App Sympla
Baixe agora

Semana do Jornalismo - UniBH

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Semana do Jornalismo - UniBH

R. Líbero Leone, 259 - Belo Horizonte, MG
24 de abril de 2019, 19h-22h

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 22/04/2019
Encerrado

Descrição do evento

A semana do jornalismo, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de abril, no UniBH Campos Buritis, contará com palestras de profissionais da área que irão falar sobre suas experiencias no jornalismo. Contará também com oficinas focadas para várias áreas da comunicação, como locução, técnicas para fazer sucesso no YouTube, cobertura de desastres e muitos outros temas. 

Começará no dia 22 de abril com uma abertura, que contará com um vídeo de abertura inspirado no texto de Gabriel García Marquez, para emocionar e tentar dá um gás nos alunos para melhor aproveito dos outros dias de evento. 

"Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte". 

Discussão sobre o que é ser jornalista e o valor da profissão. Quais são os prós e os contras do exercício profissoinal, o que tem de novo, momentos inesquecíveis da carreira, etc. Microfone aberto para alunos fazerem perguntas

Tema do Dia: Qual o valor do jornalista? 

Contará também com a participação dos convidados: 

Manhã

Erika Gimenes  - Jornalista, mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Barcelona. Atualmente Erika é editora-chefe do SouBH. 

     Tema: Jornalismo cultural e cobertura jornalística de eventos.

Léo Gomide - Repórter Esportivo na Rádio Inconfidência e Comentarista no Arena98 na Rádio 98FM.  

     Tema: Dá rádio para a live 


Noite 

Thiago Reis - Formado em jornalismo pelo UniBH, conhecido pelo projeto Seu Nome, Seu Bairro. Atualmente é repórter da Rádio Itatiaia. 

     Tema: Atuação do Jornalista junto ao público 

Shirley Barroso - Formada pelo UniBH, trabalhou como produtora de eventos e noticiarista na Rádio Extra. Atuou como repórter de polícia na Rádio Itatiaia durante sete anos e atualmente trabalha como repórter na Record TV. 

     Tema: A transição entre diferentes editoriais 

Mediador: 

Victor Veloso - Repórter na AMIRT - Associação Mineira De Radio e Televisão. Aluno do sexto período de Jornalismo no UniBH. 

Gustavo Brasileiro - Produtor audiovisual, repórter, DJ, ex-estagiário da CACAU. Atualmente trabalha como RTVC na Lápis Raro.


O dia 23 de abril contará com oficinas diferencias para falar de várias formas e técnicas de jornalismo, mas com turmas pequenas e vagas limitadas por números de alunos de acordo com a sala que ocorrerá. 

Tema do Dia; O que é necessário para o novo jornalismo? 

***clique no nome da oficina para se escrever***

Manhã

Técnicas de Locução 

A intenção da oficina é que após uma conversa sobre o tema, os alunos consigam ter uma experiencia de locução no estúdio de rádio. A oficina contará com dicas para uma boa locução, como cuidar da voz, e melhorar a dicção. 

Manual de Jornalismo da CACAU 

Inicio da produção do manual de jornalismo da CACAU, produzido pelos alunos da comunicação e líderes. Contará um pouco de como é o manual do jornalismo, como construir, a importância de um, e a ética do jornalista. 

Ferramentas e Técnicas de como fazer sucesso no YouTube

O YouTube é uma das maiores plataformas de conteúdo da atualidade. Diversos profissionais da comunicação, estão migrando para essa rede. Sem, dúvida, para ter sucesso no YouTube é necessário produzir bons conteúdos. 


Noite 

Cobertura Jornalística de Desastres

Uma roda de conversa com o profissionais que estiveram presentes nos desastres de Mariana e Brumadinho. O objetivo é que os convidados deem dicas e instruções sobre como fazer a cobertura jornalistica nesses acontecimentos, além de tirar as dúvidas dos alunos e compartilhar suas experiencias. 

Técnicas de Locução 

A intenção da oficina é que após uma conversa sobre o tema, os alunos consigam ter uma experiencia de locução no estúdio de rádio. A oficina contará com dicas para uma boa locução, como cuidar da voz, e melhorar a dicção. 

Construção de Marca Pessoal 

A utilização das cores como marca pessoal, história e psicologia das cores (como usar, quando usar). Para pessoas autônomas que pretendem criar a sua identidade


24 de abril - Entrevistando quem entrevista 

Tema do Dia: Onde está o jornalista hoje? 

Manhã 

Agatha Azevedo - Formada em Jornalismo pela UFMG, em 2017. Atualmente, trabalha como repórter, produtora, diagramador(a), editora, cinegrafista e fotógrafa na rede de coletivos Jornalistas Livres, da qual é co-fundadora. 

       Tema: Atuação do jornalista em um veículo de comunicação não convencional 

Ricardo Lima - Jornalista formado pelo UniBH, Ricardo pesquisa como os quadrinhos são uma das mais influentes mídias de comunicação de massa da atualidade. Trabalha também com produção de conteúdo para social media.

       Tema: O que é e como fazer jornalismo em quadrinhos 


Noite

Iana Coimbra: Possui graduação em jornalismo pelo UniBH. Desde 2014 é repórter na TV Globo Minas. Tem experiencia na area da Comunicação, com enfase em televisão e comunicação colaborativa. 

       Tema: Telejornalismo em grandes emissoras de TV.

Guilherme Ibraim -  Jornalista graduado pelo UniBH e mestre em comunicação social. É âncora da Rádio CBN e poderá trocar ideias com os alunos sobre o rádio e a profissão. 

       Tema: Radiojornalismo e o jornalista como âncora em um programa de rádio

Mediador: 

Tariq Augusto - Ex-estagiário na Band Minas e, atualmente, é estagiário na Assembleia. Foi mediador do concurso de StartUps, promovido pelo AnimaLab no Circuito Acadêmico 2018/2

Hiago Gomes - Ex-estagiário da CACAU, atualmente é aluno do oitavo período no UniBH


*Os ingressos são limitados e a inscrição estará aberta até o dia 21 de abril, 12:00. Com exceção das oficinas, que a inscrição ficará aberta até dia 22 de abril, 12:00* 


 










Sobre o produtor

CACAU - UniBH

Centro de Aprendizagem em Comunicação e Audiovisual

Local

R. Líbero Leone, 259
Rua Líbero Leone, 259, Galpão Carandá , Buritis
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.