App Sympla
Baixe agora

VII FÓRUM DA ESMAF TRF 1ª REGIÃO - Criminologia e Direito Penal sob o olhar dos Direitos Humanos

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

VII FÓRUM DA ESMAF TRF 1ª REGIÃO - Criminologia e Direito Penal sob o olhar dos Direitos Humanos

Justiça Federal do Maranhão - São Luís, MA
27 de setembro de 2019, 12h30-18h

Inscrição

Inscrição única 
Grátis
Inscrições até 27/09/2019
Encerrado
VII FÓRUM JURÍDICO DA ESMAF
Grátis
Inscrições até 27/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região convida os magistrados federais e toda a comunidade jurídica para o VII Fórum Jurídico, que se realizará no dia 27 de setembro de 2019, em São Luís/MA, quando serão debatidos temas atuais de Criminologia e de Direito Penal sob o olhar dos Direitos Humanos.

Palestrantes e temas (sujeito a alterações):

SEBASTIAN SCHEERER (Professor Emérito de Criminologia da Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais e ex-diretor do Instituto de Pesquisas Sociais Criminológicas, Universidade de Hamburgoda Universidade de Hamburg, Alemanha)

•    Crise da Democracia, Estado de Direito e Direitos Humanos


NICOLAO DINO DE CASTRO E COSTA NETO (Sub-Procurador-Geral da República, Professor Assistente da UnB, Mestre em Direito pela UFPE)

•    Perspectivas de Ampliação da Responsabilidade Penal das Pessoas Jurídicas no Brasil


ANA ELISA LIBERATORE SILVA BECHARA (Professora Titular do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP. Livre-Docente, Doutora e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP. Pesquisadora convidada do Max Planck Institut für Ausländisches und Internationales Strafrecht (Alemanha). Pesquisadora convidada da Rheinische Friedrich Wilheims Universität Bonn (Alemanha). Membro Titular do Conselho de Política Criminal e Penitenciária do Estado de São Paulo)

•    Desafios da Justiça Penal Negociada



ISABELLA MIRANDA DA SILVA (Defensora Pública do Estado do Maranhão. Diretora da Escola Superior da Defensoria e Coordenadora da Comissão Especializada em Escolas Superiores e Centros de Estudos das Defensorias Públicas (CONDEGE). Mestra em Direito pela UnB. Pesquisadora do Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação (CEDD/UnB). Especialista em Prática Jurídica Processual Penal (Residência Jurídica Criminal) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

•    Colonialidade do Poder Punitivo: Diálogos entre Criminologia Crítica e Pensamento Decolonial



MÔNICA JACQUELINE SIFUENTES (Desembargadora Federal do TRF 1ª Região, Mestre em Direito pela UFMG, Doutora em Direito pela Universidade de Lisboa. Professora do Curso de Mestrado em Direito Constitucional do IDP. Desde agosto de 2006 é membro do Grupo Permanente de Estudos sobre Seqüestro Internacional de Menores, no STF e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Convenção da Haia sobre Cobrança de Alimentos no estrangeiro, de 2007; Desde novembro de 2006 atua como Juíza de Ligação (Enlace) para a Convenção da Haia de 1980 sobre Seqüestro Internacional de Menores. Membro da International Hague Network of Judges. Ponto de contato para o Poder Judiciário no Brasil da IBERRED - Red Iberoamericana de Cooperación Jurídica Internacional)

•    Prisão Cautelar: Reflexões Sobre o Direito Penal Brasileiro



SIMONE SCHREIBER
(Desembargadora Federal do TRF 2ª Região, mestrado em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC do Rio de Janeiro e doutorado em Direito Público pela UERJ. Professora associada de direito processual penal da Escola de Ciências Jurídicas da UNIRIO)

•    Politização da Jurisdição Criminal


SÉRGIO SALOMÃO SHECAIRA (Professor gTitular da USP. Mestre e Doutor em Direito Penal pela USP, Livre-docência em criminologia. Ex-chefe do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia. Pós doutorado na Universidade do País Vasco (2012). Ex-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e ex-presidente do IBCCRIM. Atualmente é Secretário Geral Adjunto para a América Latina da Société Internacionale de Défense Sociale. Membro do Comité Científico Internacional da International Academic Network for the abolition of capital Punishment)

•    Ensino do Direito, Criminologia e Direitos Humanos


NABOR BULHÕES (Advogado. Foi Vice-Presidente da Comissão Especial de Garantia do Direito de Defesa da OAB)

•    Publicidade Opressiva, Higidez da Jurisdição e os Julgamentos de Natureza Criminal

Sobre o produtor

ESMAF TRF 1ª REGIÃO

Local

Justiça Federal do Maranhão
Avenida Senador Vitorino Freire, 300, Areinha
São Luís, MA

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.