Sem conexão com a internet

Protocolo das Águas

Sobre o produtor

“Me Calarei Para Você em Todas as Línguas da Terra” trata do mito das sereias, a partir das lendas e histórias trazidas da ilha de Itaparica. Esse mito, que atravessa o imaginário baiano e feminino, traz a condição da mulher que intui o seu poder. E quem conduz a essa atmosfera é Silene, uma faxineira que não sabe ser filha da Sereia.

“Essa personagem sereia me habita, de formas diversas, há anos; e desde que pensei em voltar aos palcos como atriz sabia que seria Maria Eugênia que me dirigiria”, comenta Isa Trigo sobre a parceria com a diretora, amiga e parceira de longa data. Em “Me Calarei Para Você em Todas as Línguas da Terra” ambas exploram perspectivas de suas carreiras talvez não tão conhecidas pelo público. Isa, cuja carreira há tempos tomou rumos para o trabalho de direção teatral, agora retorna ao palco. Já Maria Eugênia, que tem seu trabalho como atriz premiada, dá ainda mais destaque ao seu lugar como diretora. Com gostos e estéticas compartilhadas, ambas tecem cada detalhe, cada movimento, cada som desse processo como um sensível bordado em torno da poética das aguas e das sereias e de seus procedimentos.

Maria Eugênia conta que com Isa desnuda cada letra no corpo da palavra Amizade para abrir passagem à correnteza  dos entes, às paisagens nascentes da memória dos ossos, às areias finas que compõem o texto de Isa vindo das marés de Itaparica.  “De lá (e do fundo de nós) vem Silene à cena. Ela é mulher do trabalho, de hoje e de  sempre: Mulher que desata nós,  limpa, enche e esvazia bacias, baías de todos os santos.”, completa a diretora.

O texto do espetáculo foi escrito no Programa de Residência Artística do Instituto Sacatar, realizado em 2018, por Isa, como fellowship. O projeto artístico que dá origem ao espetáculo, intitulado Protocolo das Águas, foi realizado em Itaparica, no contato com a natureza, com as lendas, na observação das marés e de seus elementos; no cotidiano da região e em conversas com a comunidade local e com a comunidade do candomblé da ilha e de Salvador. Além do espetáculo, o projeto Protocolo das Águas é composto pela sua escrita cênica, por um documentário do processo artístico e um livro de artista.

 

FICHA TÉCNICA

Texto, roteiro e interpretação: Isa Trigo

Direção: Maria Eugênia Millet

Produção e Assessoria de Comunicação: Ariela Dedigo

Assistência de Produção: Jair Rocha

Cenografia: Isa Trigo e Maria Eugênia Milet

Desenho de Luz: Rino Carvalho

Operação de luz: Nathan Lemos

Figurino: Isa Trigo

Execução de figurino: Angélica Paixão

Música: Isbela Faria

Design: Leo Mendes, Ariela Dedigo

Fotografia: Ariela Dedigo, João Meirelles e Lia Cunha.

Notou algo suspeito nessa página?Denuncie