App Sympla
Baixe agora

Recortes de Família

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Recortes de Família

CENTRO CULTURAL JOÃO XXIII - Rio de Janeiro, RJ
27 de abril de 2019, 10h-19h

Inscrição

Inscrição
R$ 560,00
Pague em até 12x
Inscrições até 26/04/2019
Encerrado

Descrição do evento

OFICINA DE COLAGEM
Recortes de Família

" O fragmento, o recorte, o corpo figura, os encontros, os encontros ao acaso e a cola.

O movimento da collage é comparável à trajetória amorosa descrita por Roland Barthes, onde os fragmentos são as figuras da ação da collage e o recorte, ou captura, é o primeiro ato do trajeto amoroso.

Ao contrário do que muitos pensam não é a cola que faz a collage.

O que inaugura a collage é a tesoura, o olhar que paira sobre as figuras, o olho que vaga pelas superfícies impressas em busca de algo. Enfim, o olho seleciona, classifica, divide, organiza, rechaça, associa, discrimina, analisa e constrói.

Estudar o fenômeno do corte, do recorte, significa em última instância, estudar o ato criador, a poética da criação."

| Trecho retirado do livro "A collage como trajetória amorosa", de Fernando Freias Fuão |
 
Recortes de Família é a nova oficina de colagem manual do ilustrador e collagista Mauricio Planel. Nela vamos resgatar nossas memórias de infância, as histórias de família, e contos que ouvimos e não temos certeza se realmente aconteceram. Lembra daquelas histórias deliciosas que ouvimos de nossos pais, tios e avôs? Elas certamente fazem parte das lembranças mais queridas que guardamos.

O convite que fazemos nessa oficina é para explorar essas memórias através do resgate de fotos antigas, cartas, postais e objetos com a meta de  transformá-los em lindas colagens. Esta é a proposta da oficina de colagem Recortes de Família.

Cada aluno vai fotocopiar diversas fotos do seu álbum familiar, e antes de começar a collage vai escrever um breve relato de alguma memória que ficou marcada, Vamos transformar esses relatos em narrativas gráficas através de colagens!

Não é necessário ter experiência anterior com colagem ou saber desenhar. Basta a vontade de criar e aprender.

Sobre a oficina

A ideia é criar narrativas gráficas a partir dos materiais de resgate trazido por cada aluno e o olhar para desenvolver os trabalhos será enriquecido com o seguinte conteúdo:
  • a história da colagem;
  • os principais artistas da atualidade: nacionais e internacionais;
  • a técnica por trás da colagem;
  • as referências de sites onde pesquisar imagens para futuras criações;
  • o direito autoral de imagem.

Sobre o material

Todo o material já está incluso: imagens de apoio, papeis, tesouras e cola.
O aluno deverá levar apenas as cópias das fotos, cartas, postais e pequenos objetos que gostaria de utilizar nas colagens.
Fora isso, só a vontade de transformar sua história em uma obra gráfica.

Sobre o professor

Mauricio Planel é ilustrador colagista desde 2008 e atua no mercado editoral e de vídeo. Tem colaborado evista da Cultura, com diversas publicações e editoras de livros como: WMF Martins Fontes, Editora melhoramentos, Editora Moderna, Editora Harper Collins Brasil, Revista GQ, Revista Playboy, SuperInteressante, além de vídeo colagens.

É membro e um dos fundadores do Coletivo Collagistas Sin Fronteras, grupo de artistas de diversos países que trabalham com essa técnica e participou de exposiçõe na Argentina, Uruguay, Polônia e no Brasil. Representado por Aura Arte Contemporânea entre 2015-2018

Para quem quiser conhecer mais do seu trabalho, basta fazer uma visita a  https://www.mauricioplanel.com/

Sobre o local

O Centro Cultural João XXIII está próximo ao metrô Estação Botafogo - saída para a Rua São Clemente, e também possui estacionamento no local, sujeito a lotação. Para ver a localização da Rua Bambina, onde ele está localizado, favor dar uma olhada no mapa sinalizado nesta página. O local possui ainda acesso a pessoas com necessidades especiais.

Qual é a Política de Cancelamento?

Esta pergunta é bem importante, por isso pedimos que leia com atenção, ok? 

A oficina de colagens Recortes de Família é desenvolvida de forma independente e sem qualquer patrocínio. Os custos são 100% pagos pelas inscrições realizadas, por essa razão cancelamentos de última hora podem comprometer a viabilidade da realização do evento. 

Caso haja a necessidade de cancelamento, reembolsamos o valor total pago até 7 dias corridos antes da data de início da oficina. A partir de 7 dias corridos antes da data agendada, nenhum valor será reembolsado, mas você poderá indicar uma pessoa para participar no seu lugar ou obter um crédito de 50% para se inscrever em uma próxima turma. 

A oficina de colagens Recortes de Família poderá não acontecer, caso não consigamos o quórum mínimo de pessoas inscritas. Neste caso, você receberá retorno de 100% do valor pago. 

Sobre o produtor

Interseção | Ideário Coletivo

Somos um pequeno grupo de mentes, pensando nos modos, tantos e tão diversos, de se contar histórias. Ao contá-las, nosso desejo é de que outras muitas histórias possam se conectar com a nossa e que, a partir dessa conexão, nasça uma comichão, uma vontade insana, incontrolável de sermos humanos melhores. O que nos motiva? Descobrir histórias incomuns para contar, por todo canto, em conjunto.

Local

CENTRO CULTURAL JOÃO XXIII
Rua Bambina, 115, Botafogo
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.