App Sympla
Baixe agora

Seminário Internacional Sustenta OSC: espaço cívico e fortalecimento da sociedade civil

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Seminário Internacional Sustenta OSC: espaço cívico e fortalecimento da sociedade civil

Auditório da FGV EAESP - São Paulo, SP
30 de outubro de 2019, 09h - 31 de outubro de 2019, 18h

Inscrição

Confirmar inscrição 
Grátis
Inscrições até 28/10/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

O Seminário Internacional do Sustenta OSC: espaço cívico e fortalecimento da sociedade civil será realizado entre os dias 30 e 31 de outubro, em parceria com a WINGS e a FGV Direito SP.
 
A proposta do evento é debater o espaço cívico e o ambiente de atuação das organizações da sociedade civil e partilhar os acúmulos e reflexões produzidas no âmbito do projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil.

PROGRAMAÇÃO

30/10 

14:30 | Abertura
com Neca Setubal (GIFE), Marta Machado (FGV Direito SP), Benjamin Bellegy (WINGS) e Denise Verdade (União Europeia)

15:00 | Painel 1: Um balanço sobre o ambiente de atuação da sociedade civil 

As organizações da sociedade civil (OSC) são fundamentais para o aprofundamento e consolidação da democracia e para a constituição de uma sociedade mais justa e solidária. Desempenham esses papéis de diversas formas, monitorando e contribuindo para o aprimoramento das instituições estatais, promovendo a participação ativa da cidadania, realizando atendimento a públicos vulneráveis, garantindo e ampliando direitos, entre outras.

Para tanto, as organizações dependem de um ambiente favorável a sua atuação, isto é, um espaço cívico onde a sociedade civil possa se expressar, se organizar, comunicar e estabelecer parcerias e redes de colaboração para realizar suas ações.

Este painel pretende realizar um panorama sobre as principais questões que atualmente permeiam o debate sobre qualidade do espaço cívico, trazendo reflexões sobre como o campo da filantropia pode atuar para o seu fortalecimento.

Palestrantes: 

        - Guillermo Correa (CIVICUS/RACI)

        - Jaílson de Souza e Silva (Observatório de Favelas e UNIperiferias)

        - Inês Lafer (Instituto Betty e Jacob Lafer)


        Mediação: José Marcelo Zacchi (GIFE)


        16:30 | Compromissos do campo / Coffee

        17:00 | Lançamento de publicações

        A produção de conhecimento é fundamental para subsidiar o diálogo sobre fortalecimento da sociedade civil e do espaço cívico. Esse momento do seminário será dedicado ao lançamento de duas publicações produzidas no âmbito do projeto Sustenta OSC: “Fundos patrimoniais e organizações da sociedade civil” e “Incentivos regulatórios à filantropia individual no Brasil”. Além dessas, também teremos o lançamento do CIVICUS Report “Access to Resources for Civil Society Organizations in Latin America: Facts and Challenges”. Contaremos com a presença dos autores e representantes do CIVICUS para comentar  os principais achados das pesquisas que deram origem às publicações. 


        - Report “Access to Resources for Civil Society Organizations in Latin America: Facts and Challenges” - apresentada por Juan Carlos Lozano (CIVICUS)

          - Coleção Sustentabilidade econômica das organizações da sociedade civil”. Com a apresentação dos autores: Natasha Salinas (FGV/RJ) e Augusto Hirata (FGV/SP)


          - Rodada de perguntas/debate


          18:30 | Coquetel


          31/10

          9:00 | Painel 2: Ambiente legal para atuação da sociedade civil

          Um ambiente legal favorável à atuação das organizações da sociedade civil passa pela garantia de liberdade de atuação, pelo acesso a recursos, existência de instituições que garantam a transparência das ações governamentais e mecanismos de participação e de controle social.

          Assim, ao mesmo tempo que estabelece certas obrigações, o ordenamento jurídico também garante às organizações a possibilidade de atuarem de forma independente e autônoma.

          Essa mesa tem como objetivo debater a qualidade do ambiente legal de atuação das organizações da sociedade civil, propondo um diagnóstico sobre o Brasil e outros países sobre os principais desafios para o seu aprimoramento. Propõem-se também analisar como as organizações têm agido para responder aos desafios de restrição do espaço cívico e como têm mobilizado o direito de forma a defender sua atuação.

          Palestrantes:

            - Jocylen Nieva (ICNL)

            - Paulo Haus (CEBRAF)

            - Daniel Teixeira (CEERT)

            - Juliana Vieira dos Santos (Aliança)


            Mediação: Aline Souza (FGV Direito SP)

            10:30 | Coffee

            10:45 | Painel 3: Condições de financiamento e sustentabilidade econômica da sociedade civil

            A sustentabilidade econômica é fundamental para garantir às organizações uma atuação livre e autônoma, capaz de contribuir para o fortalecimento das instituições democráticas e para a defesa de direitos fundamentais.

             

            Este painel traz um panorama sobre as formas de financiamento das organizações da sociedade civil no Brasil e em outros países. Partindo de uma perspectiva mais ampla da cultura de doação e das formas de mobilização de recursos,  pretende-se discutir como aprimorar os mecanismos de acesso a recursos, de que forma estes mecanismos impactam no fortalecimento institucional das organizações e quais as possibilidade e desafios no cenário atual.


            Palestrantes:

              - María Villalpando (Global Giving) 

              - Giovanni Harvey (Baobá) 

              - João Paulo Vergueiro (ABCR)

              - Paula Fabiani (IDIS) 


              Mediação: Aline Viotto (GIFE)

              12:15 | Almoço


              O que fazer? Propostas de ação para o campo

              Ao debater os temas que conduzem o trilho desse seminário, somos instigados à ação. Após dialogar sobre os principais desafios para o fortalecimento do espaço cívico, queremos propor três exercícios práticos sobre o que as organizações da sociedade civil e, em particular, o campo da filantropia, podem fazer diante de tais desafios.

              Em formato de oficinas de cocriação, essas atividades irão se dividir em três diferentes eixos: produção de conhecimento, comunicação e incidência política. Serão conduzidas, respectivamente pelo Grupo de Conhecimento, pela rede Narrativas e pelo Grupo de Discussão do Sustenta OSC.

              14:00 | Oficina de cocriação: Panorama e agenda da produção de conhecimento sobre o terceiro setor

              A produção de conhecimento sobre o terceiro setor é fundamental para gerar reflexões e subsidiar as ações desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil, bem como para estruturar estratégias de fortalecimento e apoio às OSC. A proposta desta oficina, em parceria com o Grupo de Conhecimento sobre Investimento Social, é debater as lacunas e demandas de produção de conhecimento sobre investimento social privado e organizações da sociedade civil de forma mais ampla. Nesse sentido, o encontro irá aprimorar colaborativamente o mapeamento das pesquisas sobre OSC, ISP e filantropia no Brasil e debaterá a utilização de dados e conhecimento sobre o setor a partir da apresentação de cases.


              Inscreva-se aqui *


              15:30 | Coffee 

              15:30 | Oficina de cocriação: Comunicação em defesa de uma sociedade livre

              Sabemos do papel estratégico da comunicação para a construção de novas narrativas e abertura de diálogos e conexões entre diferentes esferas da sociedade. A desconfiança e desconhecimento do trabalho realizado pelas organizações não é um fenômeno recente, mas o atual contexto de hiperconectividade, polarização e pulverização dos meios de comunicação torna ainda mais fundamental a reflexão sobre como a comunicação pode atuar de forma estratégica.

              Essa oficina está focada em discutir quais os desafios colocados hoje para as organizações na comunicação com a sociedade e com o poder público.

              Inscreva-se aqui *


              17:00 | Oficina de cocriação: Incidência política para fortalecimento da sociedade civil

              Nas últimas décadas, as organizações têm experimentado ameaças à sua sustentabilidade decorrentes, ao mesmo tempo, da baixa capacidade de geração de recursos próprios, da fragilidade dos mecanismos de financiamento e do cenário de insegurança jurídica na relação com o Estado.

              Para que continuem exercendo ações de monitoramento e aprimoramento das instituições estatais, de promoção da participação ativa da cidadania, e de garantia e ampliação de direitos, é essencial fortalecer as condições de sustentabilidade política e econômica das organizações

              A proposta dessa oficina é debater propostas e estratégias de alterações normativas que fortaleçam a sociedade civil e aprimorem o ambiente de atuação das organizações.

              Clique aqui para baixar a programação


              *pessoas inscritas nas terão prioridade de participação caso o espaço atinja sua capacidade máxima permitida.


              Local

              Auditório da FGV EAESP
              Rua Itapeva, 432, Bela Vista
              São Paulo, SP

              Ver mapa

              Login

              Esqueceu sua senha? Clique aqui.

              Recuperar senha

              Confira seu e-mail

              O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

              Criar conta

              Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

              Confira seu e-mail

              Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.