Sem conexão com a internet

Vídeo:Verso Cineclube

Sobre o produtor

MOSTRA DE CINEMA - Procurando MEMO - Pós-Colônias e Esquecimento


'Je est un autre' - escreveu Arthur Rimbaud certa vez: ‘Eu’ é um outro.

Quem somos nós, os habitantes de países gestados pela colonização? Somos eles, os colonizadores? O que foi recalcado ou calado durante o processo de assumirmos esta configuração?  Somos nós, como uma resultante diversa?

Se o correr da História é sempre uma crônica da violência – pois o que permaneceu o fez em detrimento de outras correntes, agora desaparecidas -, também sempre contém em si um movimento da Memória: a possibilidade de traçar uma arqueologia da maneira pela qual algo veio a dar-se, de forma a iluminar o caminho à frente.

Dois séculos passados após a eclosão dos processos de independência, os países americanos estão tomados pelo debate da violência: é tudo o que ambos lados - os que a denunciam e os que a negam – conseguem reconhecer, empurrando-nos para o contrário de Rimbaud: o outro não sou eu.

Vídeo:Verso Cineclube convida a um passeio pelo caminho da memória com Procurando MEMO - Pós-Colônias e Esquecimento. Um ciclo de quatro filmes que resgatam as partes de nosso eu: Criollo, Negro, Índio, Mestiço.


Procurando MEMO - Pós-Colônias e Esquecimento

08/05: (Criollo) Zama, 2017 - Lucrecia Martel

15/05: (Negro) O nó do diabo, 2018 - Coletivo Vermelho Profundo

29/05: (Índio) O botão de nácar, 2015 - Patricio Guzmán

05/06: (Mestiço) O outro lado da memória, 2018 - André Luiz Oliveira


Serviço:

QUANDO? Domingos, 16h De 08 de maio a 05 de junho de 2022

ONDE? Infinu - 506 sul

QUANTO? Gratuito! 

Notou algo suspeito nessa página?Denuncie