Login
O evento já encerrou...
Transversalidades - Arte e educação no contexto da Escolinha de Arte do Brasil com Sidiney Lima
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Transversalidades - Arte e educação no contexto da Escolinha de Arte do Brasil com Sidiney Lima

19 mai - 2021 • 15:00 > 17:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Trasversalidades

 

Curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.   

Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. 


Das histórias: arte e educação no contexto da Escolinha de Arte do Brasil (EAB) com Sidiney Peterson Lima.


Citada por educadores importantes como uma experiência modelo de um processo educativo que se apoia na arte para desenvolver a capacidade criadora da criança, a Escolinha de Arte do Brasil (EAB), criada em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, manteve tão forte repercussão no contexto educacional brasileiro que, nos anos seguintes à sua fundação outras iniciativas, similares, foram empreendidas em diferentes estados do país. Entre as primeiras Escolinhas criadas, na década de 1950, destacam-se como pioneiras as Escolinhas de Cachoeiro do Itapemirim, dirigida por Izabel Braga Rocha, Escolinha de Arte do Círculo Militar de Porto Alegre, dirigida por Edna Soter e Major Fortunato de Oliveira, Escolinha de Arte da Bahia, dirigida por Maria Rosita Salgado Góes e Escolinha de Arte do Recife, dirigida pela arte/educadora Noemia de Araújo Varela.  As ações da Escolinha de Arte do Brasil (EAB) ecoaram por décadas no Brasil e no exterior, provocando o reconhecimento do que veio a se denominar Movimento Escolinhas de Arte (MEA). 

Em “O perigo de uma história única”, Chimamanda Ngozi Adiche, afirma que “as histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar”. Que histórias são contadas sobre a Escolinha de Arte do Brasil (EAB)? Como essa experiência colaborou para um entendimento acerca da arte e o seu ensino? Como se trabalhava, no âmbito da EAB, a questão da criação artística e qual entendimento e importância desse conceito naquele contexto? Quais as relações possíveis entre as práticas realizadas na formação de professoras/es de artes, na EAB, e os museus de arte? Estas são perguntas norteadoras do curso que aqui se delineia e que tem as histórias da Arte/Educação no Brasil como processo para uma aproximação e entendimento acerca das experiências artísticas e epistemológicas realizadas na Escolinha de Arte do Brasil (EAB). O curso parte de leituras dos arquivos da EAB, suas diferentes funcionalidades, lacunas, brechas não para trazer certezas sobre a EAB, mas como modo de colocar em circulação outros discursos sobre a EAB e a formação modernista de professoras/es de artes, a partir de perguntas elaboradas na contemporaneidade. 

 

Sidiney Peterson F. de Lima é professor colaborador do Prof-ARTES (IA/UNESP). Diretor de Relações Internacionais da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Biênios 2017/2018 – 2019/2021). Doutorado em Artes pelo Instituto de Artes – UNESP, com bolsa FAPESP. Mestrado, em Artes, pela mesma instituição, sendo bolsista CAPES. Licenciatura em Pedagogia pela Unidade Acadêmica Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participa de pesquisas e estudos no Grupo de Estudos e Pesquisas em arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF) e Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação (GPIHMAE). É membro fundador e representante no Brasil do Centre de Recherche d’Éducation Artistique et Société (CREAS). Tem desenvolvido pesquisa com foco na História do Ensino de Arte e formação docente, na área de Artes, no Brasil e América Latina. É organizador dos livros: Instantes Já da formação docente em artes - em parceria com a professora Gabriela Augustowsky (UMA- Argentina) - (Editora Terracota, 2019) e “Arte e Pedagogia: a margem faz parte do rio” (Editora Porto das Ideias, 2017).   


Para ter acesso ao evento online é necessário ter o aplicativo Zoom instalado no seu computador ou celular (https://zoom.us/download). Use o mesmo e-mail para entrar no evento por meio do seu ingresso.


Acessível em Libras

Emissão de certificado de participação

Classificação indicativa: Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

www.ccbbeducativo.com

www.jaca.center

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Transversalidades - Arte e educação no contexto da Escolinha de Arte do Brasil com Sidiney Lima

CCBB Educativo

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.