App Sympla
Baixe agora

Palavratório - O que há nos discursos por trás dos discursos

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) - Recife, PE
08 de agosto de 2019, 19h15 - 26 de setembro de 2019, 22h15

Ingressos

R$ 0,00

Ingresso único
R$ 200,00  (+ R$ 20,00 taxa)
em até 12x R$ 22,09
Vendas até 06/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

Palavratório - O que há nos discursos por trás dos discursos, com Ana Luisa Lima 

DATAS: 08, 15, 22 e 29 de agosto. 05, 12, 19 e 26 de setembro

Horário: 19H15 ÀS 22H15

Público-alvo: Recomendado para público maiores 18 anos, estudantes universitários, pesquisadores de artes e áreas afins, artistas etc.

Referência do flyer: A legenda da imagem é "Art Market/Banana Market", 2011, Paulo Nazareth, Miami Basel-EUA

-

O curso oferece dois tipos de bolsas via formulário, abertos até dia 30 de julho de 2019. Após o período de análise, os selecionados recebem informativo por e-mail:

Autodeclaração para candidatas(os) negras(os) e indígenas:

https://forms.gle/ifsbDdrvJe3r4xWZ7

Bolsa social:

https://forms.gle/Z7SzWuQesHY4f8UL6

OBS: O curso precisa atingir o número mínimo de inscritos para acontecer.


O curso:

O curso se desenvolve em dois atos:

1. Compartilhamento: tem a intenção de introduzir alguns textos historicamente importantes, do campo das artes visuais, filosofia, ciência política, como: “O que é política?” (Hannah Arendt), “As formas africanas de auto-inscrição” (Achille Mbembe), “A partilha do sensível” (Jacques Rancière), “Pode o subalterno falar?” Gayatri C. Spivak, “Anos 60: da arte em função do coletivo à arte de galeria” (Aracy Amaral), “Arte neoconcreta uma contribuição brasileira” (Ferreira Gullar), “Cartas” (Lygia Clark e Hélio Oiticica) e “Manifesto da Natureza Integral” (Pierre Restany). Outros textos mais recentes de autoras como Lisette Lagnado, Daniela Castro, Lígia Nobre, também serão visitados. A partir dessas leituras serão discutidos alguns aspectos da arte contemporânea no Brasil, como se constroem os discursos, e quais são as possibilidades de leituras de algumas narrativas dentro deste repertório.

2. Interlocução: estimulados pelas leituras, as/os participantes serão convidados a pensarem seus próprios trabalhos (sejam esses artísticos e/ou teóricos), (re)encontrar suas referências e propor diálogos possíveis a partir de um ou mais conceitos compartilhados.



Ana Luisa Lima:
É crítica de arte, escritora e pesquisadora independente com foco em literatura e artes visuais – imagem e narrativa. Editora da revista Tatuí, participou de debates, promoveu residências editoriais, ministrou laboratórios de escrita em crítica de arte em vários estados brasileiros. Participou da concepção e desenvolvimento do projeto Carta de Intenção – Edição Campinas, residência de experimentação da escrita em artes visuais, Proac-SP, 2013. Cocuradora do projeto ‘Poemas aos homens do nosso tempo – Hilda Hilst em diálogo’, Programa Rede Nacional Funarte 9ª edição, 2013. Criadora da Cigarra Editora. Autora do livro ‘16’39” a extinção do reino deste mundo’, São Paulo-SP, 2015. No audiovisual, lançou seu primeiro curta-metragem ‘Zona Habitável’ (13′, Nova Lima – MG, Brasil, 2015). Já fez curadorias, escreveu e publicou ensaios sobre artistas e fotógrafos/as como Farnese de Andrade (BR), Luiza Baldan (BR), Marcelo Silveira (BR), Gil Vicente (BR),Nazareno (BR), Thiago Martins de Melo (BR), Leonora Weissmann (BR), Pedro Motta (BR), Felipe Abreu (BR), Simone Siss (BR), Marco Maria Zanin (IT), Stéphane Pauvret e Christine Laquet (FR). Seus ensaios já foram traduzidos e publicados em espanhol, inglês, francês e italiano.


Sobre o produtor

Ana Luisa Lima

Comentários

Local

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam)
Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Recife, PE

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.