App Sympla
Baixe agora

SEMANA TECNOLÓGICA DE FUNDIÇÃO 2019

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

SEMANA TECNOLÓGICA DE FUNDIÇÃO 2019

SENAI Itaúna CETEF Marcelino Corradi - Itaúna, MG
27 de maio de 2019, 19h - 31 de maio de 2019, 21h

Inscrição

Segunda-feira
Grátis
Inscrições até 27/05/2019
Encerrado
Terça-feira
Grátis
Inscrições até 28/05/2019
Encerrado
Quarta-feira
Grátis
Inscrições até 29/05/2019
Encerrado
Quinta-feira
Grátis
Inscrições até 30/05/2019
Encerrado
Sexta-feira
Grátis
Inscrições até 31/05/2019
Encerrado

Descrição do evento

SEGUNDA-FEIRA 27/05

1ª Palestra técnica: 

Horário: 19h

Tema: Diminuição do teor de magnésio em ligas nodularizantes. Empresa ELKEM.

Resumo da Palestra: Nesta palestra serão abordados os seguintes assuntos: estruturas de grafitas; a grafita esferoidal e o tratamento no ferro fundido nodular; a influência do enxofre; os níveis adequados de magnésio e os diferentes tipos de tratamentos e os principais métodos de inoculação.

Palestrante: Marlon Bauer.

Atuação profissional: Coordenador de serviços técnicos para a Elkem Foundry América do Sul. Graduado em Engenharia Civil e especializado em Engenharia de Fundição pela Sociesc (SC). Possui mais de 17 anos de experiência em indústria de fundição.

 2ª Palestra técnica:

Horário: 20h

Tema: Aplicações da análise térmica eutética na produção. Empresa AG Assessoria de Fundição.

Resumo da Palestra: Nesta palestra serão apresentados sobre os conceitos da análise térmica no processo de fundição; os equipamentos disponíveis para realização do teste; a importância de um treinamento específico; os testes no chão de fábrica são fundamentais para assimilação dos conceitos e os elementos químicos importantes para a formação da grafita.

Palestrante: Antônio George.

Atuação profissional: Após 54 anos trabalhando em fundição, desde 2018 o palestrante vem se dedicando na divulgação dos conhecimentos adquiridos na prática, por meio de consultorias, mais especificamente em Análise Térmica, com foco nas nucleações dos ferros fundidos.


TERÇA-FEIRA 28/05

1ª Palestra técnica:

Horário: 19h

Tema: Tecnologia do nióbio em Materiais fundidos. Empresa CBMM Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.

Resumo da Palestra: O nióbio é um elemento de liga muito utilizado na produção de aços laminados de alta resistência e nas últimas décadas vem sendo também aplicado na produção de ferros fundidos branco, cinzento e nodular. Atuando como formador de carbonetos (NbC) de elevada dureza e proporcionando o refino das estruturas dos ferros fundidos, consequentemente melhorias das propriedades mecânicas, o nióbio promoverá a elevação da resistência ao desgaste. Atualmente o nióbio vem sendo aplicado em peças de ferro fundido cinzento de alta qualidade, apresentando um potencial perlitizante, promovendo o refino da grafita e das células eutéticas mostrando melhorias à fadiga térmica.

Palestrante: Marcos Paulo Meira.

Atuação profissional: Engenheiro de processos na companhia Brasileira de metalurgia e Mineração, com 23 anos de experiência em indústrias química / metalúrgica. Atuando há 14 anos diretamente nos processos de desenvolvimentos de produtos e aplicações a base de nióbio. Com formação acadêmica em licenciatura e engenharia química pela Universidade de Uberaba, pós-graduação em engenharia metalúrgica pela Universidade Tupy Unisociesc, atualmente discente do Mestrado em engenharia química.

 2ª Palestra técnica:

Horário: 20h

Tema: Uso do carbeto de silício em processos de fundição de ferro fundido. Empresa CARBETO DE SILÍCIO SIKA BRASIL LTDA.

Resumo da Palestra: No processo produtivo do carbeto de silício formam-se dois tipos de materiais. O primeiro que se forma na região mais interna do forno é o cristal de carbeto de silício. Esse material apresenta uma estrutura estável e compacta (hexagonal) que resulta em propriedades de elevada dureza e resistência mecânica em altas temperaturas. Devido a estas propriedades este material é aplicado na indústria de abrasivos e refratários. O segundo tipo que se forma na região mais externa do forno é o carbeto de silício metalúrgico. Esse, por sua vez, é utilizado na indústria de fundição e siderurgia. Para a indústria de fundição o carbeto de silício é uma fonte de silício e carbono em ligas ferrosas com baixos níveis de impurezas quando comparado a outras fontes de silício e carbono. Além do mais o carbeto de silício proporciona um aumento da nucleação em ferro fundido e consequentemente melhora a qualidade final do produto e também proporciona uma redução de custo no processo. Sendo assim o carbeto de silício torna-se uma boa alternativa como fonte de silício e carbono no processo produtivo de ligas ferrosas. 

Palestrante: Klébson Luiz Silva.

Atuação profissional: Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e possui experiência profissional nos mercados de autopeças e siderúrgico. Atualmente é Gerente de Vendas de Carbeto de Silício Metalúrgico para o mercado da América Latina, estando há mais de 07 anos na Saint-Gobain no desenvolvimento do uso do carbeto de silício na indústria de fundição e siderurgia.

 

QUARTA-FEIRA 29/05

1ª Palestra técnica:

Horário: 19h

Tema: A tecnologia Inductotherm aplicada a mudança de processos de fusão convencionais por indução. Empresa Inductotherm.

Resumo da Palestra: Nesta palestra será apresentada uma análise completa sobre a alteração do processo de fusão com cubilot para o sistema de fusão por indução, passando por análise de layout, ganhos operacionais de mão de obra, mudanças no processo de fusão e ganhos ambientais.

Palestrante: Fernando Mauri.

Atuação profissional: Com experiência de 23 anos no ramo de aquecimento / fusão por indução, tendo trabalhado na Inductotherm nas áreas de engenharia, produção, qualidade e agora exercendo a função de Gerente Comercial Melting. Vem desempenhando uma atividade de promover a implementação de tecnologias e inovações nos processos de fusão por indução, atendendo os mercados brasileiro e sul-americano.

 2ª Palestra técnica:

Horário: 20h

Tema: Bentonita BENTONGEL AÇO AP/XD. Empresa Bentonisa.

Resumo da Palestra: Lançamento nacional de bentonita aditivada com gerador de carbono vítreo, importado da França. Este gerador de carbono vítreo já é usado em quase todas as fundições da Europa, com inúmeras vantagens e ótimos resultados práticos.

Palestrante: Wandeir José.

Atuação profissional: Pós-graduado em Engenharia de Fundição. Especialização em Resin Bonded Sand pela JICA/SENAI CETEF. Desenvolveu, inicialmente, suas atividades em fundições do RS, Cláudio e Itaúna. Depois no SENAI/CETEF no laboratório de Areias, supervisão dos laboratórios e Assistência Técnica as fundições do Brasil. Atualmente realiza vendas técnicas para a BENTONISA em MG e Assistência Técnica as fundições clientes da BENTONISA no Brasil, Argentina, Chile, Peru e México.

 

QUINTA-FEIRA 30/05

1ª Palestra técnica:

Horário: 19h

Tema: Novas Tecnologias em sistemas de moldagem, macharia e vazamento: Um estudo da redução de custos e aumento da produtividade. Empresa EUROMAC.

Resumo da Palestra: A palestra EUROMAC irá apresentar os diferenciais tecnológicos que a empresa tem desenvolvido nos últimos anos, tanto no segmento de areia verde, como areia resina e sistemas de carga e vazamento de metais. Sempre buscando a otimização dos processos produtivos, com enfoque de alguns exemplos de empresas que conseguiram após a aquisição dos equipamentos EUROMAC, reduzirem os seus custos produtivos e também aumentar a produtividade.

Palestrante: Reginaldo Andrade.

Atuação profissional: Gerente comercial da EUROMAC, com 27 anos atuando no mercado de fundição no segmento de equipamentos, tanto na área técnica como comercial (Projetos, processos, layouts, desenvolvimentos, assistência técnica, etc.). Atualmente é diretor adjunto e membro do conselho técnico da ABIFA – Associação Brasileira de Fundição.

 2ª Palestra técnica:

Horário: 20h

Tema: Projetos e processos de fundição robustos, competitivos e sustentáveis. Empresa MAGMA ENGENHARIA DO BRASIL.

Resumo da Palestra: É fundamental, para que a empresa mantenha a sua competitividade, que os seus projetos sejam robustos e sustentáveis. Uma engenharia forte, capaz de dar suporte às demandas da empresa, é fundamental. A Fundição não pode correr o risco de ter o custo da não engenharia, impedindo a sua lucratividade. Estes são alguns pontos que serão apresentados e debatidos na palestra.

Palestrante: Reinaldo Oliveira.

Atuação profissional: Mestre em Gestão e Tecnologia. 25 anos de experiência em Fundição. 14 anos trabalhando na MAGMA. Gerente Técnico Comercial da MAGMA Engenharia do Brasil Ltda.

  

SEXTA-FEIRA 31/05

ENCONTRO ACADÊMICO DE FUNDIDORES

Horário: 19h às 21h

Debate sobre o papel do técnico no processo de fundição, suas perspectivas sobre o mercado de trabalho e projeções nas quais os profissionais da área podem estar inseridos. Para a discussão dos temas foram convidados ex-alunos do curso técnico em fundição do SENAI Itaúna, que possuem grande experiência no ramo e carreira de sucesso:

Pedro Henrique Parreiras. Fundição de Ferro Ltda - FUNFER. Divinópolis – MG.

Glaucimar Martins de Souza. Fundição: FUNDIMIG. Carmo da Mata e Cláudio – MG.

Cristiano Soares. Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda. Itaúna – MG.

Tânia Nogueira Fonseca. Universidade de Itaúna e Universidade do Estado de Minas Gerais.

 

  • No dia 28/05, terça-feira,  às 16 horas, haverá reunião Plenária da Associação Brasileira de Fundição - ABIFA, na Unidade SENAI Itaúna. Maiores informações com Samuel: 

            ( Celular (37) 9-9121-0336 * abifa-mg@abifa.org.br



Sobre o produtor

SENAI Itaúna CETEF Marcelino Corradi

Local

SENAI Itaúna CETEF Marcelino Corradi
Rua Lília Antunes, 99, Nogueira Machado
Itaúna, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.