App Sympla
Baixe agora
Evento encerrado

SECULT - 1º Seminário de Esporte, Cultura e Turismo

IFRS PORTO ALEGRE - PORTO ALEGRE, RS
25 de maio de 2017, 08h30-17h

Inscrição

Inteiro
Grátis
Inscrições até 24/05/2017
Encerrado

Descrição do evento

1º SECULT - Seminário Esporte, Cultura e Turismo 

É um evento cujo objetivo é ampliar o debate em relação a estes temas na perspectiva da “Gestão e Inovação”. Com a participação de palestrantes em 3 temáticas compreendidas pelo lazer - esporte, cultura e turismo - tem se o interesse de aliar a prática da organização de eventos por parte dos estudantes do curso de Gestão Desportiva e de Lazer do IFRS Campus Restinga, ao fortalecimento do debate sobre o importante papel da gestão na atuação profissional destas áreas. Dentre os elementos que justificam a realização do SECULT, o primeiro a ser ressaltado diz respeito às metodologias ativas utilizadas no decorrer do curso, contribuindo com a qualidade do ensino e qualificação dos estudantes através da união de ações teóricas com práticas. Um segundo aspecto importante está relacionado ao papel da inovação e seu vínculo com a gestão de empresas privadas ou setores públicos nas áreas do esporte, cultura e turismo, cujos resultados serão percebidos por clientes e sociedade como um todo. O uso de ferramentas associadas à inovação é um diferencial para hotéis, agências de viagens, destinos turísticos, na captação de recursos para eventos e projetos esportivos e culturais, na identificação de talentos esportivos, na viabilização de atividades culturais, entre outros. Apesar da importância do tema quando o assunto é esporte, cultura e turismo, pouco tem se debatido ou divulgado a respeito em Porto Alegre - que, por exemplo, se destacou mundialmente com o projeto do "Caminho do Gol", utilizado na Copa do Mundo de Futebol. Assim, mais um motivo para que o SECULT ganhe espaço no município, fortalecendo a gestão profissional nestas áreas.


PROGRAMAÇÃO

8:30 as 9:00 - Credenciamento e coffee break (não esqueça da sua documentação).

9:00 - Abertura

1º Ciclo de Palestras:

Intervenções entre cultura e gestão
Luiz Armando Capra Filho (Usina do Gasômetro e Faculdade Monteiro Lobato)

Altas habilidades motoras: do esporte educacional ao rendimento
Júlio Mello (ESEFID - UFRGS)

Esporte e a dança como meio de mudança
Claudio Renato Franzen (Diretor Técnico FRG e Diretor de Esportes - SMDS)


12:15 as 13:15 - Intervalo para o almoço


2º Ciclo de Palestras:

Pratica de gestão sustentável do Cambara Eco Hotel
Emiliano Brugnera (Cambará Eco Hotel)

A importância da tecnologia para o turismo e a hotelaria
Kharla Tavares (Rede Plaza Hotéis)

Cidades criativas: oportunidades para o turismo
Mary Sandra Ashton (FEEVALE)

Vila Flores - relatos de experiências em gestão cultural e inovação social
Aline Bueno (Associação Cultural Vila Flores)


17:00 - Encerramento
.....................................................................................................................................................

Serão fornecidos certificados encaminhados posteriormente via e-mail do cadastro, pelo setor de extensão do IFRS Restinga.

Você necessidade de atendimento especial? Favor informar qual.

Curta nossa página no Facebook: Gestão Desportiva e de Lazer, IFRS

.....................................................................................................................................................

APRESENTAÇÃO DO CURSO:
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de lazer foi criado em 2013 no IFRS Campus Restinga, no contexto de crescimento e expansão do esporte e do lazer no país, face à carência de profissionais na área. Através de metodologias teórico-práticas, tem como objetivo a formação de profissionais aptos a gerenciar, articular e coordenar atividades nos setores de esporte, turismo, cultura e recreação. Dentre as atividades realizadas, a organização e execução de eventos, os estudantes tem a oportunidade de desenvolver habilidades e capacidades relacionadas à gestão, envolvendo recursos humanos, físicos e financeiros. Desde a implantação do curso, os estudantes realizaram os seguintes eventos:
Feira da Saúde (3 edições), Jogos de Integração (3 edições), Jogos do IFRS (3 edição), Jornada Acadêmica do Curso (3 edições). No cenário de incertezas da atualidade e pensando na construção de um espaço de debate sobre gestão e ferramentas de inovação na área de esporte e lazer, estudantes e docentes, com apoio da coordenação e direção dos campi Restinga e Porto Alegre, estão organizando o 1o SECULT – Seminário Esporte, Cultura e Turismo em Porto Alegre.

Sobre o produtor

Curso Superior Gestão Desportiva e de Lazer

Local

IFRS PORTO ALEGRE
Coronel Vicente, 281, Centro Historico
PORTO ALEGRE, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.