14 mai - 2021 • 18:00 > 21:30
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Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil
Proposta pedagógica
A Terapia da Dignidade é uma abordagem psicossocial breve, desenvolvida pelo Dr. Harvey Max Chochinov e colaboradores, que visa oferecer alívio dos sintomas de sofrimento psicossocial e possibilitar a construção de um legado em pacientes gravemente enfermos, no âmbito dos Cuidados Paliativos. Pela primeira vez no Brasil, visamos oferecer este curso em formato estendido, depois de receber diversos feedbacks de alunos que, nas edições anteriores, solicitavam um módulo introdutório e também ansiavam por mais tempo de prática.
De 14 de maio a 04 de julho de 2020 | 3 módulos | 60 horas | Amplo treinamento prático
Atenção:
- Número de alunos mínimos para a formação da turma: 37. Caso o número de alunos não seja atingido, os inscritos serão informados e o reembolso de 100% será feito automaticamente.
- Política de cancelamento: Será feito o reembolso para pedidos de cancelamento exclusivamente para pedidos feitos até 7 dias corridos depois de realizada a compra, independente da causa apresentada pelo aluno. Depois desse prazo, será autorizada apenas a mudança de CPF para outro interessado a pedido do aluno inscrito, em virtude da natureza autofinanciável do curso, sendo permitida apenas a troca de titularidade. Todos os inscritos concordam de maneira irrenunciável e irrevogável com esta política de cancelamento, submetendo-se inteiramente a ela.
Módulo I: Habilidades em Comunicação e de Técnicas de Entrevista com Pacientes em Cuidados Paliativos
14 de maio - 18h às 21h
15 de maio - 10h às 18h
16 de maio - 10h às 18h
O objetivo deste módulo é capacitar o aluno para o desenvolvimento de habilidades de comunicação no contexto da entrevista em cuidados paliativos com foco nos pressupostos da terapia da dignidade. Propõe-se instrumentalizar para o adequado enfrentamento das repercussões emocionais tanto do paciente quanto dos profissionais.
Conteúdos:
Bibliografia Sugerida:
Allen, D., Spencer, G., McEwan, K., Catarino, F., Evans, R., Crooks, S., & Gilbert, P. (2020). The Schwartz Centre Rounds: Supporting mental health workers with the emotional impact of their work. International Journal of Mental Health Nursing.
Brito-Pons, G., & Librada-Flores, S. (2018). Compassion in palliative care: a review. Current Opinion in Supportive and Palliative Care, 12(4), 472-479.
Buckman, R. (2001). Communication skills in palliative care: a practical guide. Neurologic clinics, 19(4), 989-1004.
Chochinov, H. M. (2008). Dignity. Dignity? Dignity!. Journal of palliative medicine, 11(5), 674-675.
Gilbert, P., & Mascaro, J. (2017). Compassion: Fears, blocks, and resistances: An evolutionary investigation. The Oxford handbook of compassion science, 399-420.
Goldim, J. R. (2009). Bioética complexa: uma abordagem abrangente para o processo de tomada de decisão. Rev. AMRIGS, 58-63.
Halli-Tierney, A., Albright, A., Dragan, D., Lippe, M., & Allen, R. S. (2018). Ethical issues in palliative and end-of-life care. Perspectives on palliative and end-of-life care: Disease, social, and cultural context, 91-118.
Kataoka, H., Iwase, T., Ogawa, H., Mahmood, S., Sato, M., DeSantis, J., ... & Gonnella, J. S. (2019). Can communication skills training improve empathy? A six-year longitudinal study of medical students in Japan. Medical teacher, 41(2), 195-200.
Orellana-Rios, C. L., Radbruch, L., Kern, M., Regel, Y. U., Anton, A., Sinclair, S., & Schmidt, S. (2018). Mindfulness and compassion-oriented practices at work reduce distress and enhance self-care of palliative care teams: a mixed-method evaluation of an “on the job “program. BMC palliative care, 17(1), 3.
Pohontsch, N. J., Stark, A., Ehrhardt, M., Kötter, T., & Scherer, M. (2018). Influences on students’ empathy in medical education: an exploratory interview study with medical students in their third and last year. BMC Medical Education, 18(1), 1-9.
Slater, P. J., Edwards, R. M., & Badat, A. A. (2018). Evaluation of a staff well-being program in a pediatric oncology, hematology, and palliative care services group. Journal of healthcare leadership, 10, 67.
Wittenberg-Lyles, E. M., Goldsmith, J., Sanchez-Reilly, S., & Ragan, S. L. (2008). Communicating a terminal prognosis in a palliative care setting: deficiencies in current communication training protocols. Social science & medicine, 66(11), 2356-2365.
Castro, F. G. Introdução à Psicanálise Existencial: Existencialismo, Fenomenologia e Projeto de Ser(2017). São Paulo: Juruá Editora.
Módulo II: Terapia da Dignidade – Aspectos Teóricos
11 de junho - 18h às 21h
12 de junho - 10h às 18h
13 de junho - 10h às 18h
O objetivo deste módulo é capacitar o aluno para compreender os aspectos teóricos da Terapia da Dignidade, seus fundamentos clínicos, sua proposta interventiva, as recomendações, indicações, contraindicações e o corpo teórico que fundamenta a intervenção.
Conteúdos:
– Por que estudar a dignidade?
– Bases filosóficas Dignidade e pesquisa empírica
– O modelo de Dignidade em pacientes gravemente enfermos
– Questões relativas à doença
– Repertório de conservação de dignidade
– Inventário de Dignidade Social
– Terapia da Dignidade em Cuidados Paliativos: diferentes settings
– Síndrome da Desmoralização
– Implicações clínicas | Diagnóstico diferencial de depressão e síndrome da desmoralização
– Movendo a Dignidade ao Cuidado – Evidências padrão ouro – Famílias e Pacientes
– Abordagem Inicial – Critérios de inclusão e exclusão de Pacientes – Questões éticas e acordos prévios
– Protocolo de Terapia da Dignidade
– Fazendo a Terapia da Dignidade
– Organizando a sessão de Terapia da Dignidade – O setting – Usando o gravador – Família, amigos ou outros participantes – O papel do terapeuta da dignidade
– Transcrevendo os áudios da Terapia da Dignidade
– Clarificando a transcrição
– Deixando organizada a transcrição
– O paciente tem a palavra final
– Recomendações para a Parte prática
Realizando a Terapia da Dignidade utilizando o protocolo
– Familiarizando-se com as perguntas disparadoras
– Lidando com histórias e conteúdos difíceis
– Atenção ao processo clínico
– Gravando e Transcrevendo
– Editando com o paciente
– Chegando ao Documento de Generatividade
Bibliografia Sugerida:
Chochinov, H. M. (2008). Dignity Therapy: Final Words for Final Days. New York: Oxford UniversityPress, 2011.
Módulo III: Terapia da Dignidade – Aspectos Práticos
02 de julho - 18h às 21h
03 de julho - 10h às 18h
04 de julho - 10h às 18h
O objetivo deste módulo é capacitar o aluno para a prática da Terapia da Dignidade, compreendendo os desafios clínicos, assistenciais, as indicações e contraindicações, a direção a ser dada na aplicação da terapia breve, o trabalho com adolescentes e crianças, as principais dificuldades, a aplicação da terapia da dignidade e a elaboração do documento de legado.
Conteúdos:
– Contato com a própria finitude
– Familiarização com o Questionário da Terapia da Dignidade
– Tipos de Paciente
– Critérios de Elegibilidade
– Dificuldades da Prática
– Desafios específicos da TD com crianças e adolescentes
– Desenvolvimento de habilidades para escuta assertiva
– Habilidades para o desenvolvimento da Psicoterapia Breve
– Aspectos metodológicos e execução da Terapia da Dignidade
– Aplicação da Terapia da Dignidade
– Devolutiva da Terapia da Dignidade
– Transcrição e construção do Documento de Legado
– Finalização
Bibliografia Sugerida:
Adichie, C. N. (2019). O perigo da história única. Tradução: Júlia Romeo. São Paulo: Companhia das Letras.
Braier, E.A. (1991). Psicoterapia breve de orientação psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes.
Freud, S. (1912/1996). Dinâmica da transferência. Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (vol. XII). Rio de Janeiro: Imago Editora.
Hahn, Nhat Thich, (2017). A arte de se comunicar. Petrópolis: Editora: Vozes, 1ª edição
Jinpa, Thupten G. (2016). Um coração sem medo. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 1ª edição
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil
Pioneira nos estudos sobre a morte, o morrer, a tanatologia e os cuidados paliativos, Elisabeth Kübler-Ross foi uma médica psiquiatra suíça, radicada nos Estados Unidos da América. Este é o website oficial do capítulo brasileiro da Elisabeth Kübler-Ross Foundation, instituição responsável por difundir o seu legado e a sua mensagem ao redor do mundo.