App Sympla
Baixe agora

Introdução à Programação Criativa com Processing – Curso Rápido – Santa Maria, RS

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Introdução à Programação Criativa com Processing – Curso Rápido – Santa Maria, RS

Prédio da Cacism - Santa Maria, RS
05 de maio de 2018, 13h30 - 13 de maio de 2018, 17h30

Inscrição

Curso Completo (60,00 x4 Aulas)
R$ 240,00
Pague em até 10x
Inscrições até 05/05/2018
Encerrado

Descrição do evento

Aprender a programar não é apenas para programadores! Saber como se comunicar diretamente com o computador é uma habilidade capaz de abrir uma infinidade de novas possibilidades de experimentação e criação. A Programação Criativa (Creative Coding) é a aplicação desta ideia na prática, dando destaque à criação livre utilizando código, nas mais variadas áreas de atuação, por artistas visuais, designers, desenvolvedores de jogos, educadores, ou simplesmente curiosos interessados por aprender algo novo.

Com foco em arte e criatividade, este curso tem como objetivo apresentar do zero, para completos iniciantes na área, o básico necessário para começar a utilizar código de programação como ferramenta de expressão. Este conhecimento poderá ser aplicado em diversas formas, como criação de arte digital generativa, animações, experiências interativas para exposições, jogos digitais, ou aplicativos para celular.

Até o final do curso, utilizando a plataforma Processing, os participantes desenvolverão seu primeiro projeto criativo com código. Planejado para iniciantes e leigos no assunto, não é necessário qualquer conhecimento prévio de programação para participar do curso.

Datas e horários

O curso será realizado durante dois finais de semana, a partir do dia 5 de maio, em quatro encontros nos sábados e domingos à tarde, totalizando carga horária de 16 horas.

Datas
Dia 05/05 (Sábado)
Dia 06/05 (Domingo)
Dia 12/05 (Sábado)
Dia 13/05 (Domingo)

Horários
À tarde, das 13h30 às 17h30

Local

Sala nº 608 do Prédio da Cacism, Rua Venâncio Aires, 2035. O Prédio da Cacism (Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Santa Maria), além de estar situado no centro de Santa Maria, fica próximo à Prefeitura Municipal, restaurantes, estacionamentos, prédios residenciais, calçadão, paradas de ônibus, bancos, etc. Com fácil localização, o edifício pode ser facilmente identificado como o “prédio da bandeira do Brasil”, e possui elevadores e entrada com rampa de acesso para cadeirantes.

Materiais

Para acompanhar os exercícios práticos, é necessário que os participantes tenham um notebook com o software gratuito Processing instalado. Praticamente todos os modelos de notebook são compatíveis, até mesmo os mais antigos. O download pode ser feito diretamente no site processing.org/download.

Conteúdo do curso

- O que é Programação Criativa e o que posso fazer com código?
- Apresentação das ferramentas, exemplos e possibilidades
- Funções de desenho, cor e estilo
- Animação e variáveis
- Utilizando aleatoriedade
- Oscilação
- Espirais
- Condicionais e lógica
- Técnicas de repetição
- Listas e grupos
- Imagens
- Desenvolvimento de projeto
- Salvar e exportar resultados

Para quem é este curso?

Para qualquer pessoa interessada em aprender o básico necessário para começar a fazer experimentações com programação, sem necessidade de conhecimento prévio sobre o assunto. São bem-vindos profissionais criativos, universitários, artistas visuais, designers, publicitários, educadores, pessoas interessadas por criação de jogos, pessoas interessadas por começar a aprender conceitos básicos de programação, ou qualquer outra pessoa de áreas variadas interessada pelo tema.

Por que aprender programação, se não sou programador?

Em primeiro lugar, porque é uma forma de ampliar suas possibilidades de criação, introduzindo um novo conhecimento, de uma nova ferramenta, em seu repertório de habilidades. O ensino de programação vem sendo incentivado nos últimos anos, como um conhecimento valioso, com tendência de se intensificar cada vez mais no futuro. Mesmo que você não queira ser um especialista em programação, ter noções básicas é um diferencial muito interessante.

Além disso, porque algumas coisas você só consegue fazer com programação. Por exemplo, automatizar um processo ou tarefa, que de outra forma seria muito trabalhoso ou repetitivo. Gerar infinitas variações com aleatoriedade. Criar comportamentos gerados automaticamente a partir de um conjunto de regras. Permitir que seu público interfira em tempo real no resultado com interatividade, e desenvolver mini-jogos.

E por fim, porque é divertido! É muito legal brincar com código e ver o resultado do que você mesmo criou. E como o projeto pode ser feito do zero, você tem controle total, praticamente sem limitações em relação ao que pode ser desenvolvido.

O que é o Processing?

Processing é uma plataforma de desenvolvimento mantida pela Processing Foundation, desenvolvida com o objetivo de ser amigável para aprender, mais simples do que outras linguagem de programação, e com foco em criação visual. É um programa de computador gratuito, onde é possível escrever, rodar e exportar seus projetos, sem necessidade de outras aplicações. Ele também conta com uma grande quantidade de bibliotecas que podem ser adicionadas e ampliar rapidamente suas capacidades.

Que tipos de resultados vou conseguir obter com este curso?

Este é um curso introdutório, que tem como objetivo apresentar os conceitos básicos suficientes para você ser capaz de obter alguns resultados reais, com autonomia para desenvolver projetos próprios. O resultado do projeto desenvolvido até o final do curso pode ser nos seguintes formatos:

- Imagem digital, como um padrão, estampa ou ilustração
- Imagem em PDF para impressão em qualquer tamanho
- Série de imagens com variações geradas automaticamente
- Animação com formas geométricas de poucos segundos como GIF ou vídeo
- Aplicativo experimental estilo protetor de tela
- Mini-jogo com mecânica simples, como Pong ou Space Invaders
- Imagem interativa para web, para computador ou para smartphone Android

Quem é o ministrante do curso?

Bruno Ruchiga é um profissional criativo com experiência em design visual, audiovisual e programação de websites. Começou a aprender programação como uma forma de expressão pessoal utilizando Processing. Já desenvolveu um jogo curto inteiramente em Processing durante uma maratona de criação de jogos de 48 horas, disponível para Android na Google Play, e faz alguns experimentos visuais com código em publicações online. Já apresentou nos últimos anos workshops para estudantes de design e comunicação, em variados temas como "Cores e Programação", "Desenvolvimento Web", "Audiovisual e a Técnica do Ombro-Cinema", e "Jogos e Criação de Significados".

Inscrições

Inscreva-se já! As vagas são limitadas!

As inscrições podem ser feitas no menu “Inscrição” no topo desta página, através do sistema seguro do Sympla, que aceita diversas formas de pagamento, incluindo boleto, cartão de crédito e pagamento parcelado. Consulte demais condições ao efetuar a inscrição.

Se você precisar de auxílio para custear o valor de inscrição, solicite isenção parcial ou total através do formulário disponível no link: https://goo.gl/forms/nBEDxXf74A5Cp4dw2

Tem interesse no curso, mas não poderá participar desta edição? Para receber novas informações sobre as próximas edições do curso por e-mail, também em outras opções de horários, registre-se no link: https://goo.gl/forms/FZPyMiEYRC2bdZuC3

Galeria de imagens

Sobre o produtor

Local

Prédio da Cacism
Rua Venâncio Aires, 2035, Sala nº 608, Centro
Santa Maria, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.