App Sympla
Baixe agora

Patrimônio Agroalimentar: promovendo saberes e práticas

Avenida da Liberdade, 899 - Liberdade, São Paulo - São Paulo, SP
18 de outubro de 2019, 08h30-18h

Inscrição

R$ 0,00

Ingresso único
Grátis
Inscrições até às 20h
0

Descrição do evento

Você sabia que o Modo Tradicional de Fazer Queijo de Minas e o Sistema Agrícola Tradicional dos Quilombos do Vale do Ribeira são considerados patrimônio cultural do Brasil, registrados pelo Iphan? No total são 48 bens culturais formalmente reconhecidos pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, seis deles diretamente ligados a nossas tradições culinárias. E podiam ser muitos mais! Para falar disso e promover a salvaguarda do nosso patrimônio imaterial, o Iphan, com importantes parceiros, realiza, nos dias 18 e 19 de outubro, o encontro Patrimônio agroalimentar: promovendo saberes e práticas.

O evento, gratuito, será dividido em dois dias. No primeiro (sexta-feira, 18 de outubro), uma série de mesas-redondas abordará o tema, com presença de quatro comunidades detentoras do título de patrimônio imaterial – além de representantes dos Quilombos do Vale do Ribeira e dos produtores de queijo; uma delegação do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro; e outra de baianas que seguem o ofício do acarajé estarão em São Paulo. Esse encontro acontece no auditório Nelson Carneiro, do Centro Universitário FMU (av. da Liberdade, 899), das 8hs às 18hs.


Somente será necessária inscrição para o primeiro dia de evento. Confira abaixo a programação:


18, de outubro, sexta-feira
Local: Auditório do Centro Universitário FMU - Avenida da Liberdade, 899 - Liberdade, São Paulo (SP).


9:00 - Mesa de Abertura


9:30- 11:30: Comida e patrimônio: Qual a importância do registro das nossas tradições para o futuro da alimentação?

Participação: Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz, Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN; Estela Vilela Gonçalves, Procuradora Federal em exercício no IPHAN São Paulo e Raquel Pasinato, Coordenadora do Programa Vale do Ribeira - Instituto Socioambiental (ISA).


11:30 - 13:30 Intervalo para almoço (sugerimos desfrutar dos restaurantes disponíveis na região da Liberdade)


14:00 - 15:30 Roda de Conversa entre representantes do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro e do Sistema Agrícola Tradicional dos Quilombos do Vale do Ribeira.
Participação: Sandra Gomes e Adão Francisco, indígenas Baré; e João da Mota e Leonila da Costa Pontes, Quilombolas do Vale do Ribeira.
Mediação: Chef Guga Rocha, Embaixador do Instituto Brasil a Gosto e pesquisador da culinária Quilombola há mais de uma década, tema, aliás, de um livro em fase final de formatação.


15:30 Café da tarde com ingredientes produzidos e trazidos pelos detentores


16:00 - 17:30 Roda de Conversa entre representantes do Ofício das Baianas de Acarajé e do Modo Tradicional de Fazer Queijo de Minas.

Participação: Luciano Carvalho Machado e Alexandre Honorato, produtores de queijo de Minas Gerais; e Rita Maria Ventura dos Santos e Rosa Coutinho Perdigão, representantes da Associação Nacional das Baianas de Acarajé

Mediação: Maria Conceição Oliveira, Associação Slow Food


No dia seguinte, o Sesc Vila Mariana abriga uma feira, oficinas culinárias e degustações de produtos trazidos pelos detentores. Para as atividades de sábado não é preciso fazer inscrição prévia. Senhas para as oficinas e degustações serão distribuídas durante a feira. Para acessar a programação completa, acesse: http://brasilagosto.org/brasil-a-gosto-e-parceiro-de-evento-sobre-o-patrimonio-agroalimentar-brasileiro/

Sobre o produtor

IPHAN SP

O evento é organizado pelo Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional, Superintendencia de São Paulo e as atividades contarão com o apoio da Associação Slow Food do Brasil, do Centro Universitário FMU, do Instituto Brasil a Gosto, do Instituto Socioambiental (ISA), do Instituto ATÁ e do SESC.

Comentários

Local

Avenida da Liberdade, 899 - Liberdade, São Paulo
Avenida da Liberdade, 899, Liberdade
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.