App Sympla
Baixe agora

Plataformas VOD - as novas fronteiras da mediação audiovisual

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Plataformas VOD - as novas fronteiras da mediação audiovisual

Museu da Escola Catarinense - Florianópolis, SC
30 de setembro de 2019, 15h-16h

Ingressos

Inscrição
Grátis
Vendas até 30/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Plataformas VOD: As novas fronteiras da mediação audiovisual - com João Massarolo

As plataformas de video sob demanda dependem cada vez mais das tecnologias informacionais e dos banco de dados para os seus modelos de negócios. A ruptura que essas plataformas operam não é a tecnologia em si (o streaming), mas como agentes de mediação da produção e recepção audiovisual. As plataformas de mediação valorizam a gestão das demandas em detrimento da oferta de conteúdos. Nesta apresentação, pretende-se analisar a mediação das plataformas de serviços de video sob demanda como uma estrutura de inovação e de criação de valor na sociedade de plataforma.



Sobre o ministrante


João Carlos Massarolo é cineasta, professor universitário; Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros (2005). Publicou: Desafios da transmídia: processos e poéticas. São Paulo: Editora Letras e Cores, 2018. (Massarolo, J.C.; Santaella, L.; Nesteriuk, S. (Orgs.);  Netflix: autoprogramação e engajamento nas plataformas de vídeo sob demanda (Massarolo, J.C.; Mesquita, D.; In: TeleVisões Reflexões para além da TV. Rio de Janeiro: Ed. E-Papers, 2018; entre outros artigos e capítulos de livros. É Professor Associado da UFSCar; Coordenador do grupo de pesquisa GEMInIS e Editor responsável da Revista GEMInIS.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Plataformas VOD - las nuevas fronteras de la mediación audiovisual - con João Massarolo


Las plataformas de video a pedido dependen cada vez más de tecnologías de información y bases de datos para sus modelos de negocio. El quiebre que estas plataformas manejan no es la tecnología en sí (transmisión), sino como mediadores de la producción y recepción audiovisual. Las plataformas de mediación valoran la gestión de las demandas sobre la oferta de contenido. En esta presentación, pretendemos analizar la mediación de las plataformas de servicios de video a pedido como una estructura de innovación y creación de valor en la sociedad de plataformas.

 

Sobre el orador

João Carlos Massarolo es cineasta, profesor universitario, doctor en cine por la Universidad de San Pablo. Es director y guionista de varias películas, entre ellas São Carlos / 68 y The Quintal of the Guerrillas (2005). Publicó: Retos de transmedia: procesos y poética. São Paulo: Editora Letras e Cores, 2018. (Massarolo, J.C.; Santaella, L.; Nesteriuk, S. (Orgs.); Netflix: autoprogramación y participación en plataformas de video a pedido (Massarolo, J.C.; Mesquita, D.; In: TeleVisiones Reflexiones más allá de la televisión. Rio de Janeiro: Ed. E-Papers, 2018; entre otros artículos y capítulos de libros. Es profesor asociado en UFSCar; Coordinador del grupo de investigación GEMInIS y editor a cargo de la revista GEMInIS.



Sobre o produtor

Associação Cultural Panvision

Associação Cultural Panvision foi criada com a proposta de desenvolver uma série de atividades culturais na área do audiovisual.

É uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolveu know-how de articulação, curadoria e produção de mostras de cinema e vídeo, voltados para os mais diversos segmentos da população.

Oferece também consultoria para projetos e produtos.

Organiza cursos e mantém convênios e intercâmbios com instituições afins.

Outros campos para a atuação da entidade são a pesquisa e publicação, a produção, distribuição e exibição de obras audiovisuais e a preparação e formação de mão-de-obra especializada.

Local

Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196, Centro
Florianópolis, SC

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.