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VFXRio 2020

26 jun - 2020 • 06:33 > 27 jun - 2020 • 23:33

Evento Online

Descrição

Maior evento de tecnologias visuais da America Latina, VFXRio reúne grandes nomes  para debater inovação, arte, ciência e o novo normal

 

Entre os convidados, Chris Evans, autor do projeto IL DIVINO: Capela Sistina de Michelângelo em VR, o coreógrafo Gilles Jobin, que mistura dança e Realidade Virtual em suas apresentações, além de profissionais da ILM, Unity, TV Globo  e outras importantes empresas do setor.

 

No momento em que a realidade mundial estimula a capacidade humana de adaptação e acelera o uso de processos digitais, o VFXRio,  maior evento de tecnologias visuais da America Latina, irá reunir, dias 26 e 27 de junho, grandes nomes para falar sobre inovação, arte, ciência, resistência e o novo normal. Entre os convidados, profissionais da iLM, Unity, TV Globo  e outras importantes empresas do setor. A sexta edição do VFXRio será realizada pela primeira vez on-line, ao vivo e gratuitamente.

 

O VFXRio é um festival internacional afiliado à ACM Siggraph e patrocinado pela Intel e Globo. Doze convidados participarão de palestras, painéis e simulações ao vivo durante os dois dias de evento.  “Nosso objetivo é desenvolver o ecossistema de tecnologias visuais, ajudando empresas, governos e a sociedade a alcançar um desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável. Estamos empenhados em trazer know-how internacional para o mercado brasileiro e visibilidade para produções brasileiras”, afirma o idealizador do evento, Matteo Moriconi, Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual.

 

Chris Evans, Wes Bunn e Chris Norden, que assinam o projeto IL DIVINO: Capela Sistina de Michelângelo em VR, vão falar sobre o trabalho de digitalização deste que é um dos maiores símbolos do Vaticano. As etapas do processo criativo, a tecnologia usada e as inovações surgidas durante essa produção também serão pauta da palestra marcada para o dia 26, às 20h, e com uma hora de duração, seguida de perguntas e respostas do público. Em tempos de quarentena, a Capela pode ser visitada remotamente, em 360°, por pessoas de todo o mundo. Será o turismo virtual uma tendência?

 

Neste mesmo dia, às 11h, será realizado o painel Novo Normal, que trará uma reflexão sobre o que o Covid19 está impondo para a rotina e método de trabalho, no que se refere à colaboração remota, criação e educação. Participarão deste painel Gabriel Pinto, autor e pesquisador em Criatividade, Futuro do Trabalho e Inovação, e Luiz Velho, diretor do Visgraf Lab IMPA. Cada participante terá dez minutos de apresentação, seguidos de 20 minutos de bate- papo com perguntas feitas pelo público.

 

Às 14h, o painel Processos Digitais e inovação abordará temas como Modelagem em 3D, Motion, Personagens, Digital Paintings, Pesquisa e Desenvolvimento, Inteligência Artificial e Deep Fake. Terá as participações do especialista em tecnologias criativas para desenhos Uno de Oliveira, e do diretor técnico de VFX Pablo Bioni, ambos da TV Globo.

 

Dia 27, às 15:30h, Roger Guyett, diretor de efeitos visuais da ILM (industrial Light and Magic) vai falar sobre sua experiência como supervisor de VFX de Star Wars.

 

Kurt Przybilla, afiliado ao Buckminster Fuller Institute, fará uma apresentação sobre os conceitos do BFI no cenário do mundo atual.  Profissional de múltiplos talentos, Przybilla produz conteúdo para IMAX, domos projetados e games a partir de ideias alinhadas com pesquisa e desenvolvimento em ciência.

Às 14h é a vez do painel Ciência, Arte e Resistência, cuja pauta é Realidade Virtual, Cenários interativos, Cultura e Dança. Entre os convidados, Gilles Jobin, dançarino, coreógrafo e diretor, que une dança e realidade virtual em suas apresentações premiadas mundialmente,  Bruna Berford, supervisora de animação na Penrose Studios, e da diretora, coreógrafa e bailarina Andrea Jabor.  

 

Os painéis serão mediados por Matteo Moriconi e Liana Brazil, arquiteta e cofundadora do estúdio experimental Superuber.  “O formato online expande a audiência. A tradução acontece em tempo real e permite que pessoas de todo o mundo tenham acesso ao evento, e interajam com os palestrantes. Nessa primeira edição online esperamos também um público internacional que já conhece o VFXRio, mas ainda não teve a oportunidade de vir ao Rio em edições passadas”, destaca Moriconi. “O VFXRio Live é um espaço dinâmico que promove o cluster gravitacional de eventos, idéias inovativas e novas redes e conexões”, completa.

 

Simulação ao vivo - Carlos Oliveira, diretor de tecnologia do estúdio SuperUber, apresentará uma performance audiovisual. No Live Coding – Cauã – Código, imagem, som e sinestesia, o código fonte é manipulado ao vivo para construir ambientes sonoros. Em paralelo, equações diferenciais constroem uma complexa teia visual, que reagem aos ambientes sonoros.      

 

“A ideia central do VFXRio é a Cross Plataform. As pessoas não devem pensar só na técnica. Têm que investir também na criatividade e na inovação", diz Moriconi. Ele destaca ainda que o evento é voltado tanto para profissionais da área, pelo alto nível de convidados especializados, quanto para o público em geral, já que as tecnologias estão cada vez mais acessíveis. Estudantes, profissionais liberais, decision makers e estúdios com base na América Latina estão entre o público-alvo. 

 

Em 2020, pela primeira vez, o VFX Rio terá duas edições, em junho e em dezembro.


 

Agenda de apresentações e mini bio dos participantes:

 

 

Sexta-feira, dia 26 de junho

 

11h - Painel Novo Normal

 

·       Luiz Velho (iMPA) – Diretor da Visgraf Lab

 

·       Gabriel Pinto - Autor e Pesquisador em Criatividade, Futuro do Trabalho e Inovação - Pesquisador, Autor de Passaporte para o Futuro – um mapa para você acessar qualquer futuro do trabalho – https://qualquerfuturo.com/passaporte-para-o-futuro.Líder de Projetos de Inovação. Graduado em economia pela PUC-RIO, e Mestre em Administração de Empresas pela UFRJ, é empreendedor da área digital, diretor da Associação Brasileira de Propaganda e lidera a plataforma qualquerfuturo.com – uma calculadora de profissões. Coordenou alguns dos mais importantes estudos sobre o mercado de trabalho no Brasil.

 

14h - Painel Processos Digitais e inovação

 

·       Uno de Oliveira - Lead VFX Supervisor / Produtor, Rede Globo

·       Pablo Bioni - P&D / diretor técnico VFX, Rede Globo

 

15:30h Apresentação sobre conceitos do Buckminster Fuller

 

·       Kurt Przybilla – profissional de múltiplos talentos, é inventor, escritor, produtor e educador. Produz conteúdo para IMAX, domos projetados e games a partir de ideias alinhadas com pesquisa e desenvolvimento em ciência. É co-autor do Projeto Molecularium, que inclui um filme de animação em 3D e um parque temático online inspirado na linguagem dos games para ensinar sobre átomos e moléculas para crianças.   É afiliado ao Buckminster Fuller Institute, do lendário inventor do Séc. XX.  

 

 

17h - Apresentação Processos Digitais – P&D e inovação

 

·       Pablo Bioni  - P&D / diretor técnico VFX, Rede Globo

 

18:30h - Apresentação Processos Digitais -Processo Criativo Digital para TV

 

·       Uno de Oliveira - Lead Supervisor de Efeitos Visuais na TV Globo, trabalhou por mais de 10 anos com Motion Design, Composição de Efeitos e Pesquisa para VFX. Participou de projetos importantes como Avenida Brasil, Velho Chico, Novo Mundo, Ilha de Ferro, entre outros.

 

20h - Apresentação Projeto IL DIVINO: Michelangelo's Sistine Ceiling in VR - Como uma pequena equipe recriou a Capela Sistina de Michelangelo, um projeto de realidade virtual que levou uma década para ser concluído.  

·       Chris Evans - Lidera a equipe técnica de animação no Epic Games, onde cria personagens memoráveis e com tecnologia inovadora. Sua carreira é marcada pela inovação tanto na indústria de filmes quanto na de games. Foi director técnico de filmes como Transformers e Avatar, dos estúdios ILM, fundado por George Lucas . Também trabalhou como Diretor de Arte e Tecnologia de Animação no Crytek, estúdio desenvolvedor de games. Foi um dos pioneiros a misturar a tecnologia de jogos e filmes.

 

·       Wes Bunn – Veterano da indústria de games com mais de 20 anos de experiência. Assinou a produção e o design de vários jogos em empresas, como Activision, Sony Online Entertainment, THQ, Trion Worlds, e mais recentemente Epic Games.  Nos últimos anos lançou com sucesso títulos para PC, PlayStation, e Xbox. Durante um periodo, criou materiais de treinamento, tutoriais e videos como recursos de aprendizado. Já fez palestras em importantes eventos da indústria, como GDC, Steam Dev Days, Siggraph, e ECGC. Foi o designer técnico no projeto IL DIVINO: Michelangelo's Sistine Ceiling in VR.

 

·       Chris NordenComeçou a desenhar e programar jogos para TRS-80 e Apple II no fim dos anos 70. A carreira profissional teve início em 1994, na Origin Systems. Desde então, lançou jogos de alto nível em empresas como Looking Glass, Ion Storm Austin, Aspyr Media, PlayStation, e Epic Games. Seus maiores interesses são na indústria de jogos, VR, AR e novas tecnologias em geral.

 

Sábado, 27 de junho

 

14h – Painel Ciência, Arte e Resistência:

 

·       Gilles Jobin – Diretor artístico e coreógrafo suíço, fascinado por novas tecnologias. Criou mais de duas dezenas de espetáculos desde 1995, todos aclamados por crítica e público ao redor do mundo. Em 2017, criou o VR_i, um espetáculo de dança imersivo que usa Realidade Virtual e ganhou o prêmio de inovação e de público no Festival du Nouveal Cinema, em Montreal.  O trabalho ganhou destaque em mais de 40 apresentações pelo mundo, incluindo Festival Sundance, Mostra de Veneza, Dance Biennale em Lyon e BAM, em NY. Em 2019 e em 2020, respectivamente, lançou dois projetos de realidade aumentada,  Magic Window e Dance Trail. Em 2020, criou o espetáculo de dança Real Time, com captação de movimentos ao vivo, mas o projeto foi interrompido por conta do Covid19.   

 

·       Bruna Berford - Bruna comanda a equipe de animação da Penrose Studio, uma startup de São Francisco (EUA) que trabalha em histórias narradas somente em realidade virtual (VR). Supervisionou os premiados Arden´s Wake (Melhor VR no 74° Festival internacional de cinema de Veneza) e Allumete (estreou no Tribeca Film Festival em 2016). Bruna trabalhou na animação Henry, o primeiro filme de realidade virtual a ganhar um Emmy. Também ajudou a criar cenas de jogos como Minecraft e Game of Thrones, dentro da Telltale Games, e dirigiu "Occupation: Animator", considerado uma inspiração na comunidade de animação.

 

·       Andrea Jabor - diretora, coreógrafa, bailarina e preparadora corporal. Criadora da companhia arquitetura do movimento. Atua no teatro e no cinema desde 2001.

 

 

15:30h – Apresentação Star Wars

 

·      Roger Guyett - diretor de efeitos visuais da ILM (industrial Light and Magic), onde ingressiu em 1994.  Assinou a supervisão de VFX de Star Wars. Foi indicado ao Oscar e ao Bafta por seu trabalho no filme Além da Escuridão – Star Trek. Por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban ganhou da Sociedade de Efeitos Visuais o prêmio de Melhores Efeitos Visuais.  Nos anos 90, supervisionou filmes como Dragonheart.

 

 

 

17h - Simulação Live Code - Cauã – Código, imagem, som e sinestesia

 

·       Carlos Oliveira – Designer, programador, diretor de tecnologia da SuperUber

 

 

Mediadores:

 

·       Matteo Moriconi – é formado em química pela PUC-Rio. Em 1997, fundou o Museu virtual de arte brasileira, primeiro projeto digital  da internet brasileira a receber o patrocínio do ministério da cultura e da Petrobras através da lei Rouanet.  O projeto foi pioneiro na utilização da web para projetos criativos. Durante o seu desenvolvimento, Matteo trabalhou em parceira com vários artistas na criação de obras virtuais incluindo Rubens Gerchman, Mauricio Bentes e Arthur Omar. Trabalhou também em projetos digitais para Jenny Holzer e Peter Greenaway. Tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de projetos , incluindo anos formativos nos grupos de tecnologia da Walt Disney Company e Discovery Channel Europe. Há anos se dedica à promoção de novas tecnologias e difusão de conhecimento. É  presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual e Diretor do VFXRio. A missão da  Associação Brasileira de Tecnologia Visual é promover a indústria e as empresas que se dedicam aos efeitos visuais, realidade virtual, realidade aumentada e computação gráfica, para quaisquer plataformas, na condição de produtora ou desenvolvedora. Em 2018 Matteo colaborou na curadoria de inovação da Rio2C, responsável por trazer ao Brasil grandes artistas, visionarios e especialistas que pensam, vivem e criam a inovação tecnológica no mundo.  

 

·       Liana BrazilCoCuradora do VFXRio Live.  Arquiteta e cofundadora do estúdio experimental SuperUber, com sedes no Rio de Janeiro e São Francisco [EUA]. A SuperUber cria experiências que vão desde instalações individuais até exposições, performances e festivais ao redor do mundo, em locais e eventos como o The Creators Project (EUA, Espanha, China e Brasil), Spot Festival (Dinamarca), Victoria & Albert Museum (Inglaterra) e SxSW Festival [EUA]. Em seus 18 anos, a empresa já criou mais de 260 projetos multidisciplinares pelo mundo, como o vídeo-cenário do clipe “I Was Here", de Beyoncé, gravado na sede das Nações Unidas, em 2012, e a exposição Feathers to the Stars, do Frost Science Museum, em Miami, em 2017.  No Brasil, participou de projetos como o Museu do Amanhã e Casa Firjan (Rio de Janeiro), Museu da Língua Portuguesa e lnstituto Moreira Salles (lMS), em São Paulo, Memorial de Minas Gerais e Museu das Minas e do Metal (Belo Horizonte).

 

 

 

Sobre o preojeto IL DIVINO: Michelangelo's Sistine Ceiling in VR:

http://www.sistinevr.com/2019/07/26/the-creation/

 

Projetos  de Gilles Jobin:

 

Magic Window (2019)
Location based app for Aula des Cèdres in Lausanne Switzerland.
https://vimeo.com/366053985 Trailer

https://vimeo.com/361985321 Tutorial

Dance Trail (2020) Sundance Film Festival 2020

https://dancetrail.app/
Place virtual dancers anywhere you want (augmented reality IOS only)
https://vimeo.com/404963812 code:1964

 

Mais informações e inscrições em:

www.vfxrio.com.br

 

Informações para a imprensa:

Projeto Paralelo Comunicação: 21 2540 6960

Marcelle Braga: 21 98842 4820

[email protected]

 

 

 

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