App Sympla
Baixe agora

RACISMO ESTRUTURAL e ESTADO DE DIREITO

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

RACISMO ESTRUTURAL e ESTADO DE DIREITO

SINDAE - Salvador, BA
10 de agosto de 2019, 09h-18h

Ingressos

Ingresso padrão
R$ 350,00
em até 12x R$ 35,14
Vendas até 10/08/2019
Encerrado
Bolsas - ILG 
Grátis
Vendas até 10/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

O Instituto Luiz Gama atua há mais de dez anos na defesa dos direitos humanos em especial no âmbito das questões étnico-raciais.
(Para informações sobre bolsas integrais e bolsas parciais leiam as informações ao final). 

No dia 10 de agosto (Sábado), das 9h às 18h, o Instituto Luiz Gama, em parceria com o CRESS-BA, realizará o evento RACISMO ESTRUTURAL e ESTADO DE DIREITO, baseado na obra "Racismo Estrutural” de autoria do professor Dr. Silvio Luiz de Almeida, docente da FGV, Mackenzie e USJT, presidente do Instituto Luiz Gama, cujas ideias e teorias tem sido objeto de conferências e palestras nas principais Universidades do Brasil e do Exterior (Harvard, Oxford, King's College, Duke dentre outras). O curso tratará inicialmente a dinâmica do Estado contemporâneo com Prof. Dr. Camilo Onoda Caldas, diretor do Instituto Luiz Gama, que abordará ainda suas experiência da advocacia em casos envolvendo racismo. Os módulos específicos sobre a questão racial serão abordados pelo Prof. Silvio Luiz de Almeida a partir da sua teoria apresentada na obra "Racismo Estrutural".



Será uma oportunidade única de fazer um curso sobre o tema e conhecer pessoalmente os docentes que ministrarão as aulas.
Aos participantes será fornecido um certificado de 8h.


CONTEÚDO

MÓDULO 1: ESTADO DE DIREITO
Dinâmica do Estado contemporâneo, ideologia jurídica e pós-democracia
Estado, Sociedade civil e políticas corporativas antidiscriminatórias

MÓDULO 2: RACISMO E IDEOLOGIA
Preconceito, Racismo e Discriminação
Três concepções de racismo: individualista, institucional e estrutural

MÓDULO 3: RACISMO, POLÍTICA E DIREITO
Raça, nação e Direito
Biopolítica, Necropolítica: Racismo e antirracismo

MÓDULO 4: RACISMO E ECONOMIA
Racismo, desigualdade e desenvolvimento sócio-econômico
Crises contemporâneas e racismo

Horário: 9h às 18h
*A programação contará com intervalos entre os módulos e intervalo para almoço.


DOCENTES


Silvio Luiz de Almeida
Docente da FGV-SP em compliance anti-disciriminatório, da Universidade Presbiteriana Mackenzie no programa de Mestrado e na graduação de Direito, da Universidade São Judas Tadeu na graduação de Direito. Pós-Doutor e Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Mestre e graduado em Direito (Mackenzie) e graduado em filosofia (FFLCH-USP). Realizou nos últimos anos palestras sobre a questão racial nas principais Universidades e Instituições do Brasil e do Exterior, incluindo Harvard, Oxford, King's College e Duke dentre outras.



Camilo Onoda Caldas
Docente do programa de mestrado e de MBA da Escola Paulista de Direito (EPD) e da graduação de Direito da Universidade São Judas Tadeu. Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Mestre e graduado em Direito (Mackenzie) e graduado em filosofia (FFLCH-USP). Pesquisador, autora da obra Teoria Geral do Estado (Editoria Ideias & Letras) e advogado atuante em casos relacionados com a questão étnico-racial e racismo.


Público alvo: estudantes de graduação e pós-graduação na área de ciências humanas, juristas, jornalistas, gestores da área pública e privada, membros de movimentos sociais e todos os interessados no debate de questões étnico-raciais.

Local: Auditório do SINDAE na Rua General Labatut, n. 65 - Barris, Salvador - BA.

Bolsas de estudo: participação 100% gratuita
Destacamos que para ampliar e democratizar o acesso disponibilizamos dezenas de bolsas de estudo para o CRESS-BA - que serão distribuídas aos seus dirigentes e a terceiros conforme seus critérios internos.
Também disponibilizamos dezenas de bolsas de estudo para presidentes e vice-presidentes de associações e instituições ligadas a defesa de direitos humanos e de luta contra racismo. Novos Interessados em se candidatar para esta modalidade bolsa podem escrever para: racismoestrutural@institutoluizgama.org.br informando seus dados completos: Nome, CPF, telefone de contato, CNPJ da instituição e endereço eletrônico da instituição (site e/ou página em redes sociais).
As vagas nestas condições são limitadas.

Bolsa de estudos para estudantes e docentes da rede pública de ensino
Estudantes de graduação em Instituições de Ensino superior e estudantes do ensino médio, com renda familiar inferior a 5 salários mínimos, terão direito a pagar pouco mais de 50% do valor do curso e deverão enviar, após a inscrição, comprovante de matrícula em instituição de ensino (graduação ou ensino médio) para racismoestrutural@institutoluizgama.org.br
Professor@s da rede pública de ensino tem direito ao mesmo desconto e após a inscrição devem enviar documento comprobatório desta condição para o email acima indicado.
As vagas nestas condições são limitadas.

Outros cursos, gratuitos para todo público ou parcialmente gratuitos, organizados pelo Instituto Luiz Gama, podem ser encontrados em sua página: www.institutoluizgama.org.br.

Inscrever-se em nossos cursos ou ajudar em sua divulgação são formas de colaborar com o Instituto Luiz Gama.
Informações: racismoestrutural@institutoluizgama.org.br


Sobre o produtor

Instituto Luiz Gama

Local

SINDAE
Rua General Labatut, 65, Barris
Salvador, BA

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.