App Sympla
Baixe agora

Python Day

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Python Day

Anfiteatro Paulo Ribeiro de Arruda - São Paulo, SP
16 de maio de 2018, 08h-12h

Inscrição

Lista de espera Estudante
Grátis
Inscrições até 10/05/2018
Encerrado
Lista de espera Profissional
Grátis
Inscrições até 10/05/2018
Encerrado

Descrição do evento

Criada pelo holandês Guido van Rossum em 1991, a linguagem Python é uma das linguagens de programação que mais vem ganhando espaço no universo do Big Analytics. Ela viabiliza a comunicação entre as mais diferentes plataformas, dispositivos e sistemas, de forma ágil, simples e segura. Além disso, possui um conjunto poderoso e consistente de bibliotecas e ferramentas para análises, fornecendo a combinação perfeita para atender aos novos desafios do Big Analytics.

O Python Day é um evento anual promovido pela Elipse Software em diversas cidades brasileiras que visa promover o contato entre a indústria, a academia e toda a comunidade de desenvolvedores que utilizam esta linguagem, tendo como foco central a computação científica e suas aplicações na proposição e implementação de solução a problemas reais que afetam estes setores.

 

Palestras:

Benefícios de um Sistema de Gerenciamento de Dados de Processo plenamente integrado com a linguagem Python.

Palestrante: Samir Lima

Técnico em Eletrônica e Automação da Manufatura pelo SENAI Anchieta, graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Sumaré, MBA em Business Intelligence pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA). Atualmente, atua como consultor de aplicações na Elipse Software focado em PIMS.

Resumo: O Elipse Plant Manager, ou simplesmente EPM, é o sistema de gerenciamento de informações e dados de processo da Elipse Software, que, desde de 2011, tem a linguagem Python plenamente integrada ao sistema, conferindo maior poder de análises e processamentos.

A integração com a linguagem Python foi fundamental para liberar as informações tão preciosas contidas nos dados, que, graças ao conjunto consistente de ferramentas para processamentos matemáticos e de geração de gráficos e relatórios que oferece, viabiliza a elaboração de análises mais complexas, bem como a automatização de geração de indicadores que orientam na direção da melhoria contínua de qualidade dos processos onde o EPM atua.


Python em Deep Learning

Palestrante: Roberto Lotufo

Professor aposentado, colaborador da Faculdade Eng. Elétrica e de Computação na Unicamp e CTO e cofundador da startup NeuralMind. Ministra cursos de processamento de imagens utilizando programação matricial Python/NumPy desde 2005. Atualmente, desenvolve aplicações Deep Learning utilizando o ambiente PyTorch.

Resumo: Darei minha visão pessoal da linguagem Python, que adotei nos meus cursos de processamento de imagens, a partir de 2005. O Python substituiu a linguagem MATLAB, que foi minha primeira linguagem de programação matricial. Darei alguns exemplos de programação matricial utilizando a biblioteca NumPy. Alguns serão inspirados nos exemplos utilizados no curso on-line gratuito "Proc. de Imagens e Rec. de Padrões utilizando Python/NumPy". Nestes exemplos procuro mostrar diversas formas de resolver um mesmo problema, com preferência para soluções simples e eficientes. Recentemente com minha imersão em Deep Learning, fiquei feliz em verificar que a comunidade escolheu o Python como linguagem principal de Machine Learning. Darei alguns exemplos de programação de redes neurais utilizando Python.

 

Gestão de eficiência energética em edifícios inteligentes

Palestrante: Jorge Becerra 

Professor Doutor do Laboratório de Tecnologia de Software (LTS) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. Coordenador do grupo de arquiteturas e fábrica de software (GarfSoft), onde realiza pesquisas sobre arquiteturas de software, arquiteturas corporativas,  arquiteturas de processos de produção de Software, inovação em tecnologia de informação e automação, Industria 4.0. É consultor na área de ambientes de produção de software, arquiteturas de sistemas e automação “Smart”.

Resumo: Esta palestra apresentará a construção de um sistema de gestão de eficiência energética. Este projeto utiliza técnicas de Big Data, IA e Bussiness Process. Dentro deste contexto, haverá uma descrição do método de implementação em Python utilizando um modelo de arquitetura ODP (Open Distributed Processing).

 

Python na gestão de um processo

Palestrante: Plínio Barrio Garcia

Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade Politécnica de Jundiaí. Atuou em diversos projetos de indústrias de diferentes segmentos, como saneamento, transmissão e geração de energia, siderurgia, papel e celulose, entre outros. Atualmente, trabalha na empresa Prosys no ramo de Engenharia e Automação.

Resumo: Nessa palestra, será explicado como o Python foi utilizado para transformar os dados de processo em informações para auxiliar na tomada de decisão de produção, além de planejar e simular o processo.

Utilizando técnicas de Machine Learning, cálculos de energia e termodinâmica, foi criado um ambiente integrado entre planejamento e operação a fim de otimizar o processo, planejar manutenções, paradas e formas de operação, além de estabelecer uma relação entre planejado vs. realizado.

Sobre o produtor

Elipse Software

A Elipse desenvolve poderosas ferramentas de software para o gerenciamento, em tempo real, de processos industriais, energia, saneamento e infraestrutura, integrando todos estes sistemas em uma arquitetura única, capaz de transformar os dados em informação estratégica e gerar ganhos para o seu negócio. Há 31 anos no mercado de automação, a empresa trabalha para disponibilizar sempre o maior número de opções, garantindo alta performance em comunicação e conectividade. Sediada em Porto Alegre, a Elipse conta com o apoio de quatro filiais no Brasil, localizadas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Para atender o mercado externo, a empresa possui um escritório em Taiwan, atuando também em países como Estados Unidos, Alemanha, Índia, Rússia, Suécia, Argentina, Chile, entre outros. Atualmente, a Elipse possui milhares de cópias instaladas em todo o mundo, comprovando a alta qualidade e performance de seus produtos.

Local

Anfiteatro Paulo Ribeiro de Arruda
Av. Prof. Luciano Gualberto, 158, Travessa 3, Butantã
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.