Terça Cultural - No mundo da Superinformação:podemos acreditar na ciência? Dra.Maria Isabel Correia.

AMMG - Belo Horizonte, MG
25 de abril de 2017, 19h30-21h30

Compartilhar:

Ingressos

Inscrição Gratuita
Grátis
Vendas até 25/04/2017
Encerrado

Descrição do evento


No mundo da superinformação: podemos acreditar na ciência?

 

Especialista debate o tema, dia 25 de abril, no ‘Terça Cultural’

 

No mundo da superinformação: podemos acreditar na ciência?

Data: 25 de abril, terça-feira

Horário: 19h30

Local: Teatro Oromar Moreira, sede da Associação Médica de Minas Gerais   (Av. João Pinheiro, 161, Centro, Belo Horizonte)

Inscrições: tercacultural@ammgmail.org.br ou pelo telefone (31) 3247 1619

 

Em um país de crendices e onde a internet faz as informações circularem e se perderem na mesma velocidade em que aparecem, questiona-se a veracidade da ciência! A nutróloga Maria Isabel T. D. Correia traz ao projeto ‘Terça Cultural’ a palestra ‘No mundo da superinformação: podemos acreditar na ciência?’, às 19h30, do dia 25 de abril, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) para debater o assunto com médicos, estudantes de medicina e público geral.

 

Entre outras, a especialista também levantou as seguintes questões: Podemos acreditar em tudo o que é divulgado? As pesquisas são confiáveis? O que filtrar? A rede social é uma boa leitura? E as outras mídias? Para Correia, no caso das pesquisas científicas, por exemplo, há duas vertentes a serem consideradas quando se fala em divulgação: “A publicação de dados de pesquisa é feita com alarde e às vezes em total silêncio, ou seja, somente nos meios onde o tema circula. Parece, em certos momentos, haver a opção pelo sensacionalismo, mais do que pela real importância do impacto que os achados da ciência trazem ao mundo contemporâneo”, relata.

 

Embora hoje o maior número de usuários de redes sociais acesse o conteúdo em vídeo veiculado no Youtube (são cerca de 2 milhões de pessoas assistindo a 6 bilhões de horas de vídeos todo mês), a produção de material produzido por cientistas, mas também por leigos, é enorme. São milhares de textos e postagens, muitas vezes sem fonte, sem crédito. As pessoas copiam, colam, compartilham, comentam, acrescentam informação. “Como então interpretar isto?”, questiona a médica. Neste sentido, segundo ela, é também difícil, para os profissionais da saúde, em especial para aquele fora da academia, seguir ou adotar condutas com base na avalanche de informações derivadas de inúmeras pesquisas, nem sempre de boa qualidade e até mesmo sem ética. “Imagina então para as demais pessoas? Como separar o joio do trigo?”, conclui.

 

O projeto ‘Terça Cultural’ é uma iniciativa da diretoria científica da AMMG. Mais informações: tercacultural@ammgmail.org.br ou pelo telefone (31) 3247 1619. Necessária Inscrição prévia.

 


















Sobre o produtor

AMMG

site:www.ammg.org.br
E-mail:eventos@ammg.org.br

Comentários

Local

AMMG
Avenida João Pinheiro, 161, Centro
Belo Horizonte, MG

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.