App Sympla
Baixe agora

SIMPÓSIO DE TERAPIA OCUPACIONAL: da Avaliação Cognitiva Funcional à Reabilitação Neuropsicológica

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

SIMPÓSIO DE TERAPIA OCUPACIONAL: da Avaliação Cognitiva Funcional à Reabilitação Neuropsicológica

CREFITO-3 Em Movimento - São Paulo, SP
03 de agosto de 2019, 10h-18h

Inscrição

Profissionais - Terapeutas Ocupacionais
Grátis
Inscrições até 03/08/2019
Encerrado
Acadêmicos
Grátis
Inscrições até 03/08/2019
Encerrado
Palestrantes
Grátis
Inscrições até 03/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

Simpósio de Terapia Ocupacional: da Avaliação Cognitiva Funcional à Reabilitação Neuropsicológica

Dia 3 de agosto - das 9h às 17h 

Rua Cincinato Braga, 59 - 4º andar - Bela Vista - SP

 

Programação:

 

09:00 - 9:20

Abertura

Dr. Adriano Conrado - Vice - presidente do CREFITO -3 e Dra Déborah Azambuja - Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia - SBNp

 

09:20 - 9:50

A multidisciplinaridade da neuropsicologia e o papel da Terapia Ocupacional na reabilitação neuropsicológica.

Palestrante: Dra Fabrícia Loschiavo

 

09:50 - 10:20

O processo de avaliação para pacientes com déficits cognitivos e a Bateria DLOTCA. Estudo de caso.

Palestrante: Dra Beatriz Bittencourt Granjo

 

10:20 - 10:30 Intervalo

 

10:30 - 11:00

Funcionalidade e funções executivas: Executive Functional Performance Test (EFPT-Br) . Estudo de caso.

Palestrante: Dra Patrícia Buchain

 

11:00 - 11:30

Desempenho em tarefas rotineiras e avaliação da funcionalidade: Inventário das tarefas rotineiras (RTI-E)  Estudo de caso.

Palestrante: Dra Patricia Cotting Homem de Mello

 

11:30 - 12:00

A reabilitação das funções executivas de pacientes com transtornos mentais: Uso da Occupational Goal Intervention (OGI). Estudo de caso.

Palestrantes: Dra Adriana Vizzotto

 

12:00 - 13:30  ALMOÇO

 

13:30 - 14:10

A intervenção de Terapia Ocupacional em pacientes com demências frontotemporais, por meio da arte e baseada na neuropsicologia. Estudo de caso.

Palestrante: Dra Maria Cristina Anauate

 

14:10 - 14:50

Programa Personalizado de Atividades (TAP-BR) no manejo dos sintomas psicológicos e comportamentais de idosos com demência e no estado emocional de seu cuidador familiar. Estudo de caso.

Palestrante: Dra Márcia Novelli

 

14:50 - 15:30

Modelo de Terapia Ocupacional para Reabilitação de pacientes psiquiátricos. Estudo de caso.

Palestrante: Dra Fabricia Loschiavo

 

15:30 - 15:50 Intervalo

 

15:50 - 16:30

Oficina de Memória Sensorial: um recurso da reabilitação cognitiva. 

Palestrante: Dra Emanuella Mattos

 

16:30 - 17:10

Questões legais e formação do terapeuta ocupacional em neuropsicologia

Palestrante: Dra Lycia Machado e Luzianne Feijó 


Saiba mais sobre os palestrantes:

Dra. Adriana Vizzotto

Doutora pela Faculdade de Medicina da USP. Diretora Técnica de Saúde I do Serviço de Terapia Ocupacional. Supervisora do Curso de especialização e aperfeiçoamento de Terapia Ocupacional em Reabilitação Cognitiva Funcional na Saúde Mental e terapeuta ocupacional do Hospital Dia /Unidade de Internação Infantil. Colaboradora do Programa Esquizofrenia (PROJESQ) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e membro da Câmara Técnica de Neuropsicologia da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO.

 

Dr. Adriano Conrado Rodrigues

Graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996). Especialização em Terapia da Mão (1998). Mestre em Ciências da Reabilitação Neuro Motora / bolsista da CAPES (2005). Professor titular da Universidade de Sorocaba - Graduação (Terapia Ocupacional) e Pós graduação (proponente do curso Reabilitação Funcional do Membro Superior - Terapia da Mão) de 2003 a 2008. Livros publicados: “Reabilitação: Práticas inclusivas e estratégias para a ação; (2008)”; Obras produzidas em versão digital “A interface da Terapia Ocupacional no contexto multiprofissional da educação, saúde, previdência e assistência social”. Aluno especial de pós-graduação - Doutorado, no Centro Cochrane do Brasil - UNIFESP, linha de pesquisa: Osteoartrose. É Vice Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia ocupacional terceira região - CREFITO - 3, gestão 2017/2020.

 

Dra. Beatriz Bittencourt Granjo

Terapeuta Ocupacional (PUCCAMP) - Especialização no Método Neuroevolutivo Bobath; Básico e Hemiplegia no Adulto e em Neuropsicologia pela UNIFESP -  Mestre em Neurociência pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e Coordenadora da Câmara Técnica de Neuropsicologia da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO.

 

Dra. Debora Aparecida Ramos de Azambuja

Bacharelado em Psicologia no ano 2014 pela Faculdade Anhanguera de Bauru. Aprimoramento em Psicologia Aplicado à Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo nos anos de 2016 e 2017. Atuação clínica em terapia cognitiva-comportamental. Participação no grupo de Pesquisa do CNPq GEP - "Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Humano". Tem experiência em avaliação psicológica de crianças e adolescentes com alterações de linguagem e aprendizagem e em intervenção de crianças e suas famílias em situação de vulnerabilidade de vínculo. Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

 

Dra. Emanuella Mattos

Terapeuta Ocupacional pela Universidade de Fortaleza. Especialização em Gerontologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Prof Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Serviço de Atendimento em Demência a-SADe/ UNIFESP.

 

Dra. Fabrícia Loschiavo

PhD em Neurociências pela UFMG, com sanduíche na Universidade de Cambridge – Reino Unido. Especialização em Neuropsicologia com Formação em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológicas no Instituto Oliver Zangwill – Reino Unido. Sócia fundadora e Diretora da Nexus Clínica de Neuropsicologia, em Belo Horizonte, Minas Gerais e Membro da Câmara Técnica de Neuropsicologia da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO.

 

Dra. Lycia Machado

Terapeuta Ocupacional CREFITO-2/8127 TO com Especialização em Administração Pública - FGV, em Saúde Mental - IFB e em Neurociências Aplicada à Longevidade - UFRJ. Coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Funcional da Terapia Ocupacional e membro da Câmara Técnica de Contextos Sociais da Terapia Ocupacional do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2° Região - CREFITO-2. Membro da Câmara Técnica de Neuropsicologia da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO. Experiência docente, como coordenadora de cursos e clínica em reabilitação neuropsicológica na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e em Consultório Particular: Lycia Machado - Estimulação e Reabilitação Cognitiva Funcional.

 

Dra. Luzianne Feijó Alexandre Paiva Guimarães

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (2002.2), Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral, Especialização em Processos Educacionais pela Faculdade Stella Maris, Especialização em Saúde do idoso pela Universidade estadual do Ceará e Especialização em caráter de Residência em Saúde da Família e Comunidade pelo Sistema Saúde Escola de Fortaleza em parceria com a Universidade Estadual do Ceará. É Vice Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia ocupacional sexta região - CREFITO - 6, gestão 2014/2018, Conselheira Fiscal da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais - Regional Ceará, Conselheira titular do Conselho Estadual de Assistência Social do Estado do Ceará e terapeuta ocupacional, concursada, do CAPS Geral da Prefeitura Municipal do Eusébio. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional em Saúde Mental, em Saúde da Família e em Saúde do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde mental e saúde coletiva.

 

Dra. Márcia Novelli

Membro da Câmara Técnica de Neuropsicologia da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional -  ABRATO. Profa. Associada do Curso de Terapia Ocupacional da Unifesp. Pós-doc na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2015) em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Johns Hopkins, Baltimore, EUA. Líder do Núcleo de Pesquisa e Atendimento no Envelhecimento (NIPAE) e Coordenadora do Serviço de Atendimento em Demência (SADe) - UNIFESP - campus Baixada Santista. Mestrado (2003) e Doutorado (2006) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, área de concentração ciências. Aprimoramento em Terapia Ocupacional aplicada a Geriatria e Gerontologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Terapeuta Ocupacional pela PUCCAMP (1991).

 

Dra. Maria Cristina Anauate

Terapeuta Ocupacional (USP) – Estudos em reabilitação neuropsicológica no Oliver  Zangwill Centre (Ely- Inglaterra) – Arteterapia – AATESP - 305/0915 - Experiência docente e clínica em reabilitação neurológica - Coordenadora e criadora do Espaço Viver com Arte.

 

Dra. Patrícia Buchain

Doutora em Ciências  da Saúde pelo departamento de Psiquiatria da  Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.Terapeuta ocupacional (Chefe) do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP- Atua na Unidade de Enfermaria de Psiquiatria Geriátrica e ambulatórios; Pesquisadora e colaboradora do PROTER –Ipq HCFMUSP . Coordenadora do curso de Aperfeiçoamento em Terapia Ocupacional-Reabilitação cognitiva Funcional na Saúde Mental do IDOSO (HCFMUSP);  coordenadora suplente do Especialização - Terapia Ocupacional em Reabilitação Cognitiva Funcional (HCFMUSP); ministra aulas no curso de de Aperfeiçoamento em Psicogeriatria (PROTER-HCFMUSP) e no curso de Reabilitação Neuropsicológica nos Transtornos Psiquiátricos (IPq-HCFMUSP). Membro da Câmara Técnica de Neuropsicologia da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO.

 

Dra. Patricia Cotting Homem de Mello

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade de São Paulo (1995), especialista em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (CEATA/2000), Mestre em Ciências (USP/2018). Chefe do ambulatório de Terapia Ocupacional do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua também em consultório próprio. Desenvolve suas atividades em Reabilitação Cognitiva e Funcional, com ênfase em transtornos neuropsiquiátricos com comprometimento da funcionalidade e do desempenho ocupacional, tanto em adultos quanto em idosos, integrando à prática os mais atuais conhecimentos em terapias integrativas baseadas em evidências. Docente do curso de Especialização em reabilitação cognitiva funcional do IPq/HCFMUSP. Habilitada pelo Johns Hopkins Hospital para utilização do método Taylored Activities Program (TAP) para manejo de sintomas comportamentais por cuidadores de idosos com demência. Supervisora do curso de Aperfeiçoamento em saúde mental do idoso do serviço de terapia ocupacional do IPq-HCFMUSP.

 

Evento Gratuito:

O Certificado será disponibilizado por e-mail após o evento.

Local

CREFITO-3 Em Movimento
Rua Cincinato Braga, 59, 4º andar, Bela Vista
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.