Feminino Abjeto 2


Compartilhar:

Próximos eventos
Eventos passados

Sobre

Feminino Abjeto 2 – O Vórtice do Masculino

No primeiro semestre de 2017, a atriz, diretora e pesquisadora Janaina Leite (integrante do Grupo XIX de Teatro) orientou um núcleo de criação cênica guiado pelo conceito de Feminino Abjeto, como entendido pela filósofa Julia Kristeva e explorado em diversos trabalhos pela artista espanhola Angelica Lidell. Em sua segunda fase, esse projeto reuniu 14 pessoas, na maioria mulheres cis (além de duas pessoas não-binárias).

Em agosto de 2018, Janaina Leite deu início a uma nova etapa da pesquisa: uma investigação cênica, poética e performática sobre a construção das masculinidades, a partir das crises e abjeções do feminino, com um elenco de intérpretes-criadores homens cis, majoritariamente. 

Agora, depois de um ano de reflexões, novos estudos e um seminário cênico (apresentado no Teatro de Contêiner em fevereiro), a obra conta com 19 performers em cena – sendo duas pessoas não-binárias. Autoescrituras, textos sobre feminismo e história da arte, estudos de rituais de passagem, improvisações, dança e música pop fazem emergir um painel original e caótico dos arquétipos masculinos e femininos e da construção das masculinidades em nosso tempo. À procura das fragilidades e forças do masculino, de seus elementos tóxicos e magnéticos, os performers narram suas primeiras referências de gênero, revisitam o binômio paternidade-maternidade e as relações sociais constituídas, principalmente, a partir do olhar sobre a figura materna, seus estereótipos e contradições.

A peça Feminino Abjeto 2 – O Vórtice do Masculino fica em cartaz de 3 a 18 de agosto, sempre aos sábados e domingos, no Armazém 19, na Vila Maria Zélia, na zona leste da capital.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.