App Sympla
Baixe agora

PMI-ES: Programa de Mentoring

Evento online
01 de agosto de 2019, 00h30 - 29 de novembro de 2019, 00h30

Descrição do evento


REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI ESPÍRITO SANTO

O Programa de Mentoring do PMI ESPÍRITO SANTO é um benefício que o Capítulo oferece a seus Afiliados e alunos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas com o PMI ES. 

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI ESPÍRITO SANTO e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido. 

O Ciclo 1 do Programa de Mentoring do PMI ESPÍRITO SANTO disponibilizará 12 VAGAS para esse ciclo. As mesmas serão analisadas considerando a ordem de inscrição e preenchimento correto do formulário de inscrição. O resultado do processo de seleção é informado por email. 

Segue abaixo o Calendário macro de atividades:




Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para mentoring@pmies.org.br

O Programa de 17 semanas tem o seguinte Valor de Investimento:
- Filiados voluntários e estudantes - 50,00
- Filiados - 100,00
O pagamento é efetuado após a confirmação do participante no programa.

CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 1:

01 - Artur Guidoni Gomes Pereira
Formação em Gestão de TI, MBA em Gestão de Projetos pela UVV. Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação, com mais de 13 anos de experiência em projetos de TI e negócios, atuando no setor de consultoria global. Experiência em empresas multinacionais atuando em diversos ambientes, com habilidades em TI. Combinando o background corporativo com o MBA, inovação e conhecimento adquirido.
Experiência internacional remotamente, trabalhando com projetos em diversas áreas como data center, infraestrutura, segurança eletrônica, virtualização, ERP, VOIP, e-commerce e outros. Desenvolver e gerenciar equipes enquanto no gerenciamento de projetos, seguindo as práticas do PMI, ITIL.
Possui várias certificações, tais como: MCP, MCSDT e PMP®.
Criador do preparatório para certificação PMP® e CAPM do PMI-ES.
Diretor de Filiação do PMI-ES.
Especialidades: Gestão de projetos | Gestão de TI | Negócios | Liderança de equipe | Inovação.

02 - Bruno Coutinho Longui
Executivo de TI com mais de 10 anos de experiência na gestão de unidades de negócio responsáveis por grandes projetos de implantação de ERP em todo o Brasil, utilizando metodologias ágeis e gerindo times multidisciplinares em ambientes complexos. Responsável pela gestão de grandes contas como Ministério Público do Estado do Espírito Santo, CESAN, Samarco e Grupo Buaiz.
Possui como principal característica a gestão colaborativa, atuando com grande foco nos resultados a serem alcançados.
Especialidades: Gestão de pessoas, Gestão de Projetos, Gestão de Contas, Liderança, Gestão de Conflitos, Processos, Gestão de Contratos, Comunicação.

03 - Emílio Augusto Barbosa
https://www.linkedin.com/in/emilio-augusto-barbosa-05710a7/

Formado em Economia e consultor nas áreas de gerenciamento de projetos, planejamento estratégico, implantação de estruturas e metodologias de gerenciamento de projetos (PMO) ou de modelos de Fábrica de Software, com mais de 25 anos de experiência em projetos.
Professor de cursos de Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e preparatórios para certificação PMP. Palestrante nas áreas de Gerenciamento de Projetos, Gestão Estratégica e Processos de Fábrica de Software.
Atuou em 2003-2004 na fundação do Capítulo do Espírito Santo do PMI, sendo Diretor Administrativo e Financeiro no período de 2004 a 2006 e Presidente no período de 2006 a 2008.
Diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Espírito Santo, membro do Conselho de Representantes da FINDES e do Conselho Científico e Administrativo da FAPES - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. Sócio-Diretor da Infosis Consultoria e Sistemas, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas corporativos.

04 - Fábio Siqueira Capitão Mór
Sou Engenheiro Civil, PMP e MBA em Gerenciamento de Projetos - FGV/RJ, com experiência em Gerenciamento de Projetos e Obras de Grande Porte de Infraestrutura no Brasil e no Exterior (Peru e Argentina). Atuei em Gerência de Projetos Multidisciplinares e de Alta Complexidade (Aeroportos, Portos, Túneis, Pontes, Estradas, Ferrovias, Metrôs, Estações de Tratamento de Água e de Esgotos, Hidroelétricas, Edificações e Estruturas Metálicas). Também atuei com Relações Institucionais com o Cliente e Partes Interessadas, Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Sustentável para Novos Negócios Público / Privado, Engenharia, Planejamento, PMO, SAP - ERP e Gestão de Pessoas.
Especialidades: Gerenciamento de Projetos Multidisciplinares e de Alta Complexidade, Planejamento, Engenharia Civil, Orçamentos, Relações Institucionais e Gestão de Pessoas.

05 - Felipe Antônio Moreira Martins
Engenheiro, PMP, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Administração Hospitalar, Ex-Diretor de Eventos do PMI ES, professor, com atuação na Industria Farmacêutica, Tecnologia da Informação e Engenharia.
Mais de 16 anos de experiência em projetos de diferentes complexidades, já tendo atuado na engenharia com montagens e manutenção de instalações industriais e medicinais; TI, com implantação de projetos de ERP em clientes PRIVATE TOTVS. Responsável pelo gerenciamento de projetos múltiplos, gestão de equipe, viabilidade econômico-financeira de projetos, controle de custos. Atualmente, gestor da Industria Farmacêutica, na área comercial da EMS, responsável pelos representantes no ES e MG.
Conhecimento em liderança, gestão de equipes, negociações estratégicas, avaliações e   formação de preço, rentabilidade, análise de resultados, propostas técnicas e comerciais, definição de metas, gestão de CRM e DSO.
Especialidades: Engenharia, Gerenciamento de projetos, Negociação, Análise de Resultados, Liderança.
 
06 - Jardel Pavan Baldo
Formado em Ciência da Computação, com 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação atuou em empresas públicas e privadas, alinhado as melhores práticas de gestão de projetos.
Vivência em projetos de tecnologia, infraestrutura Redes/Telecom, implantação de sistemas CRM e ERP. Gestão de pessoas e atividades de planejamento. Atuou em projetos internacionais, residindo por 4 anos na África.
Voluntário do PMIES a 9 anos, atuou com diretor de Convênios e alianças durante dois mandatos, foi vice-presidente e atualmente desempenha o papel de presidente do capítulo.
No momento reside no Canadá por período determinado para realização de um projeto pessoal. (Formação).

07 -  Julio Cesar Gulias
Sou engenheiro eletrônico, mas atuo a muitos anos na área de software como Project Manager, trabalhei em projetos globais para Dell Computadores e HP, com times distribuídos entre Brasil, Índia, Irlanda e Estados Unidos.
De 2011 e 2014, pela T&T Engenheiros Associados - Porto Alegre, liderei projetos para a HP, todos relacionados a um produto de gerenciamento de infraestrutura de Cloud.
De 2014 a 2018, pelo Instituto Eldorado – Campinas, liderei projetos para Dell Computadores relacionados a e-Commerce e finanças.
Meu aspecto mais forte como PM é a liderança, sempre atuei em estruturas organizacionais projetizadas, liderando times brasileiros em ambientes multiculturais, usando processos ágeis (Scrum) e cascata (SDLC).
Também sou certificado como Scrum Master e como Coach.
Eu e minha esposa, que está fazendo um pós-graduação em gerenciamento de projetos, moramos em Vancouver - Canadá há um ano, ainda não atuo como PM aqui. Nosso filho permanece em Porto Alegre, onde cursa Engenharia de Produção.
Meu esporte é patinação de velocidade e a minha última prova foi a maratona de Florianópolis em 2017.
Especialidades: Gerenciamento de projetos, Scrum, Liderança.

08 - Lia Pompéia Faria Gaede
Sou Engenheira Civil, formada a 18 anos, trabalhando na área de Planejamento e Controle de Obras Imobiliárias, e implantação e coordenação de Sistemas Integrados de Gestão, com MBA em Gerenciamento de Projetos, Certificada PMP, Especializada em Avaliações, Auditorias e Perícias de Engenharia e Mestranda em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção, com extrema habilidade em implementar e gerenciar processos alinhados com objetivos estratégicos das empresas.
Participei da implantação e coordenação de Sistemas de Gestão (ISO 9001/ISO 14001/ OHSAS 18001) nas construtoras em que atuei. Designei colaboradores para equipe, elaborei procedimentos e instruções, realizei treinamentos e reuniões estratégicas junto às partes interessadas, que resultaram nas respectivas certificações.
Realizei o Planejamento e Controle físico-financeiro de obras imobiliárias e comerciais. Gerenciei contratos de aquisições de serviços; e implantei processos pertinentes a área de planejamento, aquisição, execução e controle de obra.
Como coordenadora de planejamento e de sistemas de gestão, tenho facilidade em planejar, estabelecer, acompanhar, realizar e responder por projetos e processos envolvendo equipes multidisciplinares. Minha determinação, disciplina, comprometimento, e organização me permitiram alcançar resultados alinhados aos objetivos das empresas em que atuei.
 
09 - Mariana Ferreguette Martins
Gerente de projetos há 15 anos, com formação na área de Sistemas de Informação. Mestranda da FUCAPE Business School em Administração, MBA pela FGV em Gestão de Pessoas, Especialização em Gestão de TI pela Universidade Católica de Brasília. Certificações PMP, Scrum Master pela Scrum. org e PMI-ACP.
Experiência como desenvolvedora de sistemas, consultora de implantação de Microsoft Project Server, atuação em implantação de PMO, GP na implantação de ERP´s e Fábrica de Software, onde atua nos últimos 04 anos na Spassu Tecnologia.
Na Spassu além de Gerente de Projetos diversos para clientes públicos e privados, auditora interna na certificação MPS-Br, com formação para atuar com os processos MPS-Br e CMMi. 
Com paixão por compartilhar conhecimento, já foi instrutora em treinamentos de Gerenciamento de Projeto, facilitadora em todas as turmas do Preparatório PMP do PMI-ES e é professora no MBA de Gestão de Projetos da Universidade Candido Mendes.

10 - Paulo Henrique Souto Ottoni
Gerente de projetos, programas e portfolio, e professor em pós-graduação de gerenciamento de projetos com mais de 20 anos de experiência atuando no Brasil e no exterior. Graduado em Engenharia Elétrica – Ênfase em Sistemas e Computação pela UERJ, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Fundador e primeiro presidente do PMI-ES, certificado PMP em julho/2000. Atuou principalmente em projetos de TI. Atualmente atua no PMO do programa de transformação digital da Vale, com foco principal no Gerenciamento de Benefícios.
Especialidades: Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento de Portfólios; Gerenciamento de Programas; PMO

11 - Rodrigo Silva
Linkedin.com/in/rodrigosilvapmp
É Gerente Senior na SAP Brasil atuando na Gestão de Tecnologia, Operações, Infraestrutura, Sistemas, Gestão de Projetos, Programas e Portfólio (Entendimento, Categorização, Priorização e Balanceamento), Gestão de PMO (Metodologias, Práticas, Indicadores e Quality Assurance), Gestão da Mudança Organizacional (Impactos, Treinamentos, Comunicação e Stakeholders), Gestão de Pessoas, Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Governança de TI (Mapeamento de Processos, Respostas em Auditorias Internas e Externas, Gestão do Orçamento, Contratos, Definições de Políticas e Procedimentos Operacionais).
Especialista em métodos, normas e boas práticas (SAP Activate, ASAP, Run SAP, Métodus RM, MIM, MID, MIT, Sure Step, TenStep PGP, PMBOK, JAD, MSF, MOF, XP, Kanban, Six Sigma, RUP, TDD, APF, COCOMOII, TOGAF, SOA, UML, CBOK, OPM3, CMMI, MPS.BR, MPT.BR, TDD, MASP, TOC, COSO, Val IT, SOX, PDI, Design Thinking, BPMN, e OKR).
Professor junto as disciplinas: Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO, Gestão de Projetos, Gestão de Negócios, Gestão da Inovação, Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Governança de TI e Tecnologia da Informação.

12 - Thomaz Ottoni da Fonseca
Experiência profissional de 25 anos na área de Tecnologia da Informação, atuando com sistemas de informação, gerenciamento de projetos/portfólios e implantação e gestão de PMO, em empresas como CONSEMP, Mogai Tecnologia de Informação, Alliances Informática S/A, Nip do Brasil Estudos e Projetos e SYSUNI Consultoria e   Serviços de Informática.
Experiência profissional de 22 anos em gerenciamento de projetos.
Sólida formação para a área de gestão de projetos, com pós-graduação MBA em Gestão Empresarial e graduação em Ciência da Computação.
Conhecimentos e experiências em gestão de projetos em diversas áreas de negócio, aplicação de metodologias e boas práticas do PMI e metodologias ágeis (SCRUM), desenvolvimento de sistemas e instruções em GP e TI, instrução no gerenciamento de projetos, levantamento de requisitos, condução de palestras e instrução na gestão de projetos e de riscos.
Certificação PMP (Project Manager Professional) desde 2008 e certificação em Scrum Master pela Scrum Stydy em 2018


Compromissos dos mentorados :

Os mentorados do Programa de Mentoring  receberão ao longo de 4 (quatro) meses, a um baixo custo, orientação e aconselhamento de profissionais sêniores e reconhecidos nacional e/ou internacionalmente pela sua atuação no gerenciamento de projetos dos mais variados tipos, portes e complexidade, colaborando através de sua experiência com o desenvolvimento profissional dos mentorados. 

Como contrapartida, no entanto, os mentorados deverão assumir uma série de compromissos para que os objetivos esperados do processo de mentoring sejam alcançados. 


São compromissos dos mentorados: 

  1. 1. Realizar sua autoavaliação, com orientação de seu mentor, no início do ciclo do mentoring;

    2. Definir em conjunto com seu mentor de 1 a 2 objetivos relacionados ao seu desenvolvimento profissional a serem alcançados com o mentoring, e os

    indicadores de desempenho que serão utilizados para avaliar se cada um dos objetivos foi atingido;

    3. Assinar um Contrato de Mentoria se comprometendo em realizar os esforços pessoais necessários para o atingimento dos objetivos e para o monitoramento dos indicadores de desempenho definidos;

    4. Programar, em conjunto com o mentor, as agendas das sessões de mentoring, considerando um total de 4 horas mensais, preferencialmente com sessões com  duração de 1 hora por semana. Observação: fica facultado ao mentor programar e conduzir um número maior de horas de mentoring em comum acordo com seu mentee;

    5. Atender a todas as sessões de mentoring conforme agendadas. Observação: havendo impedimento de participação em alguma sessão, por motivos de força maior, negociar com o mentor, com antecedência, a reprogramação da data e horário da sessão, garantindo a manutenção de um total de 4 horas mensais;

    6. Realizar, entre as sessões de mentoring, eventuais atividades acordadas com seu mentor;

    7. Responder a pesquisa de satisfação ao final do Programa de Mentoring, colaborando desta forma com sua melhoria contínua.


    O não cumprimento dos compromissos assumidos pelo mentee podem resultar na sua eliminação do Programa de Mentoring no ciclo em andamento e ser uma restrição para sua seleção em ciclos futuros.

Comentários

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.