Login
O evento já encerrou...
SIMPÓSIO ONLINE | O cuidado domiciliar de idosos no contexto da pandemia pelo Coronavírus.
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

SIMPÓSIO ONLINE | O cuidado domiciliar de idosos no contexto da pandemia pelo Coronavírus.

14 jan - 2021 • 19:00 > 16 jan - 2021 • 22:30

Evento Online via Youtube

Descrição

O modelo de assistência  domiciliar cresceu no Brasil nas últimas décadas. O crescimento se justifica pelo envelhecimento da população brasileira  diretamente relacionado à queda do número de nascimentos e ao aumento da expectativa de vida.
Um estudo da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, encomendado pelo NEAD – Núcleo Nacional das Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar, confirma o crescimento substancial do setor de serviço de saúde domiciliar na ultima década. Segundo o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), o número de empresas de serviços de atenção domiciliar isolado (home care) no Brasil saltou de 18, em julho de 2012, para 676 em julho de 2018. Isso representa um crescimento de 3656% do setor, para o período.
Os dados preliminares do censo de atenção domiciliar de 2019 do NEAD demonstrou  um crescimento de 23% no setor no período de junho/ 2018 a dezembro/2019. 
O diretor do NEAD, Dr. Ari Bolonhez afirmou em entrevista a "Band News TV" eu outubro de 2020,  que  houve um aumento interessante pela procura da atenção domiciliar de idosos diante da pandemia pelo coronavírus. Esta busca ocorreu por famílias e operadoras de saúde objetivando, consecutivamente, manter e proteger o idoso no seu domicílio (por fazer parte do grupo de risco para a doença) e diminuir ocupação de leitos hospitalares que estariam a disposição de pacientes acometidos por complicações do coronavírus.
O Ministério da Saúde afirma no blog da saúde, que a redução de leitos hospitalares e sua substituição pela atenção ambulatorial ou domiciliar é uma tendência mundial. 
 Diante do crescimento,  valorização  e importância da atenção domiciliar  é primordial  a instrumentalização dos cuidadores através de um processo contínuo de atualização baseada nas necessidades epidemiológicas, individuais dos assistidos/familiares e dos próprios profissionais que prestam o cuidado.
Diante deste cenário, objetivando manter a qualidade do cuidado prestado aos seus assistidos e a  valorização dos seus colaboradores a Cuidar, uma das primeiras empresas de atenção domiciliar de Juiz de Fora e região, implementa em 2021 o Programa de Educação Permanente em Cuidado Domiciliar coordenado pelo NUPENSA- Núcleo Profissional Ensinando Saúde. 
E para comemorar e iniciar com chave de ouro a  implementação do Programa, o NUPENSA e a Cuidar organizam o I
Simpósio online O cuidado domiciliar de idosos no contexto da pandemia pelo coronavirus: a importância da equipe multiprofissional. 
O evento acontecerá no primeiro dia da capacitação dos colaboradores da Cuidar e está aberto para os profissionais de saúde, acadêmicos e demais interessados.
Conseguimos reunir neste evento uma equipe de  profissionais engajados na temática e certamente esta equipe de peso abrilhantará a abertura do nosso Programa de Educação Permanente em Cuidado Domiciliar e trará ricas contribuições para  a abordagem e organização da atenção domiciliar no contexto da pandemia pelo coronavírus em Juiz de Fora.

Datas e horário

14/01 as 19h
Simpósio online: O cuidado domiciliar de idosos no contexto da pandemia pelo coronavírus
Público alvo:  Colaboradores da empresa Cuidar e aberto para  profissionais da saúde, acadêmicos e demais interessados.

19h 30min
Abertura do Evento

19h 45min
Dr. Marco Túlio Gualberto Cintra
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Residência em Clínica Médica e Geriatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG, mestrado pelo Programa de Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e doutorado pelo Programa de Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da UFMG, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - seção Minas Gerais no triênio 2018 a 2020, médico intensivista do Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves, teleconsultor de geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e preceptor e co-coordenador da residência de geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi presidente da Sociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo no triênio 2011-2014 e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - seção Minas Gerais no triênio 2016-2018. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Doença de Alzheimer, Comprometimento Cognitivo Leve, demência avançada, biomarcadores, polifarmácia e cuidados paliativos

20h 50min
Nina Halfeld
Bacharel em Enfermagem em Julho 2006 pela Unipac
Pós Graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva pela São Camilo - Julho 2007 
MBA em Gestão em Saúde - IESPE - Novembro 2019

21h10 min 
M.ª Claudia Soares dos Santos
Fisioterapeuta pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC/JF (2006). Mestre em Saúde, área de concentração Saúde Brasileira - UFJF (2016). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG (2013). Gerontóloga com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG (2013). Pós-graduada em Geriatria/Gerontologia pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (2009).

21h30min
Lidiane Charbel S. Peres
Assistente Social – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 12/2010
Licenciada em Filosofia- - UFJF- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 07/2005
Pós- Graduanda em Gerontologia e Saúde do Idoso- em curso. FAVENI- 2020-2021
Graduanda em Gerontologia pela Inove Saber- 2020-2021
Especialista em Serviço Social e Políticas Sociais - FAGOC – 11/2014
Especialista em Instrumentalidade do Serviço Social com ênfase em Saúde, Educação, Assistência Social e Judiciário – FAGOC – 08/2012

21h50min.
Dra. Jimilly Caputo C. Veríssimo
Formada em Psicologia (Formação de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2009). Doutora em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020) - Área de concentração: Saúde Brasileira. Concluiu o mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2011 - Área de Processos Psicossociais em Saúde. Especializou-se em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Veiga de Almeida. Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2014).

15/01 e 16/01/20
Apresentação do Programa de Educação Permanente em Cuidado Domiciliar e Oficina de Sensibilização.
Evento fechado para colaboradores da empresa Cuidar.

15/01- 19h30min.
 Turma I  (colaboradores da empresa Cuidar)

16/01- 9h30min.
Turma II (colaboradores da Empresa Cuidar)

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Espaço Nupensa

O Nupensa - Nucleo Profissional Ensinando Saúde Ltda é uma empresa de atividades de ensino em saúde que atua em Juiz de Fora e região, formada por um grupo de profissionais da saúde e destina-se a qualificar e requalificar os profissionais da educação, indústrias, comércios, serviços, transporte escolar, casas de festas, alunos de formação em pedagogia e magistério. Somos uma equipe multiprofissional e atuamos com cursos livres, de aperfeiçoamento, capacitação e palestras na área da saúde.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.