App Sympla
Baixe agora

Tendências nas Sociedades de Consumo: Alimentos | Transformações Globais

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Tendências nas Sociedades de Consumo: Alimentos | Transformações Globais

uMov.me Arena - Porto Alegre, RS
11 de junho de 2019, 09h15-11h30

Ingressos

Ingresso 
Grátis
Vendas até 10/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

Esse encontro faz parte do Dito Efeito do Pacto Alegre!

 

EPISÓDIO: Tendências nas Sociedades de Consumo: Alimentos

Neste episódio, são discutidas as demandas e as tendências no consumo de alimentos, focando nos maiores desafios para o setor da alimentação, evidenciando aspectos ligados à inovação.


Esta série tem como propósito discutir aspectos ligados às Transformações Globais que tenham como pano de fundo a inovação e o desenvolvimento de tecnologias. A curadoria dessa série fica por conta de Simone Stulp, possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais - Departamento de Materiais (1998) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Atuou na área de gestão universitária, foi Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates (2005-2008), vinculada principalmente a temas ligados à pesquisa e inovação tecnológica. Atualmente, é diretora de Inovação e Sustentabilidade e diretora administrativa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - TECNOVATES. Tem experiência na área de Química Ambiental e Engenharia de Materiais. É presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS (2016-2019) e diretora administrativa e financeira da REGINP.

// Objetivo:
Discutir tendências e desafios do setor; discutir de que forma a inovação toca os empreendimentos da alimentação; visualizar possibilidades de diferenciação no mercado atual da sociedade de consumo.

Mediadora: 
Gabriela Ferreira - Atua em inovação e empreendedorismo, estratégias de competitividade e desenvolvimento. Promove mentalidade empreendedora para pessoas e organizações, conectando recursos. Mais de 15 anos em pesquisa, ensino e gestão. Doutora em Administração/UFRGS é professora titular e pesquisadora da Escola de Negócios da PUCRS, onde foi Diretora de Inovação e Desenvolvimento. Líder de impacto social no Tecnopuc. Diretora Técnica da ANPROTEC. Articulista de Zero Hora em inovação e empreendedorismo.

// Facilitadores:

 

Leandro Mendes - Especialista em Estratégias de Negócios pela University of Virginia Darden School of Business (2013), especialista em Pesquisa de Mercado (2005) e bacharel em Comunicação Social (2005) e pela Universidade Anhembi Morumbi. Atuou como assistente de criação, diretor de arte, diretor de arte sênior, diretor de criação, trabalhando na gestão de marcas como Pepsico, Danone, Kraft Foods, Johnson e Johnson, Unilever, Coca Cola, BMW, Sadia, Nestlé, Ambev, Visa, entre outros. Foi co-fundador e diretor de marketing da Cervejaria Camale, em São Paulo. Fundou também a Awaken Inovação e Branding. Atualmente é presidente executivo e fundador da Behind Foods, primeira indústria brasileira a empregar biotecnologia na produção de carne saudável e saborosa a partir de proteína vegetal. Em fevereiro deste ano concluiu sua estadia na Califórnia, onde foi aprender o método startup do Vale do Silício.

 

Maira Petrini - Pós-doutorado na HEC Montreal - Canadá (2017), doutorado em Administração pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas - SP (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Sócia-fundadora da Mais Quitanda, clube de assinaturas de produtos orgânicos, e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS. Seu trabalho e pesquisas enfatizam temas relativos a sustentabilidade, negócios de impacto, economia compartilhada e inovação social. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios de Impacto e na Mais Quitanda tem a oportunidade de desenvolver e endereçar questões ligadas a sua temática de pesquisa.


Márcia Barcellos - Tem formação multidisciplinar, com graduação em Medicina Veterinária, Mestrado e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou seus estudos no Brasil, Holanda e Austrália. Fez pós-doutorado em Marketing de Alimentos pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Junto com a equipe técnica da Associação Brasileira de Angus, desenvolveu a Marca Carne Angus Certificada em 2003, uma inovação no agro. É Conselheira junto ao Conselho da Agroindústria (CONAGRO) da FIERGS. Professora convidada de Universidades na França, Inglaterra, Argentina, Dinamarca e Espanha e palestrante em eventos nacionais e internacionais desde 2000.  Tem diversos trabalhos de pesquisa e consultoria nas áreas de inovação e sustentabilidade. Autora de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais de alto impacto, também orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado nessas temáticas. Bolsista Produtividade 1D pelo CNPq, é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Administração da UFRGS e Diretora do CEPA - Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da UFRGS, que realiza projetos de pesquisa, extensão e consultorias para clientes como SEBRAE, Banco do Brasil, ADVB, FIERGS, SESI, SENAI, Banrisul, SICREDI, Cooperativa Piá, entre outros. 


// Programação:

9h15 - Recepção e networking
10h - Debate sobre Tendências nas Sociedades de Consumo: Alimentos (Transmissão ao vivo)
11h - Perguntas (Transmissão ao vivo)
11h30 - Networking/Encerramento 

// Evento gratuito com arrecadação de livros. Faça a sua parte colaborando!

--------------------------


Conheça mais a nossa iniciativa:


Pacto Alegre lança projeto cocriado com centenas de pessoas e organizações


Foi lançado em março, o Pacto Alegre, iniciativa da Aliança para Inovação, que apresentou um dos seus projetos transformadores para colocar a capital gaúcha no cenário da inovação: o Dito Efeito. Trata-se de uma série composta por 80 eventos – cocriados por centenas de pessoas e organizações – sobre temas voltados ao desenvolvimento social, cultural e econômico do RS.

A ideia é oferecer conhecimento a um grande número de pessoas e engajá-las nesse propósito de transformação humana. Todas as edições do Dito Efeito têm entrada franca e contarão com transmissão ao vivo em locais como PUCRS, UFRGS, Unisinos, Tecnovates, Feevale Techpark, Uniritter Moisaco de Inovação, Unijuí, FSG, Fábrica do Futuro, Parque Tecnológico de Pelotas, dentre outros. Além disso, serão disponibilizadas na Web. A estimativa é de que ao final do primeiro ano acumulem-se mais 400 conteúdos distintos para a sociedade.  

Embaixadores e temas:

A Iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito:

Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida: Sucesso e Fracasso |Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes - sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.

Curadores:

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patrícia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos episódios.

Apoiadores:

O Dito Efeito foi idealizado pela uMov.me (plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação), conta com patrocínio da AWS, Exoplay, Femsa Coca-Cola Brasil, InfraTI e Startse, em parceria com PUCRS, Unisinos, UFRGS que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como AbradiRS, ABRH-RS, ADVB-RS, AGS (Associação Gaúcha de de Startups), AHK (Câmara Brasil-Alemã), AJE-POA, Amcham Porto Alegre, Assespro, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, GUCIO.RS, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Sebrae, Seprorgs, SingularityU, Softsul, SUCESU RS, Ventuir, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Exo Hub, Fábrica do Futuro, Fritsch Consulting, Intelichat, Jornal do Comércio, Merithu, Otimifica, Ondaweb, Postmetria, Wildtech. É uma iniciativa que está apenas começando e que ainda vai envolver a comunidade local na sua transformação digital e humana.

Sobre o produtor

Dito Efeito

O projeto Dito Efeito faz parte do Pacto Alegre e é composto por inúmeros eventos gratuitos sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa cidade. O conteúdo dos encontros é cocriado entre pessoas que acreditam que o conhecimento apoia o desenvolvimento glocal. Contamos com embaixadores, curadores, articuladores e entidades setoriais juntos promovem painéis abertos ao público, com transmissão ao vivo, numa metodologia phigital.

Local

uMov.me Arena
Rua Professor Cristiano Fischer, 464, Petrópolis
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.