Retiros Autorais - Achiles convida Marcia Castro

Teatro Municipal Carlos Jehovah - Vitória da Conquista, BA
14 de julho de 2016, 20h-22h

Compartilhar:

Ingressos

Meia
R$ 20,00
Vendas até 14/07/2016
Encerrado
Inteira
R$ 40,00
Vendas até 14/07/2016
Encerrado

Descrição do evento

"Retiros Autorais" são encontros entre compositores facilitados pelo cantor e compositor Achiles. A proposta dos Retiros é proporcionar ao público uma experiência "crua" e íntima com as composições dos artistas participantes por meio de um formato de apresentações em vozes e cordas. Em cada edição, são intercaladas interpretações de canções do artista anfitrião com apresentações de composições do/da artista convidado/a da vez. Os "Retiros Autorais" primam pela informalidade dos encontros entre compositores, nos quais a música também é combinada com relatos de trajetórias pessoais, expectativas profissionais dos artistas e suas motivações criativas. Por esta razão, os "Retiros" se despem da espetacularização de apresentações musicais a fim de compatibilizá-las com a forma cotidiana e conciliadora pela qual alguns compositores contemporâneos vivem sua musicalidade. A segunda artista convidada é Marcia Castro. Quem assina a direção musical da segunda edição dos Retiros é o músico e compositor Tiago Menezes.


Achiles é cantor e compositor de música brasileira. 
Começou a cantar aos 7 anos, numa banda de percussão de sua cidade, Maracás-BA. Aos 12, assumia os vocais da banda de seu pai, Me Leva, na qual foi vocalista por 8 anos, realizando shows em toda a Bahia e em cidades no interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins e São Paulo. 
Ao iniciar a graduação em Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Achiles conheceu Marcus Marinho, com quem desenvolveria sua aptidão para a composição. Ao lado de Marinho, participou de muitos festivais em todo o país, sendo premiado e reconhecido em muitos deles. Juntos, lançaram dois discos: “Pandora” e “Ciência, Arte, Ideologia e Música”, este último dando vida ao grupo que lideraram por 3 anos, o CAIM. 
Agora, Achiles prepara o lançamento de seu primeiro EP, intitulado “Divino e Ateu”. O trabalho está sendo produzido por Tiago Menezes e inclui composições em parceria com amigos compositores, como Marcus Marinho, André Fernandes, Conrado Pera e Paulo Monarco. 

A baiana Marcia Castro iniciou sua carreira musical aos 16 anos. Em 2006, conquistou o Braskem de Cultura e Arte, maior prêmio do cenário independente da música baiana, iniciando assim a gravação do seu 1º CD, “Pecadinho”, com produção musical de Luciano Salvador Bahia, lançado em junho de 2007 no Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2008, Marcia lança o disco em São Paulo, onde se radicou, iniciando uma jornada com direito a inserção da música Queda na trilha da novela Ciranda de Pedra, da rede Globo, indicação ao Premio Tim/2008 como melhor cantora pop-rock, gravação com Tom Zé no disco “Estudando a Bossa-Nova”. Além disso, foi convidada pela cantora argentina Mercedes Sosa para participação em seus shows na Alemanha, Israel e Brasil, passando pelas principais capitais do país. Já radicada em São Paulo, em 2012 a cantora lança o seu segundo álbum “De pés no chão”, produzido por Guilherme Kastrup e Rovilson Pascoal, através do programa Natura Musical, que também lhe agraciou com uma turnê por 6 capitais do país. Frutos deste disco, três clipes foram produzidos: “29 beijos” com direção de Daniel Lisboa e Diego Lisboa, “Dé Pés no Chão” assinado pela Big Bonsai e “Vergonha”, com direção de Patricia Pillar. Em paralelo a sua carreira autoral, Marcia promove nos verões baianos o projeto “Pipoca Moderna”, reunindo no mesmo palco diversos artistas da música brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Otto, Baby do Brasil, Luiz Melodia, dentre outros. Em 2014, Marcia Castro lança o seu terceiro album, “Das Coisas que Surgem”, com produção musical do paulista Gui Amabis, participações especiais da cabo-verdiana Mayra Andrade e Jaques Morelenbaum e distribuição da Sony Music. Nesse album, Marcia estreia como compositora.

Sobre o produtor

Casa Fora do Eixo Vitória da Conquista

Coletivo integrante do Circuito Fora do Eixo. Desenvolve ações culturais e já trouxe para Vitória da Conquista nomes como Pouca Vogal, Marcelo Jeneci, Emicida, Ratos de Porão, dentre outros.

Comentários

Local

Teatro Municipal Carlos Jehovah
Praça da Bandeira
Vitória da Conquista, BA

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.