App Sympla
Baixe agora

PAPO RETO E RALAÇÃO - OFICINAS E DEBATES FAVELA SOUNDS

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

PAPO RETO E RALAÇÃO - OFICINAS E DEBATES FAVELA SOUNDS

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA - Brasília, DF
14 de novembro de 2016, 14h - 19 de novembro de 2016, 18h

Inscrição

RALAÇÃO - MÚSICA com Vera Verônika 
Grátis
Inscrições até 13/11/2016
Encerrado
RALAÇÃO - MODA com Nina Maria 
Grátis
Inscrições até 13/11/2016
Encerrado
RALAÇÃO - GRAFITE com Ju Borgê 
Grátis
Inscrições até 13/11/2016
Encerrado
RALAÇÃO - DANÇA com Hudson Olivier 
Grátis
Inscrições até 13/11/2016
Encerrado
PAPO RETO18.11 A porra da buceta é minha 
Grátis
Inscrições até 16/11/2016
Encerrado
PAPO RETO 19.11 - De Baile em Baile  
Grátis
Inscrições até 16/11/2016
Encerrado
PAPO RETO 19.11 É som de preto, favelado 
Grátis
Inscrições até 16/11/2016
Encerrado

Descrição do evento

Já pensou em ver o funk carioca em diálogo com as aparelhagens paraenses? O rap produzido em todo o Brasil em aproximação com os sons do pagode periférico baiano? Imagine que mistura inusitada ver o som sintetizado que protagoniza o forró nordestino com a pegada do kuduro angolano ou a originalidade da marrabenta moçambicana aliada à sensualidade da reggaeton de Porto Rico e Cuba. Que tal ver uma mistura disso tudo? É essa a ideia do FAVELA SOUNDS, o primeiro Festival Internacional de Cultura de Periferia realizado no Brasil, que acontece entre os dias 14 e 19 de novembro, com programação gratuita no Distrito Federal.

O festival FAVELA SOUNDS propõe um debate protagonizado por nomes de destaque das periferias urbanas brasileiras. O evento será dividido em três etapas e acontecerá em cinco diferentes Regiões Administrativas: Brasília, Mestre d'armas, Samambaia, São Sebastião e Ceilândia. A primeira etapa, Ralação, acontece entre os dias 14 e 18 e é voltada para as oficinas profissionalizantes. A ideia é promover um intercâmbio de experiências, reunindo alunos que já dialogam com os temas propostos e apresentando a eles outras abordagens dentro daquela linguagem artística. As oficinas serão de música, moda, grafite e dança. Logo, a ideia é dar ao dançarino de break, uma noção de dança afro, e assim por diante. 

Programação Oficinas - 14 a 17/11

14 às 17 horas - OFICINA DE RIMA: CASA DE CULTURA CARLOS MARIGHELLA (MESTRE D’ARMAS)

14 às 17 horas - OFICINA DE MODA: CASA FRIDA (SÃO SEBASTIÃO)

15 às 18 horas - OFICINA DE DANÇA: JOVEM DE EXPRESSÃO (CEILÂNDIA)

14 às 17 horas - OFICINA DE GRAFITE: ESCOLA CEF 120 (SAMAMBAIA)

18/11 – 14 às 18 horas

- TODAS AS OFICINAS ACONTECEM NO MUSEU NACIONAL DE BRASÍLIA COMO PREPARAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO FINAL NO MUSEU NACIONAL

A segunda etapa, Papo Reto, é voltada para os debates. Aqui o foco é trazer à tona os temas que circulam por meio da produção cultural de periferia, assim como discutir o próprio fazer cultural dentro das favelas. Coordenadas pelo Mestre em Antropologia Urbana, Dennis Novaes, as conversas acontecerão no Auditório II do Museu da República e terão como temas “De Baile em Baile”, sobre economia cultural na favela, “É Som de Preto, de Favelado”, que trata de representatividade na produção cultural de periferia e “A Porra da Buceta é Minha”, que discute arte e performances de gênero nas quebradas.

18 NOVEMBRO

A Porra da Buceta é Minha – Arte e Performances de Gênero - 16h

A opressão de gênero perpassa nossa sociedade em diversos níveis. Este tem sido um tema cada vez mais discutido na arte de periferia. O Favela Sounds quer ouvir figuras que, por meio de suas expressões artísticas e performáticas, questionam desigualdades e demandam reflexões sobre novas formas de marcar presença nas comunidades e no mundo. Os convidados discutirão os cruzamentos entre seus trabalhos e a luta por uma sociedade mais justa, tendo como destaque suas afirmações de gênero.

Convidadxs

·         MC Carol (RJ)

·         Vera Verônica (DF)

·         Adriana Lopes (RJ)

·         Rosa Luz (DF)


 19 NOVEMBRO

De Baile em Baile – Economia Cultural na Favela - 14h

A produção cultural nas favelas encontra obstáculos superados com muita criatividade pelos artistas. Novas dinâmicas de produção, consumo e circulação de produtos culturais surgem nestes espaços e desafiam a lógica mainstream. Nesta roda de conversa colocaremos em diálogo realizadores de diferentes localidades, debatendo os rumos da economia cultural nas favelas.

Convidados                  

·         DJ Byano (RJ)

·         DJ Ketchup (Angola)

·       Waldo Squash (PA)

·         Dennis Novaes (DF/RJ)


 É Som de Preto, de Favelado – Arte “Periférica” e Representatividade - 16h

A arte que nasce das favelas traz à tona as vozes de milhões de pessoas que vivem na pele diversas formas de opressão. Transformando as dificuldades em poesia, artistas de diferentes áreas produzem reflexões profundas e potentes sobre seu cotidiano, seja através da música, da moda, da dança, ou das artes plásticas. Procuramos aqui compartilhar estas vivências e os caminhos encontrados para transformá-las em potência.

 Debatedores

·         Cidinho e Doca (RJ)

·         Tonho Matéria (BA)

·         Dennis Novaes (DF/RJ)

·         Higo Melo (DF)


Já na última etapa, o festival promove um grande Baile. A festa acontece nos dias 18 e 19 de novembro, na Praça do Museu da República. Serão dois dias de shows nos quais se apresentam grandes nomes das quebradas do DF, os participantes das oficinas – em um número multilinguagem especialmente preparado para a data –, além de nomes de repercussão nacional. A curadoria do evento buscou unir, num mesmo palco, não somente diferentes estilos musicais, como nomes que trazem em sua história a luta pela inclusão, pela diversidade e pelo respeito ao que é produzido nas quebradas do Brasil e do mundo.

Realizado pela Um Nome Produção e Comunicação, o Favela Sounds terá toda sua cenografia feita com materiais recicláveis, utilizando prioritariamente papelão, paletes e caixas de fruta e também contará com ponto para recolhimento de lixo eletrônico. O festival conta com patrocínio da Oi, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do DF, do Fundo de Apoio à Cultura do DF e apoio da Oi Futuro, Orloff, Passport Scotch, Ruas, eSuites Lakeside Brasília e CMA Advogados.

Todas as atividades são gratuitas. Para as oficinas, é necessário realizar inscrição pelo site www.favelasounds.com.br. Para os shows, é necessário retirar um ingresso sem custo também pelo site.

 

SERVIÇO – FAVELA SOUNDS – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA DE PERIFERIA
Quando: 14 a 19 de novembro de 2016
Onde: Museu da República e Regiõs Administrativas
Mais informações:
www.favelasounds.com.br | 61 99253-6952 | Facebook.com/favelasounds | Facebook.com/umnomecomunicacao
Classificação Indicativa: livre
Realização: Um Nome Produção e Comunicação

Sobre o produtor

Um Nome Produção e Comunicação

Local

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, Brasília
Brasília, DF

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.