App Sympla
Baixe agora

UTOPIA D - 500 ANOS DEPOIS

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

UTOPIA D - 500 ANOS DEPOIS

Midrash Centro Cultural - Rio de Janeiro, RJ
12 de fevereiro de 2019, 20h30-22h

Descrição do evento

UTOPIA D  
500 ANOS DEPOIS 
Texto de Thomas More 

Direção e Dramaturgia de Moacir Chaves 

04, 05, 11 e 12 de fevereiro 
segundas e terças | 20h30 | R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia) 
Duração: 60 minutos  
Classificação indicativa: 14 anos 

 

O espetáculo toma como mote o texto “Utopia”, de Thomas More, publicado em 1516. Palavra cunhada por More, “utopia” é fruto de uma fusão do advérbio grego ou - “não” - ao substantivo tópos - “lugar” -, com uma terminação latina. No relato, Utopia é uma ilha recém descoberta, situada em alguma parte do Novo Mundo, cuja descrição é feita por um navegante português, de nome Rafael Hitlodeu. 

“UTOPIA D – 500 anos” leva à cena trechos do livro UTOPIA, de Thomas More, publicado em 1516, em que o autor cria uma ilha-reino onde seria possível uma sociedade sem propriedade privada e sem intolerância religiosa, e as condutas sociais seriam regidas pela razão, não pelo autoritarismo do Rei ou da Igreja. Através de um texto do século XVI, a peça faz uma reflexão sobre fatos dos séculos XX e XXI, e sobre as possibilidades da vida em sociedade hoje. 

A direção de Moacir Chaves aposta em um espetáculo provocador e bem humorado, com ênfase na comunicação entre palco e plateia, em busca de uma reflexão conjunta. Para isso, convidou dois atores com muita experiência em comédia e grande desenvoltura no trabalho corporal.  

 

JOSIE ANTELLO cursou a UNIRIO onde se formou em Artes Cênicas, habilitação em Interpretação Teatral em 1993. No final deste mesmo ano foi trabalhar com a companhia de teatro THEATERmërz em Graz, na Áustria, onde morou e trabalhou por três meses. Em março de 1994 foi para Faenza, na Itália, onde trabalhou como Atriz e Professora de Teatro por 4 anos com a companhia TEATRO DUE MONDI. Como parte integrante do Teatro Due Mondi viajou por toda a Itália e por vários países da Europa com 6 espetáculos, demonstrações de trabalho e conduzindo cursos. Voltando ao Brasil entrou para a companhia teatral “Péssima Companhia”, dirigida por Moacir Chaves, com quem fez os espetáculos: “BUGIARIA”, “A RESISTÍVEL ASCENSÃO DE ARTURO UI”, de Bertolt Brecht, “O SERMÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZA”, do Padre Antônio Vieira, e “UTOPIA”, de Thomas More; ente outros. Desde 2010 integra o elenco do espetáculo “DOIDAS E SANTAS" de Martha Medeiros, direção Ernesto Piccolo, com Cissa Guimarães e Giuseppe Oristanio. 

  

JULIO ADRIÃO (1960) é carioca, ator, produtor e diretor teatral.  
Formado pela CAL em 1987, trabalhou seis anos na Itália, com foco no treinamento físico do ator, nas Cias Teatro Potlach de Fara Sabina, Abraxa Teatro e Qabaloquá, ambas de Roma.  
De volta ao Brasil em 1994, integrou o trio cômico Cia. do Público até 2002.  
Atuou, produziu e dirigiu espetáculos de teatro. Com diversas participações em curtas e longas no cinema e séries na TV, ganhou o Prêmio Shell/RJ de melhor ator em 2005, com o solo narrativo “A descoberta das Américas”, de Dario Fo.  
Desde 2007, ministra a oficina Narrativa física solo.  
No Teatro, trabalhou como ator com os diretores Moacyr Góes, Fábio Junqueira, Lucia Coelho, Mauricio 

Sobre o produtor

Midrash Centro Cultural

O Midrash Centro Cultural é um espaço que difunde arte, cultura e pensamento. Localizado em um charmoso prédio no Leblon, projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, contemplado com o iF product design award 2010, conta com avançados recursos tecnológicos multimídia, ar condicionado central, internet sem fio em todo o prédio, acessível, com rampa e elevador.

Local

Midrash Centro Cultural
Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.