App Sympla
Baixe agora

Seminário Internacional Sustenta OSC: espaço cívico e fortalecimento da sociedade civil

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Seminário Internacional Sustenta OSC: espaço cívico e fortalecimento da sociedade civil

Auditório da FGV EAESP - São Paulo, SP
30 de outubro de 2019, 09h - 31 de outubro de 2019, 18h

Inscrição

Confirmar inscrição 
Grátis
Inscrições até 28/10/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

O Seminário Internacional do Sustenta OSC: espaço cívico e fortalecimento da sociedade civil será realizado entre os dias 30 e 31 de outubro, em parceria com a WINGS e a FGV Direito SP.
 
A proposta do evento é debater o espaço cívico e o ambiente de atuação das organizações da sociedade civil e partilhar os acúmulos e reflexões produzidas no âmbito do projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil.

PROGRAMAÇÃO

30/10 

14:30 | Abertura
com Neca Setubal (GIFE), Marta Machado (FGV Direito SP), Benjamin Bellegy (WINGS) e Denise Verdade (União Europeia)

15:00 | Painel 1: Um balanço sobre o ambiente de atuação da sociedade civil 

As organizações da sociedade civil (OSC) são fundamentais para o aprofundamento e consolidação da democracia e para a constituição de uma sociedade mais justa e solidária. Desempenham esses papéis de diversas formas, monitorando e contribuindo para o aprimoramento das instituições estatais, promovendo a participação ativa da cidadania, realizando atendimento a públicos vulneráveis, garantindo e ampliando direitos, entre outras.

Para tanto, as organizações dependem de um ambiente favorável a sua atuação, isto é, um espaço cívico onde a sociedade civil possa se expressar, se organizar, comunicar e estabelecer parcerias e redes de colaboração para realizar suas ações.

Este painel pretende realizar um panorama sobre as principais questões que atualmente permeiam o debate sobre qualidade do espaço cívico, trazendo reflexões sobre como o campo da filantropia pode atuar para o seu fortalecimento.

Palestrantes: 

        - Guillermo Correa (CIVICUS/RACI)

        - Jaílson de Souza e Silva (Observatório de Favelas e UNIperiferias)

        - Inês Lafer (Instituto Betty e Jacob Lafer)


        Mediação: José Marcelo Zacchi (GIFE)


        16:30 | Compromissos do campo / Coffee

        17:00 | Lançamento de publicações

        A produção de conhecimento é fundamental para subsidiar o diálogo sobre fortalecimento da sociedade civil e do espaço cívico. Esse momento do seminário será dedicado ao lançamento de duas publicações produzidas no âmbito do projeto Sustenta OSC: “Fundos patrimoniais e organizações da sociedade civil” e “Incentivos regulatórios à filantropia individual no Brasil”. Além dessas, também teremos o lançamento do CIVICUS Report “Access to Resources for Civil Society Organizations in Latin America: Facts and Challenges”. Contaremos com a presença dos autores e representantes do CIVICUS para comentar  os principais achados das pesquisas que deram origem às publicações. 


        - Report “Access to Resources for Civil Society Organizations in Latin America: Facts and Challenges” - apresentada por Juan Carlos Lozano (CIVICUS)

          - Coleção Sustentabilidade econômica das organizações da sociedade civil”. Com a apresentação dos autores: Natasha Salinas (FGV/RJ) e Augusto Hirata (FGV/SP)


          - Rodada de perguntas/debate


          18:30 | Coquetel


          31/10

          9:00 | Painel 2: Ambiente legal para atuação da sociedade civil

          Um ambiente legal favorável à atuação das organizações da sociedade civil passa pela garantia de liberdade de atuação, pelo acesso a recursos, existência de instituições que garantam a transparência das ações governamentais e mecanismos de participação e de controle social.

          Assim, ao mesmo tempo que estabelece certas obrigações, o ordenamento jurídico também garante às organizações a possibilidade de atuarem de forma independente e autônoma.

          Essa mesa tem como objetivo debater a qualidade do ambiente legal de atuação das organizações da sociedade civil, propondo um diagnóstico sobre o Brasil e outros países sobre os principais desafios para o seu aprimoramento. Propõem-se também analisar como as organizações têm agido para responder aos desafios de restrição do espaço cívico e como têm mobilizado o direito de forma a defender sua atuação.

          Palestrantes:

            - Jocylen Nieva (ICNL)

            - Paulo Haus (CEBRAF)

            - Daniel Teixeira (CEERT)

            - Juliana Vieira dos Santos (Aliança)


            Mediação: Aline Souza (FGV Direito SP)

            10:30 | Coffee

            10:45 | Painel 3: Condições de financiamento e sustentabilidade econômica da sociedade civil

            A sustentabilidade econômica é fundamental para garantir às organizações uma atuação livre e autônoma, capaz de contribuir para o fortalecimento das instituições democráticas e para a defesa de direitos fundamentais.

             

            Este painel traz um panorama sobre as formas de financiamento das organizações da sociedade civil no Brasil e em outros países. Partindo de uma perspectiva mais ampla da cultura de doação e das formas de mobilização de recursos,  pretende-se discutir como aprimorar os mecanismos de acesso a recursos, de que forma estes mecanismos impactam no fortalecimento institucional das organizações e quais as possibilidade e desafios no cenário atual.


            Palestrantes:

              - María Villalpando (Global Giving) 

              - Giovanni Harvey (Baobá) 

              - João Paulo Vergueiro (ABCR)

              - Paula Fabiani (IDIS) 


              Mediação: Aline Viotto (GIFE)

              12:15 | Almoço


              O que fazer? Propostas de ação para o campo

              Ao debater os temas que conduzem o trilho desse seminário, somos instigados à ação. Após dialogar sobre os principais desafios para o fortalecimento do espaço cívico, queremos propor três exercícios práticos sobre o que as organizações da sociedade civil e, em particular, o campo da filantropia, podem fazer diante de tais desafios.

              Em formato de oficinas de cocriação, essas atividades irão se dividir em três diferentes eixos: produção de conhecimento, comunicação e incidência política. Serão conduzidas, respectivamente pelo Grupo de Conhecimento, pela rede Narrativas e pelo Grupo de Discussão do Sustenta OSC.

              14:00 | Oficina de cocriação: Panorama e agenda da produção de conhecimento sobre o terceiro setor

              A produção de conhecimento sobre o terceiro setor é fundamental para gerar reflexões e subsidiar as ações desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil, bem como para estruturar estratégias de fortalecimento e apoio às OSC. A proposta desta oficina, em parceria com o Grupo de Conhecimento sobre Investimento Social, é debater as lacunas e demandas de produção de conhecimento sobre investimento social privado e organizações da sociedade civil de forma mais ampla. Nesse sentido, o encontro irá aprimorar colaborativamente o mapeamento das pesquisas sobre OSC, ISP e filantropia no Brasil e debaterá a utilização de dados e conhecimento sobre o setor a partir da apresentação de cases.


              Inscreva-se aqui *


              15:30 | Coffee 

              15:30 | Oficina de cocriação: Comunicação em defesa de uma sociedade livre

              Sabemos do papel estratégico da comunicação para a construção de novas narrativas e abertura de diálogos e conexões entre diferentes esferas da sociedade. A desconfiança e desconhecimento do trabalho realizado pelas organizações não é um fenômeno recente, mas o atual contexto de hiperconectividade, polarização e pulverização dos meios de comunicação torna ainda mais fundamental a reflexão sobre como a comunicação pode atuar de forma estratégica.

              Essa oficina está focada em discutir quais os desafios colocados hoje para as organizações na comunicação com a sociedade e com o poder público.

              Inscreva-se aqui *


              17:00 | Oficina de cocriação: Incidência política para fortalecimento da sociedade civil

              Nas últimas décadas, as organizações têm experimentado ameaças à sua sustentabilidade decorrentes, ao mesmo tempo, da baixa capacidade de geração de recursos próprios, da fragilidade dos mecanismos de financiamento e do cenário de insegurança jurídica na relação com o Estado.

              Para que continuem exercendo ações de monitoramento e aprimoramento das instituições estatais, de promoção da participação ativa da cidadania, e de garantia e ampliação de direitos, é essencial fortalecer as condições de sustentabilidade política e econômica das organizações

              A proposta dessa oficina é debater propostas e estratégias de alterações normativas que fortaleçam a sociedade civil e aprimorem o ambiente de atuação das organizações.

              Clique aqui para baixar a programação


              *pessoas inscritas nas terão prioridade de participação caso o espaço atinja sua capacidade máxima permitida.


              Sobre o organizador

              Local

              Auditório da FGV EAESP
              Rua Itapeva, 432, Bela Vista
              São Paulo, SP

              Ver mapa

              Login

              Esqueceu sua senha? Clique aqui.

              Recuperar senha

              Confira seu e-mail

              O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

              Criar conta

              Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

              Confira seu e-mail

              Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.