Sayuri

Talvez você nem saiba o que significa um produto orientado por dados ou muito menos o que significa o desafio de mantê-lo em produção. Mas é isso o que eu tenho feito recentemente, desde a minha chegada ao mundo das startups. Nessa oportunidade no Rladies, vou discutir a 'dor' que o nosso produto propõe resolver bem como: técnicas de Aprendizado de Máquina e sua combinação, seleção de features, balanceamento da base. Tudo para bases de dados enormes. A gente acompanha o modelo com uma dash interativa - que é linda! - e chega no nosso e-mail. É tudo feito no R, claro. Um produto complexo orientado por dados, fazendo uso de metodologias atuais. 

-> 19:40:00  - O que você precisa saber sobre AutoML com Luciana Lima

Vamos conceituar o AutoML: o que é, como os projetos de ciência de dados eram feitos antes do AutoML e mostrar o porquê é importante. Após a conceituação inicial, vamos mostrar como funciona os principais frameworks de AutoML e compará-los.

-> 19:50:00 Automação e Machine Learning (Python e R) com Juliana Guamá

Como identificar processos de automação, quando deve-se aplicar métodos de machine learning, qual escolher e a diferença entre usar Python e R para desenvolver a solução desejada.

-> 20:30:00 Técnicas para classificação de dados desbalanceados com Iana Martins da Costa

Iremos falar sobre problemas de classificação com dados desbalanceados, tratá-los com uma abordagem genérica para problemas de classificação e discutir os resultados. Em seguida, serão introduzidas métricas de performance adequadas para se trabalhar com esse tipo de dados. Falaremos, também, da escolha de um algoritmo de classificação apropriado e observaremos um exemplo prático.

Meet the Speakers:

Larissa Sayuri - Cientista de Dados na Maio Marketing: https://www.linkedin.com/in/larissa-sayuri-santos/
Bacharel em Estatística, mestre e  Doutora em Estatística. Já trabalhou com fraudes no SUS e a sub-notificação dos crimes de estupro em mulheres no Brasil. Hoje é Cientista de Dados na Maio Marketing, uma startup de Marketing Digital desenvolvendo um produto data-driven que usa modelos de Inteligência Artificial (IA). Também é Mentora de Dados para a CGE-MG através da Social Good Brasil. Adora comunicar seus aprendizados (e dores, né?), desmistificando IA e se encantando no meio desse processo.

Luciana Lima - Head de Analytics na A3Data: https://www.linkedin.com/in/luciana-lima-data-science/
Estatística pela UFMG, especialista em Business Intelligence pela IEC - Puc Minas. Apaixonada por ajudar pessoas a resolver problemas e tomar decisões por meio de dados, possui mais de 10 anos de experiência em planejamento e desenvolvimento de pesquisas, relatórios, dashboards analíticos, modelos de machine learning e deep learning para predição, classificação e segmentação de dados. É sócia e Head de Analytics na A3Data.

Juliana Guamá - Cientista de Dados: https://br.linkedin.com/in/juliana-guama
Juliana é Cientista de Dados, apaixonada por desafios. Membro das comunidades tech de BH, usa o Python e o R para solucionar até a porcentagem de pó que vai no café. <3

Iana Martins da Costa - Analista de Dados na WayCarbon: https://www.linkedin.com/in/iana-martins-da-costa-corrêa-e-souza-965946120
Engenheira de Sistemas pela UFMG (2018). Atualmente trabalha como Analista de Dados na WayCarbon, atuando em estudos de risco climático.

FAQs:

• O que é R?

R é uma linguagem de programação de computador e ambiente de software para computação estatística e gráficos. Confira aqui (https://www.r-project.org/). Ele é usado para análise e visualização de dados em uma ampla variedade de campos. Embora nossos eventos considerem pelo menos o interesse de nível básico em R (algum conhecimento anterior é útil, mas não obrigatório), você é mais do que bem-vinde a participar de qualquer uma de nossas sessões para ver o que fazemos.

• Onde posso acessar seus materiais?

Vamos carregar materiais para o nosso Github (https://github.com/rladies/meetup-presentations_belohorizonte).

• Eu realmente não sei muito sobre R, ainda posso participar?

Absolutamente! Todos os níveis são bem-vindos, tudo o que você precisa é ter pelo menos algum interesse. 

• Eu sou um cara, posso ir ao encontro?

Este grupo é principalmente voltado para o público feminino e LGBTQIA+, mas está aberto a todos que concordam com o CoC (https://github.com/rladies/starter-kit/wiki/Code-of-Conduct#portuguese). Dito isto, se você é um homem e quer participar de nossos encontros, você está convidado a participar! 

• Eu não moro em Belo Horizonte... há meetups de R-Ladies perto de mim?

Pode haver! Confira os locais onde há Meetups do R-Ladies em (https://gqueiroz.shinyapps.io/rshinylady/).

• E se eu quiser começar meu próprio capítulo em outra cidade ?!

Você também pode fazer isso! Envie um e-mail para info@rladies.org

• Ficou alguma dúvida?

É só enviar para belohorizonte@rladies.org ;)

Sobre o produtor

R-Ladies Belo Horizonte

Nossa principal missão é apoiar os gêneros minoritários para alcançar seu potencial de programação, construindo uma rede global colaborativa de líderes, mentores, aprendizes e desenvolvedoras para facilitar o progresso individual e coletivo em todo o mundo. Também tentamos promover nos nossos eventos, palestras referentes ao empreendedorismo feminino e diversidade para que as mulheres do ambiente sintam-se engajadas a correrem atrás do seu espaço no mercado.

Comentários

Local

PUC Minas - Unidade Praça da Liberdade
Avenida Brasil, 2023, Funcionários
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.