App Sympla
Baixe agora

Seminário Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores - Pouso Alegre/MG

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Seminário Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores - Pouso Alegre/MG

Câmara Municipal de Pouso Alegre - Pouso Alegre, MG
16 de setembro de 2019, 13h-18h

Inscrição

Ingresso único
Grátis
Inscrições até 16/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Vamos discutir os desafios colocados para a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, além de ser uma obrigação legal, garante maior agilidade e eficácia dos serviços prestados à população.

Assim, os municípios devem descobrir suas reais necessidades, adotar medidas preventivas, além de planejar e executar ações que promovam o exercício da cidadania no espaço urbano, de modo que todas as pessoas usufruam seu direito de ir e vir.


CONTEXTUALIZAÇÃO

 No cenário mundial, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia segundo o Informe Mundial sobre a Situação de Segurança no Trânsito, publicado em 2009. A estimativa da OMS é que, em todo o mundo, cerca de 1,3 milhões de pessoas perdem suas vidas anualmente no trânsito e cerca de 50 milhões sobrevivem feridas. O custo global é estimado em US$ 518 bilhões por ano; os custos dos acidentes de trânsito já foram estimados em 1 a 2% dos PIB dos países.

 No Brasil, segundo dados do ONSV, o número anual de mortes em acidentes de trânsito apresenta uma tendência de crescimento de 915 a 1.249 mortes por ano (intervalo de confiança 95%). Desperdiçamos R$ 56 bilhões com acidentes de trânsito por ano. São gastos públicos com resgates, gastos hospitalares, infraestruturas e sociais, além dos pagamentos dos médicos e assistentes. Para se ter uma ideia, com estes gastos, daria para construir 1.800 hospitais que teriam capacidade de atender 450 mil pessoas por dia. Outra informação importante e impactante, cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito.

Para realizar uma ampla tarefa de prevenção e seguridade viária é preciso e necessário, antes de tudo, investimentos em pesquisas com aprofundamento técnico e científico, por meios de dados e análises comparativas, qualitativas e quantitativas para tomar decisões e planejar ações com embasamentos estatísticos efetivos.

Outra forma, de ampliar o espectro de atuação permanente e de longo prazo, o investimento em educação, que tem como proporcionar conhecimento, habilidades e atitudes mudando o comportamento humano em face de optar por um trânsito mais seguro, menos violento e sustentável.

Ou seja, é necessário, antes de tudo, analisar as perspectivas dessa descentralização diante de uma crise econômica que assola o país e obriga um rearranjo institucional de forma a criar uma estrutura administrativa local, aliado a definição de uma estrutura técnica dentro do quadro de funcionários existentes. Para dar conta ao volume de ações pertinentes a este segmento, é preciso predispor de contingentes técnicos a disposição para as seguintes áreas de atuação: Fiscalização e Operação de Trânsito; Coleta, Controle e Análise Estatística de Trânsito; Engenharia de Tráfego; Educação para a Mobilidade; Junta Administrativa e Recursos de Infrações.

Todas essas áreas proporciona atendimento às necessidades de segurança, fluidez, transporte coletivo e de cargas, uso e ocupação do solo, etc. O administrador público vai poder também captar recursos através de novos tributos, taxas advindas da implantação de estacionamentos rotativos, multas e operações de apreensões, podendo ainda proporcionar locação de pátios de recolhimentos de veículos. Mas, se trata, sobretudo de assumir a responsabilidade que lhe são conferidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

No Brasil, temos diversos “cases’ e experiências de sucesso, de como otimizar o quadro existente de funcionários para dar conta ao volume de ações pertinentes a operação de fiscalização de trânsito, utilizando da existência de guardas municipais. Para tanto, é necessário envidar esforços conjuntos entre segurança pública e políticas de mobilidade urbana que venha oferecer ao município uma diminuição drástica dos acidentes localizados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1.    Análise: Avançar na construção conceitual de um enfoque sustentável de desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana como fator de segurança viária nas cidades; 2.    Intercâmbio: Contribuir com o conhecimento de boas práticas exitosas e “cases” de sucesso no desenvolvimento e gestão compartilhada de segurança pública e mobilidade urbana; 3.    Debate: Identificar e fornecer recomendações e subsídios capazes de incentivar a integração de políticas públicas de segurança pública nas ações de fiscalização e operações de trânsito; 4.    Capacidades: Divulgar e capacitar em métodos e instrumentos desenvolvidos para o fortalecimento de práticas de ações integradas de prevenção de acidentes de trânsitos e utilização de tecnologias como forma de fiscalização e gestão de cidades inteligentes; 5.    Interação: Contribuir para o fortalecimento de redes de intercâmbio e solidariedade na região entre atores urbanos comprometidos com a promoção do trânsito seguro, através de instrumentos de captação de dados estatísticos de forma a construir juntos campanhas educativas com a finalidade de reduzir gastos públicos com os custos dos acidentes de trânsito; 6.    Ampliação: Discutir sobre a ampliação e incorporação dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, como forma de desenvolver uma troca permanente de experiências e institucionalizar encontros municipais para efeitos de intercâmbios futuros.


Sobre o produtor

Observatório Nacional de Segurança Viária

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país.

Local

Câmara Municipal de Pouso Alegre
Avenida São Francisco, 320, Jardim Primavera
Pouso Alegre, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.