O evento já encerrou...
SEMINÁRIO - ARTE, CORPO E TECNOLOGIA
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

SEMINÁRIO - ARTE, CORPO E TECNOLOGIA

29 jun - 2021 • 19:00 > 1 jul - 2021 • 21:00

Evento Online via Microsoft Teams

Descrição

Estudantes de Graduação em Dança e Teatro da Universidade Regional de Blumenau, convida artistas e profissionais da área de Arte e tecnologia para participar, do I Seminário - Corpo, Arte e Tecnologia, de forma online. O evento promovido pelos graduandos/as/es  traz como tema principal "CORPO, ARTE E TECNOLOGIA: Encruzilhada de possibilidade", voltada para se pensar de modo interligado questões da cultura, da educação, das artes e das tecnologias, e a utilização da tecnologia como fomento pedagógico e artístico para produção em ARTE.

O seminário, acontecerá de 29/06 a 01/07, vai promover palestra, bate-papo e apresentação dos vídeos (arte, perfomance e dança) dos/as/es estudantes de Dança e Teatro desenvolvido pelo componente curricular: "Artes Cênicas e Novas Tecnologias", sob orientação do Professor Ms. Jesse Cruz.

Evento gratuito e totalmente online.


PROGRAMAÇÃO:

29/06/2021

Abertura:

19hs: GALVANDA GALVAO - Belém/PA

O Búfalo Outro Eu - Sob a errância eu-outro, as dobras do “pathos”, paixão-razão, indissociáveis numa trágica existência. A mulher, personagem que vive uma ruptura, neste sentido uma suspensão, os animais, precisa expansão, a girafa “um pássaro sem asas”, a diferença marca a resistência cerceada. Hesitante questão sob o enclausuramento, as grades que Clarice Lispector nos apresenta com O Búfalo, conto que compõe Laços de Família, livro de 1960 em meio à morte iminente, sobretudo neste ano 2020, contemporânea experiência: as máscaras, o covid-19. A videoarte explicita a metamorfose, tudo é corpo, o ódio, o amor, as cisões, a insubmissa voz, “o grito das namoradas”. No olho o outro, um outro-eu, estranho, agônico, indizível, o duplo. A poesia, a crueldade, a nudez são os desvãos da imprecisão: a desconstrução movente, atravessamentos entre as linguagens, música, fotografia, cor, cinema de arquivo, a colagem, território da memória rediviva, frestas no impossível, o indecidível animal que logo sou ClariceAndo Derrida há 100 anos - partilha experimental.

19:15 hs: Profa. Dra. Cristiane Wosniak

"CORPO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS AUDIOVISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS VINCULADAS À DANÇA E À PEDAGOGIA DA UBIQUIDADE"

 Release: refletir sobre as possíveis conexões e processos de criação a partir dos campos expandidos das Artes, da Educação e dos contextos da Comunicação, tomando como objeto empírico o corpo em movimento dinâmico em suas medi(ações) tecnológicas videodançantes e que se constituem em dispositivos de acesso aos processos de ensino e aprendizagem da dança a partir da pedagogia da ubiquidade.


20:15hs - Apresentação dos videos(arte - performance - dança) dos estudantes em Teatro e Dança.


30/06/2021

Abertura:

19hs:  Ederson Vergara - PELOTAS/RS

SUJEIÇÃO - Em uma sociedade marcada por diferenças sociais, o cidadão simples luta dia após dia para ter o pão posto à mesa de sua família, enquanto seus líderes buscam cada vez mais acumular riquezas e poder explorando a mão de obra. Este trabalho de vídeodança traz para a tela uma metamorfose entre a resistência por princípios e ideais, e a sujeição em troca de sua sobrevivência e dos seus. Afinal, para os patrões, seriam humanos, animais, ou humano-animais os que servem aos senhores?

19:15hs: Profª Drª Carlise Scalamato

"Corporalidades da Dança na Cultura Digital"

Realese: A dança na cultura digital é re-configurada no encontro entre os fazeres artísticos,os procedimentos técnicos/estéticos audiovisuais e as novas tecnologias. Nesta perspectiva, serão apresentados o conceito de corpo pós-humano, os tipos de corpos e  as relações com a dança na contemporaneidade.

20:15hs - Apresentação dos videos(arte - performance - dança) dos estudantes em Teatro e Dança.


01/07/2021

19hr Daniel Aires - Porto Alegre/RS

Videodança que reflete alguns estados do nosso tempo, das luzes, das fragmentações e dos estares sonâmbulos. Coabitam as repetições e os movimentos fluorescentes que de alguma maneira viralizam fazeres-dança distintos. Tudo isso em um estudo da luz como elemento ambivalente e contraditório, que alimenta e dissipa algo do corpo. Financiamento pelos Editais Emergenciais de Auxílio à Cultura da cidade de Porto Alegre.


19:15hs: Prof Ms. Jardel Lemos

"Corpo na Infância e os meios Tecnológicos"

19:45hs - Apresentação dos videos(arte - performance - dança) dos estudantes em Teatro e Dança.



Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Graduação Licenciatura em Dança e Teatro - FURB

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.