App Sympla
Baixe agora

Singularity Brasília Chapter: O Futuro - Cidades Inteligentes e Sensitivas

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Singularity Brasília Chapter: O Futuro - Cidades Inteligentes e Sensitivas

Casa Thomas Jefferson - Brasília, DF
20 de agosto de 2019, 18h30-22h

Ingressos

Inscrição
Grátis
Vendas até 20/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

SINGULARITY UNIVERSITY BRASÍLIA CHAPTER
Futuro: Cidades Inteligentes e Sensitivas 

Conceito: A Terra está em contante transformação. Estudos indicam que o planeta que habitamos foi formado há quase 5 bilhões de anos. Imagina-se que começou a ter vida na Terra cerca de 1 bilhão de anos depois de sua formação, e que há apenas 13 - 14 milhões de anos é que surgiram os primeiros antepassados parecidos com humanos. Demoramos aproximadamente 3 bilhões de anos para evoluir ao que somos hoje.

A raça humana está em constante transformação. A forma como nos organizamos, nos enxergamos, nos relacionamos, nos alimentamos, nos comportamos e vivemos em sociedade está mudando. Essa evolução parece acontecer, cada dia mais, de forma acelerada, como uma locomotiva sem freio. As primeiras vilas surgiram há pouco menos de 15 mil anos, hoje temos mais de 2 milhões de cidades no mundo.

Há cerca de 2 mil anos atrás, estima-se que a população mundial era de 300 milhões de habitantes. 1600 anos depois a população dobrou para aproximadamente 600 milhões e apenas nos anos de 1800 que atingimos a marca do primeiro milhar de milhão de habitantes vivendo em nosso planeta. O crescimento populacional também parece sem freio. Em aproximadamente 150 anos triplicamos esse valor, batendo os 3 bilhões de habitantes na Terra em 1961.

Para o que nosso planeta estava acostumado, tudo pareceu muito rápido. Analisando talvez de uma perspectiva mais macro, sim, tudo foi muito rápido. Nascemos sem internet e hoje não conseguimos viver sem nosso smart phone.

Talvez agora seja um bom momento para reflexão. Como vamos continuar daqui pra frente? Como vamos gerenciar os aprendizados de 5 bilhões de anos em transformação, desse ciclo de adaptação e de exaustão do nosso planeta? Como nós iremos construir as cidades do futuro?

O evento "O futuro: cidades inteligentes e sensitivas", organizado pelo capítulo da Singularity University em Brasília, traz uma visão geral da projeção das cidades do futuro, uma explicação dos principais pilares levados em conta nessa construção, a importância do emprego de conceitos como sustentabilidade e, o mais importante, qual o nosso papel como agentes ativos de mais uma era de transformação.

Dessa forma teremos uma apresentação do conceito de SmartCities pela líder do capítulo, Juliana Martinelli, a apresentação dos pilares governo, dados, mobilidade, sustentabilidade e pessoas, e a apresentação de cases, com exemplos de quem já aplica esses pilares em cidades no Brasil.

Sobre o produtor

SingularityU Bsb

Local

Casa Thomas Jefferson
Via W5 Sul, Asa Sul
Brasília, DF

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.