App Sympla
Baixe agora

Trocas Inteligentes BPW Porto Alegre - Produção Consciente X Consumo Consciente

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Trocas Inteligentes BPW Porto Alegre - Produção Consciente X Consumo Consciente

Dado Bier - Bourbon Country - Porto Alegre, RS
05 de junho de 2018, 19h-21h30

Ingressos

Único
Grátis
Vendas até 05/06/2018
Encerrado

Descrição do evento

O Trocas Inteligentes deste mês de junho, realizado pela BPW Porto Alegre, foi criado para trazer reflexões e estimular a conscientização ambiental no Dia do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho com o tema "Produção Consciente x Consumo Consciente: ações do setor da moda para o Ecofashion."


A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade.

A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo.

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

O consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.



Tema:
Produção Consciente x Consumo Consciente: ações do setor da moda para o Ecofashion

E para debater essa relação de produção x consumo consciente que trouxemos essas feras do mercado da moda sustentável:


Karine Freire
Coordenadora do PPG em Design da Unisinos, Pesquisadora na área de Design Estratégico para a Inovação Social. Professora do Bacharelado em Moda. Lidera um projeto de Pesquisa ligado ao Ecossistema da moda Sustentável no Rio Grande do Sul. Ativista do Fashion Revolution

Janine Ledur
Designer, Mestranda em Design Estratégico, Coordenadora e docente em Moda no SENAC Canoas, Visual Merchandiser no TAG de LUX e Membro do Ecossistema da Moda Sustentável em Porto Alegre. Sua trajetória como Designer de produto perpassa as empresas Grendene , AREZZO e LOJAS RENNER. Realizou viagens internacionais para pesquisa de comportamento e moda nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Itália e Holanda e viagens nacionais em Projetos de Design (Oficinas de Design) com SENAI e SEBRAE/RS no Brasil. Produziu pesquisas de moda e design para o SENAI, como também escreveu matérias para o PORTAL SENAI DESIGN, além de ter palestrado na Bienal de Design em Brasília.

Cacá Camargo
Graduada em Moda, pós-graduada em Desenvolvimento de Produto, mestre em Design. Atualmente cursa Doutorado em Design na UFRGS. Sua pesquisa é focada em ativismo de design e inovação cultural e social no contexto da moda. É docente na ​UNISINOS e uma das idealizadoras do projeto social Desperta - Moda para Mudança. Também é co-organizadora do Fashion Revolution Forum, o primeiro do Brasil criado exclusivamente para explorar os possíveis cenários, desafios e soluções no âmbito da moda e da sustentabilidade.

Patrícia Rocha
Jornalista com mestrado em Comunicação e Informação pela UFRGS. Com 20 anos de experiência no mercado, já foi repórter, editora do Segundo Caderno e, desde 2015, está à frente da Revista Donna. Também assina a coluna Donna Indica, onde compartilha novidades de marcas autorais do Estado

Natalia Guasso
é formada em publicidade e propaganda e trabalhou em diversos ramos da comunicação e produção. Um dia resolveu abrir as portas do seu armário e percebeu que tinha passado dos limites. Era preciso DESAPEGAR! Há 6 anos coordena o Brick de Desapegos, uma feira que fomenta o desapego, trazendo expositores de desapegos, brechós, marcas autorais sustentáveis e sempre com algum conteúdo relevante que incentive ou esclareça assuntos ligados a moda sustentável.


MEDIAÇÃO:
Tatiana Csordas. Jornalista, com especialização em marketing e em psicologia analítica. Atua há mais de 20 anos no mercado de comunicação. Nesse período, trabalhei com grandes empresas, como Canoas Shopping e Gerdau, e entidades, como Sebrae. Também fui responsável pela assessoria de imprensa de grandes eventos como a Feira do Livro de Porto Alegre e pela assessoria de imprensa do Fashion Revolution Week em Porto Alegre em 2016, 2017 e 2018. Recentemente, criou uma página com foco em moda e sustentabilidade, a Circulamoda, com notícias sobre o tema em site e nas redes sociais Facebook e Instagram.

***********************************************************
RODADA DE NEGÓCIOS:

10 mulheres apresentarão no palco o seu negócio em 1 minuto e meio (PITCH) e estarão com o seu banner, cartões de visita, flyers ou brindes durante o evento em área especial.

Público estimado – 100 pessoas.
************************************************************
Presidente da BPW Porto Alegre: Silvana Bastian
Coordenação do Projeto: Lessandra Fraga - Vice-Presidente da BPW Porto Alegre

Local: Dado Bier Bourbon Country
Inscrições Gratuitas SOMENTE PELO SYMPLA.
Consumo por adesão

Sobre o produtor

BPW Porto Alegre

Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Porto Alegre/RS.

A BPW Porto Alegre faz parte da Federação Internacional de Mulheres Empreendedoras. Presente em cerca de 100 países com o propósito do Empoderamento Feminino, Troca de ideias, Experiências e Capacitação continua das Associadas. Temos como finalidade principal congregar e orientar mulheres na busca do seu desenvolvimento pleno nas esferas do poder público e de mercado, mantendo perfeita consonância com os interesses da comunidade, como também uma integração harmoniosa com a iniciativa privada, e com as demais Associações e Organizações não Governamentais, locais, nacionais ou estrangeiras. Mais informações pelo e-mail portoalegrebpw@gmail.com ou pelo fone (51) 9985-8626.

Local

Dado Bier - Bourbon Country
Av. Túlio de Rose, 80, Passo d'Areia
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.