Cia Flor do Cerrado / HM Produções


Compartilhar:

Próximos eventos

Sobre

A 3º edição do Festival de Teatro infantil de Goiás (FESTIN GO) vai acontecer durante a semana santa de 19 a 21 de abril no Teatro Goiânia, com espetáculos teatrais feitos para divertir, encantar e despertar a imaginação das crianças. A novidade deste ano é que toda a programação terá interpretes de libras e alguns terá o recurso de áudio descrição para pessoas cegas e/ou com baixa visão.

Segundo o idealizador do festival e produtor cultural Hélio Martins “o FESTIN já faz parte do calendário cultural de nossa cidade. A partir deste ano vamos sempre manter esses recursos de acessibilidade, para garantir o direto destas crianças e de suas famílias de ter acesso à cultura”, afirma o produtor.

O FESTIN chega em sua 3º terceira edição, com uma programação diversificada de companhias goianas e do distrito federal. Serão um total de 06 atrações em 3 dias de festival, com ingressos à venda a preços populares. As edições anteriores (2017/2018) tiveram acolhida do público e crítica.

O festival não conta com apoio financeiro de nenhuma lei de incentivo ou patrocínio direto. Ele é uma iniciativa da Cia Flor do Cerrado em parceria com diversas companhias goianas e do distrito federal, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.

 FORMAÇÃO

No segundo dia a programação conta com uma oficina para atores e não atores com o Mestre em Performances Culturais – Professor, ator e diretor Bruno Peixoto, e com uma oficina de Teatro para crianças com a atriz e produtora Sandra Clesys, além de uma roda de conversas com produtores, atores e profissionais da educação para debater o tema: “Teatro Acessível: direito de todos à cultura” aberto ao público em geral e gratuito.

 ACESSIBILIDADE CULTURAL

Mais do que entretenimento, atividades artísticas e culturais podem ser uma forma de promover a inclusão na sociedade. Hélio Martins, produtor cultural afirma que “Essa sempre foi a ideia principal do FESTIN deste da sua primeira edição. Já temos os ingressos a preços populares e agora queremos garantir recursos de acessibilidade como interprete de libras e audiodescrição”. 

O FESTIN realizou uma parceria com a faculdade de letras/libras da Universidade Federal de Goiás, que vão oferecer alunos e professores do curso para ser interpretes de libras em todos os espetáculos a ser apresentados dentro da programação.

Para abrir o festival a programação traz o espetáculo “BERORROKAN – A Origem do Mundo Karajá”, do Instituto Arte e Inclusão/ INAI, tem por finalidade propor, realizar e apoiar ações que visem a promoção da pessoa com deficiência, e através de seu núcleo de artes integradas desenvolve pesquisas artísticas e montagens cênicas sempre visando a experimentação, prática artística e a fruição acessível e inclusiva, envolvendo pessoas com e sem deficiência.

PARCERIA SOCIAL

O festival terá a cobertura fotográfica realizada pelo projeto social POOL – estúdio e conteúdo, que mantem uma escola profissionalizante de fotografia para pessoas com deficiência auditiva em Goiânia.

De acordo com Hélio Martins, produtor geral "não fazemos nada além do que a lei manda", referindo-se à previsão legal do acesso à cultura por todos. Para ele, porém, há uma "dificuldade geral" em se reconhecer a cultura como um direito. Essa será a grande gestão abordada em nossos debates no sábado à tarde com o tema central “Teatro Acessível: direito de todos à cultura”.  Serão convidados artistas, produtores e agentes sociais para debater a cerca desta temática.

PROGRAMAÇÃO

19 ABRIL (SEXTA - FEIRA)

17h - Abertura

17h15 - “BERORROKAN – A Origem do Mundo Karajá”, do Instituto Arte e Inclusão/ INAI

19h – "Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola" – Cia Tumba la Catumba / Brasília – BR

20 ABRIL (SÁBADO)

10hOficina para Atores / Oficina de Teatro para crianças (Aberto ao público e gratuito)

14h – Encontro com produtores, diretores, atores e profissionais da educação. Mesa: tema: “Teatro Acessível: direito de todos à cultura”.

17h – Reapresentação "Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola" – Cia Tumba la Catumba / Brasília – BR 

19h – “O Grande Circo Magico” – F2 Produções

21 ABRIL (DOMINGO)

11h – MISTÉRIOS DA PÁSCOA – DO CAIXOTE CIA / GOIÂNIA – GO

17h – O MUNDO MAGICO DE DOROTY – CIA FLOR DO CERRADO/ TRINDADE – GO

SERVIÇO

3º Festival de Teatro Infantil de Goiás / FESTIN GOIÁS

Quando: 19,20 e 21 de abril

Local: Teatro Goiânia

Ingressos: Na bilheteria do Teatro uma hora antes de cada apresentação.

Valores: R$ 20,00 inteira R$ 10,00 Meia

Estudantes com carteirinha, idosos, professores e crianças até 12 anos pagam meia.

Realização: Cia Flor do Cerrado e HM Produções

Fone: (62) 98145-8939 - Hélio Martins 

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.