App Sympla
Baixe agora

Simpósio Interdisciplinar de Cuidados Paliativos

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Simpósio Interdisciplinar de Cuidados Paliativos

FIAM FAAM FMU Campus Liberdade - Auditório Paulo Guaracy - São Paulo, SP
14 de outubro de 2019, 08h30-22h

Inscrição

VIP
Grátis
Inscrições até 13/10/2019
Encerrado
VIP 2
Grátis
Inscrições até 13/10/2019
Encerrado

Descrição do evento

Em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, 12 de outubro, o CST Estética e Cosmética da FMU promove um simpósio interdisciplinar de cuidados paliativos, com a participação de vários profissionais da saúde. Os cuidados paliativos se concentram na qualidade de vida e não na duração. Quem trabalha na área oferece assistência humana para pessoas que estão na última fase de uma doença incurável - para que possam viver o mais confortavelmente possível.

Programação:

8h30 – Abertura Oficial do Evento com a Apresentação de Dança do Grupo Pérolas do Pérola – Grupo idealizado por Fabiana Ramos Martin desde maio de 2015 levando dança do ventre de forma voluntária para as pacientes em tratamento ou acompanhamento do Hospital Pérola Byington.

9h – A Atuação do Fisioterapeuta nos Cuidados Paliativos e a importância da equipe interdisciplinar. Prof. Esp. Rogério Adriano Abe – Fisioterapeuta especializado em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar, responsável pela especialização de Fisioterapia em Cuidados Paliativos e tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso do HCFMUSP, além de consultor do Grupo ASAS.

10h – Como Manter a vida diante de um quadro que suscita a morte? A visão de uma psicóloga. – Profª Ms. Fernanda Insaurralde, psicóloga especializada em psicooncologia e pacientes em finitude, mestre em saúde com ênfase em carcinogenese pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professora e coordenadora adjunta do curso de Psicologia da FMU.

11h – Assistência aos pacientes em finitude em um hospital de transição: uma outra perspectiva da morte. Dr. Marcos Rodrigo Souza FernandesDr. Marcos Rodrigo Fernandes, é Médico de Família, pós graduado em Dermatologia e atua na coordenação de cuidados de doentes crônicos em internação de longa permanência, em reabilitação e finitude. Atualmente é responsável técnico pelo Hospital de Transição da rede Humana Magna unidade Ibirapuera. É CEO da MED Masterclass, plataforma de educação permanente e continuada em saúde especializada em desenvolvimento pessoal, segurança psicológica e inteligência emocional dos profissionais de saúde.

12h-13h50h - horário livre para almoço

14h – Hipnose em Cuidados Paliativos - Dr. Henrique Canosa, médico especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar, membro da equipe de suporte e cuidados paliativos do Hospital Samaritano.

15h – Estética Paliativa: não podemos curar, mas podemos paliar. Prof. Esp. Vanessa Monteiro, esteticista com especialização em Cuidados Paliativos pelo Albert Eintein, criadora da Estética Paliativa® e consultora do Grupo ASAS

16h - Cuidados Paliativos e hospitalares em Estética - Prof Ms. Felipe Scholz Ramos – esteticista, mestre em ciências da saúde na linha de pesquisa: Biologia celular e Molecular pela Faculdade de Medicina do ABC. Coordenador do Projeto “Peles que Falam” em pacientes com doenças renais e integrante do Projeto “Doutores da Beleza” da professora Vilma Natividade.




17h-18h50h - tempo livre

19h – Cuidados Orais em Cuidados Paliativos. Profª. Ms .Danielle Lima Corrêa de Carvalho, cirurgiã-Dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) , mestre pelo Departamento de Biomateriais e Biologia Oral – FOUSP, especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais – CAPEUSP, doutora pelo Departamento de Patologia e Estomatologia Básica e Aplicada –FOUSP, habilitada em Odontologia Hospitalar – CFO e em Laserterapia Aplicada a Odontologia - LELOUS

20h – O toque como comunicação integrativa e eficaz. Profª Esp. Fabiana Tejeda, esteticista especialista em Docência, Oncologia pelo Albert Einstein e Cuidados Integrativos pela UNIFESP. Aluna do curso de Doulas da Morte da Instituição Amortecer. Voluntária da Associação de Combate ao Câncer de Ovário - ACCO.

21h - Muito mais do que entendemos como saúde - Marion Caruso, psicóloga, maquiadora profissional e fotógrafa realiza um projeto desde 2014 sobre a diversidade da beleza e desde 2015 autoestima da mulher com câncer e TrupeCali com Projeto Palhiare – a trupe nasceu em 2016 em busca de fomentar cultura nas frentes artísticas, corporativas e sociais por acreditar que a Arte é um meio de formação e transformação do ser humano. Elas atuam na área de Cuidados Paliativos do HCFMUSP levando a sensibilização através do trabalho artístico.

Sobre o produtor

Estética FMU

Local

FIAM FAAM FMU Campus Liberdade - Auditório Paulo Guaracy
Rua Fagundes, 97, Liberdade
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.