App Sympla
Baixe agora

Percursos Formativos

Museu de Arte do Rio - Rio de Janeiro, RJ
07 de setembro de 2019, 14h - 31 de janeiro de 2020, 18h

Compartilhar:

Inscrição

R$ 0,00

Inscrição
Grátis
Inscrições até 18/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Percursos Formativos

Projeto-piloto de formação cultural e profissional para jovens no MAR


Inscrições: de 07 a 18 de agosto de 2019 (ou até o limite de 350 inscrições)

Atenção: destinado a jovens com idade entre 16 e 21 anos que atualmente sejam estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade entre 16 e 21 anos que tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro.


Apresentação


Percursos Formativos - Projeto-piloto de formação cultural e profissional para jovens no MAR busca promover formação profissional, cultural e artística introdutórias para jovens interessados em ingressar na cadeia produtiva dos museus ou atuar de forma geral nos campos da arte e da cultura. Tendo como principal ambiente de formação o Museu de Arte do Rio, as oficinas, aulas, palestras, visitas e demais ações do projeto envolvem a participação dos diferentes setores e profissionais do MAR e contam ainda com colaboração de professores e profissionais das áreas de Curadoria, Pesquisa, Educação Museal, Comunicação, Letras, Design, Museologia, Produção Cultural, entre outras, além da parceria com outras instituições culturais. Ao final de quatro meses de formação, os participantes desenvolvem um projeto cultural coletivo, concebido e executado com a orientação dos professores e profissionais do MAR, para integrar a programação do museu.

O processo de formação cultural e prática profissional é composto por sete percursos formativos, integrados por aulas, oficinas, palestras, visitas e outras experiências; os percursos devem ser cursados integralmente pelos participantes ao longo de cinco meses, de 03 de setembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, com atividades de terça-feira a sábado, das 14h às 18h, inclusive nos feriados, totalizando 404 horas de atividades. Serão selecionados até 15 jovens e até cinco suplentes, que receberão bolsas de estudo no valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) durante cinco meses.

Todo o processo será registrado semanalmente por meio de um website, que funcionará também como ferramenta nos processos de autoavaliação, no trabalho dos professores e da coordenação pedagógica. Uma pequena brochura será editada como parte das ações que documentam o projeto.


Público alvo


Destinado a jovens com idade entre 16 e 21 anos que atualmente sejam estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade entre 16 e 21 anos que tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Está aberto a pessoas surdas e com deficiências físicas. Será necessária a apresentação de histórico escolar oficial no momento do cadastro do participante selecionado.

Para mais informações, consulte o edital de seleção no site do MAR ou entre em contato pelo e-mail percursosformativos@museudeartedorio.org.br.


Cronograma geral


Inscrições online: 07 a 18 de agosto de 2019 (ou até o limite de 350 inscrições)

Pré-seleção: 19 e 20 de agosto de 2019

Resultado da pré-seleção: 21 de agosto de 2019

Entrevistas presenciais: 22 e 23 de agosto de 2019

Resultado final: 24 de agosto de 2019

Entrega de documentos e cadastro: 27 a 29 de agosto de 2019

Atividades: 03 de setembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, de terça-feira a sábado (incluindo feriados), das 14h às 18h.





Sobre o produtor

Escola do Olhar

A integração entre arte, história e educação é o horizonte do Museu de Arte do Rio, que, no trânsito propiciado por essa horizontalidade, concebe, potencializa e mantém públicas todas as suas ações. Para a instituição, é preciso continuamente atravessar a educação para se chegar à arte – é nesse sentido que, simbólica e fisicamente, a circulação do museu inicia-se pela Escola do Olhar.

Comentários

Local

Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.