31 jul - 2020 • 09:00 > 21:00 Ver datas e horários
Videoconferência via Sympla Streaming
A necessidade de isolamento social devido à Covid-19 levou à suspensão das aulas presenciais no mundo inteiro. No Brasil não foi diferente. Desde a segunda quinzena de março, passamos a conviver com a determinação de férias docentes, suspensão das aulas ou a adoção do ensino remoto. No horizonte, temos a possibilidade de retomar as aulas presenciais, apesar das incertezas sobre a duração da pandemia e um quadro nacional de aumento de casos e mortes.
Durante a Covid-19 surgiram diversos Observatórios, dentre os quais este Observatório da Educação na Covid-19, focado especificamente em educação - pensado por educadores para educadores. O projeto tem dois objetivos principais:
(1) Auxiliar professores e gestores educacionais a responder mais adequadamente às particularidades do momento atual;
(2) Reunir e realizar análises envolvendo a educação durante a pandemia Covid-19, incluindo o estudo da cobertura midiática.
Este seminário é mais uma ação do Observatório da Educação na Covid-19 na busca por um espaço de debate e de compartilhamento de vivências sobre educação durante o isolamento social. Ele terá apresentação de trabalhos e uma mesa-redonda.
Seminário do Observatório da Educação na Covid-19
O seminário será composto por uma mesa redonda e quatro sessões de apresentações de trabalhos. A proposta é debatermos:
Data: 31/07/2020
Horários
Programação
31/07/2020
Sessão 1: 9h - 12h00’
Abertura | Valdir Lamim-Guedes
9:10 - Aulas remotas de química durante a pandemia Covid-19: desafios, possibilidades e reflexões | Fabrícia de Castro Silva; Thalyta Pereira Oliveira; Suely Moura Melo
9:25 - As competências socioemocionais nas aulas remotas | Simone Aparecida Grillo Pereira de Lima
9:40 - Educação não presencial, adaptação ao ensino remoto na educação básica – um marco na história em face da pandemia Covid-19 | Edigar Pereira da Silva Filho
9:55 - Adaptação ao processo de ensino-aprendizagem ao período emergencial | Adriano André Maslowski; Ana Paula de Oliveira Pause
10:10 - Mapas mentais e sua aplicação no ensino remoto: relato de experiências | Ana Paula de Oliveira Pause; Adriano André Maslowski
10:25 Diálogo: uma jornada de aprendizagem e polinização para educadoras(es) | Rafael de Araujo Arosa Monteiro; Pedro Roberto Jacobi
10:40 - Análise sobre o retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da Covid-19: caminhos para uma atuação crítica em psicologia escolar | Rodrigo Toledo; Rodnei Pereira
10:55 - Projeto "1000 Futuros Cientistas” e a Covid-19: utilizando as ferramentas digitais na extensão universitária para dar uma resposta ao isolamento social | Otávio Morato de Andrade; Janaina de Paula Silva; Thales do Valle Moreira; Karen Monique Nunes; Wladmir Teodoro da Silva; Rita de Cássia de Oliveira Sebastião
Sessões 2: 14h - 17h00’
14:00 – Abertura | Valdir Lamim-Guedes
14:10 - Intervenções pedagógicas nas atividades remotas no ensino técnico integrado ao médio: relato de experiência na ETE Arcoverde/PE | Daniel dos Santos Rocha; Leandro Ferreira Araujo
14:25 - Desafios da coordenação da graduação em Enfermagem em uma IES privada frente a Covid-19: um relato de experiência | Gabriela Rossi Ferreira; Alexandre Alves Moreira
14:40 - O ensino remoto em uma escola profissional: desafios, métodos e conquistas | Caroline Gomes Ferreira
14:55 - Projetos integrados e júri simulado: as metodologias ativas como ferramentas de engajamento e aprendizado para uma nova realidade | Ingrid Juliana Francini
15:10 - Elaboração de atividades de arte em tempos de pandemia: uma experiência com o trabalho em mutirão | Edilaine Isabel Ferreira Aquino, Mariana Aranha de Souza
15:25 - Ensino e aprendizagem em arte não presencial: escola, estudantes e família | Michael Santos Silva; Juliana Marcondes Bussolotti
15:40 - Memes e educação no contexto da Covid-19 no Brasil | Luis Gustavo Guimarães
15:55 - Convite contra Covid-19: trabalho colaborativo de professores de arte em tempo de pandemia | Givandelson de Oliveira Aquino, Juliana Marcondes Bussolotti
16:10 - A história em tempos de peste: relato de experiência | Ramiro Lopes Bicca Junior
16: 25 – Debate
Mesa-redonda: 19h – 21h
Convidados para a mesa-redonda
Convidados para a mesa-redonda
Alexandre Marcelo Bueno (Universidade Presbiteriana Mackenzie, http://lattes.cnpq.br/4102309176261051)
Ângela de Almeida Mogadouro Calil (Centro Universitário Senac-SP, http://lattes.cnpq.br/4126108849181265)
Carolina Estéfano (ETEC-SP, http://lattes.cnpq.br/9210324060405949)
Gustavo Borghi (Escola Internacional de Alphaville e Doutorando FFLCH/USP, http://lattes.cnpq.br/2610111015607063)
Carga horária total: 10 horas.
Formas de participação
Certificados digitais emitidos pela Editora Na Raiz.
Plataforma: Zoom (acesso será realizado através do Sympla, conforme orientações enviadas após a confirmação da inscrição no evento).
Apresentação de trabalhos
Durante o seminário, será dada grande atenção à apresentação de trabalhos, quando poderemos estabelecer uma troca mais efetiva de saberes e experiências. Estas apresentações se darão com o envio de um resumo e, após a aprovação, o trabalho integrará uma das sessões de debates. Em cada sessão serão apresentados até quatro trabalhos.
A certificação de apresentação do trabalho será emitida para os autores que participarem efetivamente da sessão de apresentação do trabalho. Todos os resumos serão publicados nos anais do evento (veja a seguir mais informações).
Trabalhos aprovados (prévia do caderno de resumos)
Normas para submissão
Cada resumo deve ter entre 250 e 500 palavras e, no máximo, quatro autores.
Todos os autores devem se inscrever no evento. As inscrições podem ser realizadas após a aprovação do resumo.
Cada autor pode enviar um trabalho como primeiro autor e aparecer como co-autor em apenas mais um trabalho.
Data limite para envio dos trabalhos: 29/07
Envio através do formulário: https://forms.gle/UrrpY8Gp971DgmxD8
Temas dos trabalhos
Os resumos devem versar sobre a educação durante a Covid-19. Alguns temas pertinentes são:
No dia do evento
Cada trabalho será apresentado em 15 minutos com a possibilidade de usar uma apresentação de slides.
Os quatro trabalhos de cada sessão serão apresentados em seguida e, ao fim, teremos 30 minutos para debate.
Publicação
Os resumos integrarão o livro do Observatório da Educação na Covid-19, que será publicado pela Editora Na Raiz (Veja chamada).
No dia do evento, será disponibilizada uma versão preliminar do livro com os resumos das comunicações, para auxiliar na compreensão das apresentações.
Organização do evento e do livro
Prof. Dr. Valdir Lamim-Guedes
CV: http://lattes.cnpq.br/3473994189361010 | https://www.facebook.com/lamimguedes
E-mail [email protected]
Acompanhe o Obsevatório da Educação na Covid-19 através dos canais:
Site do projeto: http://obseducovid19.wordpress.com/
Facebook: http://www.facebook.com/obseducovid19
Grupo no Whatsapp (apenas para envio de novidades) https://chat.whatsapp.com/D8MbCp3BpXnKm6ExtHv4C5
Assine a newsletter deste projeto https://mailchi.mp/b4fb33e376ee/obseducovid19
Campanha Catarse: https://www.catarse.me/obseducovid19
Formas de pagamento:
Pelo Sympla
Diretamente com o organizador (contato pelo e-mail [email protected])
Contribuição para a Campanha Catarse: https://www.catarse.me/obseducovid19 com valor igual ou superior ao da inscrição.
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Valdir Lamim-Guedes
Biólogo e Mestre em Ecologia - UFOP Doutor em Educação - USP