App Sympla
Baixe agora

Tecnologias para Negócios na Era Digital: Sua empresa está preparada?

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Tecnologias para Negócios na Era Digital: Sua empresa está preparada?

CC100 - Porto Alegre, RS
31 de agosto de 2019, 09h-18h

Ingressos

Ingresso
R$ 325,00
em até 12x R$ 32,63
Vendas até 31/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

É inegável que a tecnologia está mudando a forma como nos conectamos, a forma como mercado age e até as próprias relações de trabalho que moldam a nossa realidade. São muitas vertentes, variáveis, plataformas e novidades que compõe este processo de mudança que estamos vivenciando. E, pior, parece que todos estes assuntos vêm encoberto por uma névoa de jargões técnicos e palavreado complicado como: Big Data, Analytics, Computação na nuvem, Robôs Autônomos, Aprendizado de Máquina. E, verdade seja dita, a maior parte da sociedade, especialmente a maioria das empresas, não está conseguindo acompanhar esta montanha russa de inovações. O resultado? Abre-se o flanco para que a concorrência, com soluções disruptivas, ocupe o seu espaço daqui a alguns anos.


Este curso tem objetivo de ajudar você, empreendedor, colaborador, diretor ou curioso, sobre como estas tecnologias todas vão, invariavelmente, mexer no bolso do seu negócio nos próximos anos. A estrutura do curso é pensada para atualizar aquele profissional que não é da área de tecnologia, para que ele possa se apropriar destas novidades e lançar um olhar prático sobre como utilizar estas ondas tecnológicas a favor do seu negócio.

A súmula do curso prevê uma etapa expositiva, que tem intuito de atualização. E depois uma etapa prática, que tem por objetivo possibilitar ao aluno a experimentação de alguns recursos de tecnologia cognitiva através de uma plataforma de computação na nuvem e depois uma etapa de trabalho em grupo para exercitar o pensamento estratégico para formulação de novos modelos de negócios digitais.


Conteúdo expositivo

O que é e o que não é. Exposição dos principais tópicos pertinentes a infusão de tecnologia no cenário de negócios atual. Analisaremos temas como: Big data, Inteligência artificial, Analytics, Tecnologia cognitiva, Internet das Coisas, Ciência de dados, Aprendizado de máquina, Blockchain, Análises preditivas, Indústria 4.0, Robôs autônomos, Computação na nuvem, Produtos inteligentes e conectado, Cyber segurança, Hackers, etc.

Futuro do trabalho e o ser humano aumentado. Analisaremos o que há por trás da paranoia que “os robôs vão roubar nosso trabalho”. Faremos debates sobre o que o ser humano é, de fato, melhor que a máquina e vice-versa. Analisaremos o Hype Cycle da Gartner para entender quando e como estas tecnologias vão de fato entrar no nosso cotidiano. Conheceremos a fundo o conceito de Ser Humano Aumentado.

Transformação Digital. Falaremos porquê o SMAC (Social, Mobile, Analytics e Cloud) é considerado o propulsor da transformação digital. Faremos reflexão sobre como a estratégia precede a tecnologia neste processo de mudança. Entenderemos melhor conceitos como a centralidade do cliente e maturidade digital.

Estudo de caso de aplicações no mundo de negócios. Muitos, muitos, MUITOS exemplos práticos que encontramos no nosso dia-a-dia ou então em cases inspiradores e reais no cenário internacional.

Conteúdo prático e experimental

1.    Laboratório de aplicações de recursos de tecnologia cognitiva através de computação na nuvem. Faremos algumas experimentações usando uma licença gratuita da plataforma de computação da nuvem da Google (Google Cloud Platform) para que o aluno sinta na prática como é utilizar recursos de alta tecnologia.

2.    Prática para formulação de modelos de negócios digitais. Usando metodologia desenvolvida pelo professor do curso, os alunos farão trabalhos em grupo para experimentarem seu raciocínio estratégico e formularem modelos de negócios digitais capazes de evoluir e vencer.


Quem ensina?


Fernando Carlini Guimarães.

https://www.linkedin.com/in/fernando-carlini-guimaraes


Um eterno inconformado quando o assunto é conhecimento e inovação, Fernando é sócio cofundador da consultoria Data Pocket (www.datapocket.com.br), que trabalha a intersecção de ciência de dados, cultura organizacional e transformação digital. Teve sua formação acadêmica em design de produto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É entusiasta e autodidata em ciência de dados e tecnologias exponencias. Desenvolveu diversos métodos para uso de ferramentas digitais colaborativas aplicadas a condução de atividades de grandes grupos, geralmente de 200 a 400 pessoas simultaneamente, bem como a aplicação de tecnologia cognitiva para análise em massa e compreensão dos assuntos discutidos. Entre seus projetos podemos destacar: ferramentas de análise de tom emocional para criação de significação; métodos de geração, captura e análise de dados através de ferramentas digitais de colaboração para co-criação de projetos de planejamento estratégico; método de captura e análise de dados de consumo de internet durante eventos para mensuração de grau de atenção e engajamento; e, em parceria com a empresa Ativ!, desenvolveu a conceituação que deu origem a um protótipo de pulseira de mensuração de marcadores biológicos em tempo real.

Sobre o produtor

Escola Supernova

Local

CC100
Cristóvão Colombo, 100
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.