Teoria das Dádivas - o novo milagre econômico

Unibes Cultural - São Paulo, SP
24 de abril de 2017, 19h30-22h30

Compartilhar:

Descrição do evento

Vivemos uma era de questionamento de valores, de ética confusa, de falta de parâmetros de certo ou errado, de bom ou ruim, de justo ou injusto.

Essa instabilidade, como é comum em todos os momentos de tensão, está gerando um novo panorama em que princípios humanitários como respeito ao próximo, gentileza, reciprocidade, doação e generosidade aparecem como soluções viáveis para a construção de um mundo melhor.

Isso passa pela descentralização da autoridade pública como geradora única do bem-estar social. Responsabilidades são transferidas para o indivíduo, como pessoa física ou corporativa. Essa migração do papel de agente transformador, da instituição para os indivíduos, estabelece novas relações de troca, novos laços de reciprocidade e novas metas de qualidade de vida.

Como gerar valor para os negócios e para o mundo nesse novo cenário?

Como exercer liderança, gerando impactos positivos em sua própria carreira e na carreira dos outros?

Quando se fala em valor, será que ele significa a mesma coisa para todas as pessoas e para todas as empresas?

É preciso repensar os vínculos de confiança e credibilidade.

A Teoria das Dádivas permite compreender a articulação entre essas relações, entre pessoas e entre empresas, gerando valores éticos e sociais. Por meio da circulação de produtos ou serviços, pode-se criar um sentimento compartilhado e mútuo entre participantes desses novos vínculos que se expressam em diferentes valores humanos como a equidade, a amizade e a confiança.

METODOLOGIA

A aula de Marina Pechlivanis terá fundamentação teórica e prática.

Apresentará cases de mercado, benchmarks positivos, do que fazer, e negativos, do que não fazer.

Dicas básicas sobre a aplicação da Teoria das Dádivas em posicionamento de marca, Comunicação, Endomarketing, ações de relacionamento e de ativação de negócios

Foco especial em estratégias e relações de troca aplicadas a negócios, revisitando conceitos como “Top of Mind” e “Legado” na era das “Do Brands”: marcas que realmente fazem a diferença na vida das pessoas.


Eis o programa da noite:


INTRODUÇÃO

O Poder dos Vínculos
Primeiras Noções sobre a Economia das Trocas aplicadas para negócios.

I. MODELOS DE CRENÇA, MODELOS DE VALOR

• Crenças: Em que Você Acredita?
• Valores: Quanto Valem para Você?
• Novos Valores Econômicos

II. DONS E DÁDIVAS: ORIGENS

• A Força da Reciprocidade: Entendendo o Sistema Primordial das Trocas
• Entre Dívidas e Dádivas
• Tudo sem Dinheiro: Nova Forma de Consumo Ganha Força

III. AS TROCAS NA ECONOMIA

• A Lei das Trocas: Obrigações e Retribuições
• A Nova Lei das Trocas: As Origens do Acúmulo
• O Poder das Trocas: A Economia Compartilhada & O Poder dos Cidadãos

IV. ECONOMIA DAS TROCAS HUMANITÁRIAS

• As Novas Economias: Foco em Virtudes Humanas
• O Altruísmo Corporativo e as Desigualdades Sociais
• O Papel das Empresas: Responsabilidade Social e o efeito Warm Glow

V. PERSPECTIVAS MUNDIAIS

• Os Valores do Amanhã
• Novos Semeadores de Negócios: a Democratização das Trocas
• Mindstyle: O Paradigma do Futuro

VI. NOVAS VISÕES

• O que Todo Mundo Vê, Sabe, Respeita mas Não Pratica.
• O papel das dádivas no legado das marcas: o olhar de economistas, sociólogos, teólogos,
empreendedores sociais
• Em que Espaço-Tempo Vivemos? Visões do Ontem, do Hoje e do Futuro


Se você tem interesse em conhecer como gerar mais valor para a sua carreira e para os seus negócios compreendendo a mudança de valores e nas trocas em sociedade, essa aula é para você. O que está esperando? Inscreva-se já!


PROFESSORA: MARINA PECHLIVANIS

Marina Pechlivanis é sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, agência de comunicação estratégica criada em 1999 com vários clientes no 3ª setor e sócia da UDM&Co Projetos para Comunicação Eficiente, consultoria para negócios alicerçada em relações de troca.

Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Criou as metodologias Gifting&Rituals Map® e Dádivas de Marca®/The Gift of a Brand®. Sobre Gifting®, conceito que cunhou, mais de 250 palestras e workshops realizados (Brasil, França, Itália, EUA, Argentina), além de programas para rádio, TV e web.
Colunista de diversas publicações no universo da comunicação e autora do livro GIFTING (Campus Elsevier, 2009), que abarca a ciência de dar, receber e retribuir gifts no universo corporativo, entre outros 20 títulos.

Recém lançou o livro ECONOMIA DAS DÁDIVAS: O NOVO MILAGRE ECONÔMICO (Alta Books, 2016).

Publicitária com 25 anos de vivência em planejamento, criação e novos negócios.


Sobre o produtor

Academia DЯAFT

A missão da Academia Draft é ser um ambiente para que quem tem o que dizer possa dizê-lo. E para que quem está em busca de inspiração possa encontrá-la. De modo direto, simples, acessível, sem rodeios, sem máscaras e sem intermediários. Quer saber mais acesse: www.academiadraft.com

Comentários

Local

Unibes Cultural
Rua Oscar Freire , 2500, Cerqueira César
São Paulo, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.