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Terapia da Dignidade: palavras finais para dias finais - Versão 2021
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Terapia da Dignidade: palavras finais para dias finais - Versão 2021

14 mai - 2021 • 18:00 > 21:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil

Proposta pedagógica 


A Terapia da Dignidade é uma abordagem psicossocial breve, desenvolvida pelo Dr. Harvey Max Chochinov e colaboradores, que visa oferecer alívio dos sintomas de sofrimento psicossocial e possibilitar a construção de um legado em pacientes gravemente enfermos, no âmbito dos Cuidados Paliativos. Pela primeira vez no Brasil, visamos oferecer este curso em formato estendido, depois de receber diversos feedbacks de alunos que, nas edições anteriores, solicitavam um módulo introdutório e também ansiavam por mais tempo de prática. 


De 14 de maio a 04 de julho de 2020 | 3 módulos | 60 horas | Amplo treinamento prático

 

• Público-Alvo: Profissionais de Saúde, de Educação e Humanas com conhecimentos prévios em Cuidados Paliativos
• Pré-Requisitos: Possuir conhecimentos prévios em Controle de Sintomas, Prognosticação, Comunicação em Cuidados Paliativos, Elaboração de Plano de Cuidados, Cuidados ao Fim da Vida.
• Este é um curso avançado no âmbito dos Cuidados Paliativos, carecendo de conhecimentos prévios para que possa ser bem aproveitado pelos interessados. 
• O curso é dividido em três módulos, sendo indispensável a realização dos três, feitos sequencialmente. Não será possível realizar o curso de maneira assíncrona. Haverá tradução simultânea para o espanhol.

Perfil do egresso: 
- Profissional da área de saúde, educação ou humanas, ou administradores/gestores de organizações públicas ou privadas dedicadas aos Cuidados Paliativos, com conhecimentos prévios em Controle dos Sintomas, Prognosticação, Gestão e Plano de Cuidados, Espiritualidade e Luto, conhecimentos de Psicopatologia ao Fim da Vida e Habilidades Clínicas de Comunicação Compassiva. Este curso não é indicado para iniciantes

Depois deste curso, o aluno estará apto a:
- Identificar pessoas elegíveis a Terapia da Dignidade, por meio de uma cuidadosa avaliação individualizada de caso a caso,
- Trabalhar em equipe multidisciplinar para oferecer os recursos da Terapia da Dignidade a pacientes que já estejam em Cuidados Paliativos, desde o momento do diagnóstico,
- Identificar quais pacientes à priori não se beneficiarão da Terapia da Dignidade, seja por razões dinâmicas individuais, interpessoais, ou mesmo em virtude da gravidade dos sintomas físicos,
- Aplicar a Terapia da Dignidade com competência técnica e humana,
- Compreender como cuidar de pacientes em cuidados paliativos utilizando-se de um modelo de dignidade padrão ouro, testado empiricamente, referenciado em todo o mundo como um modelo de boas práticas 

 

Atenção:

- Número de alunos mínimos para a formação da turma: 37. Caso o número de alunos não seja atingido, os inscritos serão informados e o reembolso de 100% será feito automaticamente.

- Política de cancelamento: Será feito o reembolso para pedidos de cancelamento exclusivamente para pedidos feitos até 7 dias corridos depois de realizada a compra, independente da causa apresentada pelo aluno. Depois desse prazo, será autorizada apenas a mudança de CPF para outro interessado a pedido do aluno inscrito, em virtude da natureza autofinanciável do curso, sendo permitida apenas a troca de titularidade. Todos os inscritos concordam de maneira irrenunciável e irrevogável com esta política de cancelamento, submetendo-se inteiramente a ela.


Módulo I: Habilidades em Comunicação e de Técnicas de Entrevista com Pacientes em Cuidados Paliativos

14 de maio - 18h às 21h

15 de maio - 10h às 18h

16 de maio - 10h às 18h

 

       O objetivo deste módulo é capacitar o aluno para o desenvolvimento de habilidades de comunicação no contexto da entrevista em cuidados paliativos com foco nos pressupostos da terapia da dignidade. Propõe-se instrumentalizar para o adequado enfrentamento das repercussões emocionais tanto do paciente quanto dos profissionais. 

 

Conteúdos:

ABCD  da Dignidade
Class: Protocolo prático para uma comunicação efetiva
Spikes: Más Notícias
O desenvolvimento da Empatia 
A Compaixão como princípio de cuidado.
Bioética Complexa.
Gerenciando o sofrimento emocional e manejo da contratransferência. 
Técnicas de Entrevista.
A Entrevista Fenomenológica.
A Dignidade Límbica.

 

 

Bibliografia Sugerida:

 

Allen, D., Spencer, G., McEwan, K., Catarino, F., Evans, R., Crooks, S., & Gilbert, P. (2020). The Schwartz Centre Rounds: Supporting mental health workers with the emotional impact of their work. International Journal of Mental Health Nursing.

 

Brito-Pons, G., & Librada-Flores, S. (2018). Compassion in palliative care: a review. Current Opinion in Supportive and Palliative Care12(4), 472-479.

 

Buckman, R. (2001). Communication skills in palliative care: a practical guide. Neurologic clinics19(4), 989-1004.

 

Chochinov, H. M. (2008). Dignity. Dignity? Dignity!. Journal of palliative medicine11(5), 674-675.

 

Gilbert, P., & Mascaro, J. (2017). Compassion: Fears, blocks, and resistances: An evolutionary investigation. The Oxford handbook of compassion science, 399-420.

 

Goldim, J. R. (2009). Bioética complexa: uma abordagem abrangente para o processo de tomada de decisão. Rev. AMRIGS, 58-63.

 

Halli-Tierney, A., Albright, A., Dragan, D., Lippe, M., & Allen, R. S. (2018). Ethical issues in palliative and end-of-life care. Perspectives on palliative and end-of-life care: Disease, social, and cultural context, 91-118.

 

Kataoka, H., Iwase, T., Ogawa, H., Mahmood, S., Sato, M., DeSantis, J., ... & Gonnella, J. S. (2019). Can communication skills training improve empathy? A six-year longitudinal study of medical students in Japan. Medical teacher41(2), 195-200.

 

Orellana-Rios, C. L., Radbruch, L., Kern, M., Regel, Y. U., Anton, A., Sinclair, S., & Schmidt, S. (2018). Mindfulness and compassion-oriented practices at work reduce distress and enhance self-care of palliative care teams: a mixed-method evaluation of an “on the job “program. BMC palliative care17(1), 3.

 

Pohontsch, N. J., Stark, A., Ehrhardt, M., Kötter, T., & Scherer, M. (2018). Influences on students’ empathy in medical education: an exploratory interview study with medical students in their third and last year. BMC Medical Education18(1), 1-9.

 

Slater, P. J., Edwards, R. M., & Badat, A. A. (2018). Evaluation of a staff well-being program in a pediatric oncology, hematology, and palliative care services group. Journal of healthcare leadership10, 67.

 

Wittenberg-Lyles, E. M., Goldsmith, J., Sanchez-Reilly, S., & Ragan, S. L. (2008). Communicating a terminal prognosis in a palliative care setting: deficiencies in current communication training protocols. Social science & medicine66(11), 2356-2365.

 

Castro, F. G. Introdução à Psicanálise Existencial: Existencialismo, Fenomenologia e Projeto de Ser(2017). São Paulo: Juruá Editora.

 

 

Módulo II: Terapia da Dignidade – Aspectos Teóricos

11 de junho - 18h às 21h

12 de junho - 10h às 18h

13 de junho - 10h às 18h


 

       O objetivo deste módulo é capacitar o aluno para compreender os aspectos teóricos da Terapia da Dignidade, seus fundamentos clínicos, sua proposta interventiva, as recomendações, indicações, contraindicações e o corpo teórico que fundamenta a intervenção. 

 

Conteúdos:

 

– Por que estudar a dignidade? 

– Bases filosóficas Dignidade e pesquisa empírica 

– O modelo de Dignidade em pacientes gravemente enfermos 

– Questões relativas à doença 

– Repertório de conservação de dignidade 

– Inventário de Dignidade Social 

– Terapia da Dignidade em Cuidados Paliativos: diferentes settings

 Síndrome da Desmoralização 

– Implicações clínicas | Diagnóstico diferencial de depressão e síndrome da desmoralização

– Movendo a Dignidade ao Cuidado – Evidências padrão ouro – Famílias e Pacientes 

– Abordagem Inicial – Critérios de inclusão e exclusão de Pacientes – Questões éticas e acordos prévios 

– Protocolo de Terapia da Dignidade

– Fazendo a Terapia da Dignidade

– Organizando a sessão de Terapia da Dignidade – O setting – Usando o gravador – Família, amigos ou outros participantes – O papel do terapeuta da dignidade

 Transcrevendo os áudios da Terapia da Dignidade 

– Clarificando a transcrição 

– Deixando organizada a transcrição 

– O paciente tem a palavra final

 Recomendações para a Parte prática

Realizando a Terapia da Dignidade utilizando o protocolo 

– Familiarizando-se com as perguntas disparadoras 

– Lidando com histórias e conteúdos difíceis

– Atenção ao processo clínico

– Gravando e Transcrevendo 

– Editando com o paciente 

– Chegando ao Documento de Generatividade

 

 

Bibliografia Sugerida:

 

 

Chochinov, H. M. (2008). Dignity Therapy: Final Words for Final DaysNew York: Oxford UniversityPress2011.

 

 

Módulo III: Terapia da Dignidade – Aspectos Práticos

02 de julho - 18h às 21h

03 de julho - 10h às 18h

04 de julho - 10h às 18h


O objetivo deste módulo é capacitar o aluno para a prática da Terapia da Dignidade, compreendendo os desafios clínicos, assistenciais, as indicações e contraindicações, a direção a ser dada na aplicação da terapia breve, o trabalho com adolescentes e crianças, as principais dificuldades, a aplicação da terapia da dignidade e a elaboração do documento de legado. 

 

Conteúdos:

– Contato com a própria finitude

– Familiarização com o Questionário da Terapia da Dignidade

– Tipos de Paciente

– Critérios de Elegibilidade

– Dificuldades da Prática

– Desafios específicos da TD com crianças e adolescentes

– Desenvolvimento de habilidades para escuta assertiva

– Habilidades para o desenvolvimento da Psicoterapia Breve

– Aspectos metodológicos e execução da Terapia da Dignidade

– Aplicação da Terapia da Dignidade

– Devolutiva da Terapia da Dignidade

– Transcrição e construção do Documento de Legado

– Finalização

 

Bibliografia Sugerida:

 

Adichie, C. N. (2019). O perigo da história única. Tradução: Júlia Romeo. São Paulo: Companhia das Letras.

 

Braier, E.A. (1991). Psicoterapia breve de orientação psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes.

 

Freud, S. (1912/1996). Dinâmica da transferência. Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (vol. XII). Rio de Janeiro: Imago Editora.

 

HahnNhat Thich, (2017). A arte de se comunicar. Petrópolis: Editora: Vozes, 1ª edição

 

JinpaThupten G. (2016). Um coração sem medo. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 1ª edição

Termos e políticas

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Sobre o organizador

Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil

Pioneira nos estudos sobre a morte, o morrer, a tanatologia e os cuidados paliativos, Elisabeth Kübler-Ross foi uma médica psiquiatra suíça, radicada nos Estados Unidos da América. Este é o website oficial do capítulo brasileiro da Elisabeth Kübler-Ross Foundation, instituição responsável por difundir o seu legado e a sua mensagem ao redor do mundo.

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