App Sympla
Baixe agora

Reforma da Previdência: desafios e consequências

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Reforma da Previdência: desafios e consequências

Faculdade de Direito do Recife - Recife, PE
06 de junho de 2019, 15h-18h

Inscrição

Ingresso Único 
Grátis
Inscrições até 06/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

Reforma da Previdência: não existe almoço grátis

A frase popularizada por Milton Friedman jamais se aplicou tão bem ao atual contexto político brasileiro; a máxima vem se provando verdadeira e estamos vivenciando seus efeitos no momento.

A conta chegou e todos os brasileiros terão que pagar. A farta refeição desfrutada durante décadas de populismo gerou um ônus impagável aos contribuintes do nosso país – a pátria que tudo promete, pouco entrega e nada muda agora terá de encarar a realidade; realidade esta criada por décadas de políticas econômicas calcadas pelo keynesianismo e intervencionismo político.
  
A motivo da discussão não é segredo: a reforma da previdência.

O governo, com sua esotérica (e até mesmo folclórica) economia de um trilhão promete resolver todos os problemas. Mas a economia será feita de maneira equânime ou os velhos fatores políticos continuarão a ser decisivos? A reforma previdenciária dos militares, acompanhada de sua reformulação de carreira parece escancarar este ponto de interrogação. Por outro lado, seria possível manter a previdência dos indivíduos intacta sem que entrássemos em um colapso fiscal? Ressalta-se: não há melhor prestação estatal ou direito do que a liberdade para produzir sem carregar o fardo produzido por responsabilidade alheia. 

Em meio a tantas indagações, uma coisa é certa: chegou a hora de mudar. Para isso é necessário discutir os novos rumos da previdência social. É visando ampliar o debate sobre o tema que o Ateneu Pernambucano tem o orgulho de anunciar debate envolvendo quatro especialistas.

Almir Reis, advogado previdenciário e presidente da Associação dos Advogados Previdenciaristas (AAPREV)  e Ney Araújo, presidente do Instituto dos Advogados previdenciários (IAPE) apontarão os aspectos negativos da reforma. No outro polo, André Teixeira, Procurador da AGU, mestre em Direito pela UFPE e membro do partido NOVO e André Canuto, pós graduado em economia do setor público, Mestre em direito público, doutor em ciência política falarão em favor da reforma. Orgulhosamente convidamos todos a fazer parte deste evento que acontecerá no dia 06/06, no auditório Tobias Barreto da Faculdade de Direito do Recife das 15h as 18h.

Vamos construir o amanhã.

Ateneu Pernambucano

Sobre o produtor

Ateneu Pernambucano

O Ateneu Pernambucano é uma organização nascida em 2013, na Faculdade de Direito do Recife, cujo objetivo é tornar o ambiente em que atua um lugar livre e produtivo para os alunos. O Ateneu nasce a fim de prover para aos estudantes um espaço de ideias livres e plurais, propício à produção de conhecimento; e um Diretório Acadêmico voltado à resolução dos problemas dos discentes.

Local

Faculdade de Direito do Recife
Praça Adolfo Cirne, S / N, Boa Vista
Recife, PE

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.