Saberes da terra e comunidade tradicional - Ratones/Lagoa da Conceição

Ratones - Florianópolis, SC
11 de março de 2018, 08h30-16h

Compartilhar:

Inscrição

Ingresso único
R$ 160,00
Inscrições até 10/03/2018
Encerrado

Descrição do evento

SABERES DA TERRA E COMUNIDADE TRADICIONAL 

Você já pensou de onde vem seu alimento? O impacto que isso gera? Nesse roteiro, propomos a você entrar em contato com uma realidade muito positiva sobre o alimento que ingerimos. Conheceremos um sítio de agrofloresta e agroecologia na zona rural de Floripa, faremos uma trilha pela comunidade tradicional da Costa da Lagoa e teremos uma refeição orgânica completa e deliciosa com receitas exclusivas de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

CONHECIMENTO

Nesta experiência temos a oportunidade de conhecer o trabalho do Sítio Flor de Ouro, idealizado pelo agrônomo e meliponicultor Pedro Faria Gonçalves, que entrega produtos orgânicos diretamente ao consumidor, disseminando conceitos de uma agricultura desenvolvida em harmonia com a natureza e de consumo consciente.

 Além das folhas clássicas (alface, rúcula, etc.), a cesta pode contar com outras não convencionais, como o caruru, ou amaranto-da-américa-do- sul, a bertalha, ou espinafre-indiano, e a beldroega. as PANCs. Além da agricultura, há a produção de mel artesanal e orgânico, das abelhas sem ferrão. A visita é guiada pelo geógrafo Daniel Cavalari, que é também educador ambiental e colaborador no Sítio Flor de Ouro. 

A IMPORTÂNCIA DA AGROFLORESTA PARA A SUSTENTABILIDADE 

Os Sistemas Agroflorestais (SAPs), são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida. Há diminuição na perda de fertilidade do solo e no ataque de pragas. A utilização de árvores é fundamental para a recuperação das funções ecológicas, uma vez que possibilita o restabelecimento de boa parte das relações entre as plantas e os animais. Os componentes arbóreos são inseridos como estratégia para o combate da erosão e o aporte de matéria orgânica, restaurando a fertilidade do solo, é uma forma de uso da terra na qual se resgata a forma ancestral de cultivo, trazendo benefícios econômicos e ecológicos. 

CAMINHO 

Passamos por alguns sítios, instituto de preservação, oficinas de artesãos locais e áreas da Mata Atlântica em regeneração. No trajeto, encontraremos córrego, lagoa, além de chegarmos no mirante natural onde se tem um cenário panorâmico da Lagoa da Conceição e do Parque Florestal do Rio Vermelho. O caminho vai em direção à comunidade tradicional da Costa da Lagoa, lugar que só se chega de trilha ou barco, cheio de história e cultura tradicional da ilha, onde embarcamos para a Lagoa da Conceição. O almoço acontece na casa de Cléa e Alésio, ambos especialistas em Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), onde iremos saborear deliciosos pratos de receitas exclusivas e viveremos uma experiência de imersão através do conhecimento desses alimentos provenientes de plantas que geram menor impacto no meio ambiente. 


ALMOÇO PANCs + PLANTAS MEDICINAIS

Almoço com produtos orgânicos e plantas alimentícias não convencionais, deliciosas e nutritivas receitas feitas a partir das PANCs, como o peixinho da horta e a ora pro nobis. Nessa vivência, vamos conhecer mais sobre as PANCs através do talento de Clea dos Passos. 

Resgatar e difundir sabedorias tradicionais sobre as chamadas Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Pancs) é uma forma de diversificar e enriquecer nossa alimentação. Através do conhecimento e do uso das PANCS, colaboramos com o Meio Ambiente e com o desenvolvimento mais sustentável do mundo. Uma alimentação diversa e variada traz todos os nutrientes que nosso organismo precisa, e as PANCs são um ótimo caminho para uma alimentação adequada, saudável e responsável. Para o ambiente, produzir uma PANC significa reconhecer espécies nativas cujo uso está desaparecendo e valorizar a nossa biodiversidade. 

O dia é incrível, com uma mesa farta e recheada de pratos gostosos e saudáveis. Além disso,vamos adquirir um super conhecimento sobre as plantas medicinais com Alésio dos Passos, ambientalista, com experiência na área de Plantas Medicinais, colecionador e cultivador de plantas medicinais. 


<< VAGAS LIMITADAS >> 

O quê:​ visita guiada no Sítio Flor de Ouro, trilha guiada por profissional especializado Ratones-Costa da Lagoa, barco Costa-Lagoa, almoço PANCs e vivência sobre plantas medicinais. 
Onde: ​Ratones e Lagoa da Conceição. 
Duração:​ 7h 
Distância da caminhada:​ 1,8km 

CRONOGRAMA

08:30 hs ~ Sítio Flor de ouro 
10:30 hs ~ Trilha Ratones Costa
11:30 hs ~ Barco para Lagoa
13:00 hs ~ Almoço na Lagoa
13:00 - 16:00 hs ~ Vivência com PANCS e café da tarde

Sobre o produtor

ÀTerra - Viajar com propósito

Turismo consciente, responsável e sustentável. Nossa vontade é que através do seu viajar comunidades sejam empoderadas, a natureza seja conservada e o contato consigo mesmo seja ampliado. Saiba mais em: www.aterrasustentavel.com

Comentários

Local

Ratones
Servidão Caminho Costa da Lagoa
Florianópolis, SC

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.