Painel Design Ficcional, a Construção de Mundos Transmídia e a estreita relação com os GAMES

Centro de Eventos da UFSC - Florianópolis, SC
22 de junho de 2018, 15h-17h

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Grátis
Inscrições até 22/06/2018
Encerrado

Descrição do evento

Nesta apresentação, pretende-se discutir a complexa relação entre o design e a narrativa na construção de mundos transmídia. Nas teorias clássicas dos mundos transmídia (ver JENKINS 2009; SCOLARI 2009), estes seriam mundos criados a partir de um amplo, vasto e detalhado espaço narrativo, onde algumas partes são periodicamente representadas, enquanto outras porções se adequam aos princípios da lógica interna de extensão e reconstrução. Na concepção de Jenkins, o núcleo das narrativas transmídia são mundos de histórias compartilhados e exploráveis não apenas por uma plataforma de mídia, mas por um conjunto que cria uma experiência unificada e coordenada no universo diegético em diferentes formas de linguagem. No entanto, o design ficcional dos mundos transmídia se caracteriza pelo envolvimento do usuário com a ‘imagem mental’ de um mundo com múltiplos pontos de entrada, ao invés de ‘uma experiencia unificada e coordenada’. Pretende-se assim, examinar algumas práticas de organização das narrativas que estão na base da construção de mundos transmídia, levando em consideração que a experiência de mundo criada pelo design ficcional é diferente e complementar aquela fornecida pela narrativa. Assim, entre a experiência de mundo do usuário e as narrativas desdobradas instala-se uma tensão, sujeita a múltiplos conflitos. Neste processo, o design ficcional instala a estética de ‘mundanidade’, na qual os conflitos decorrentes das relações entre texto e narrativa são tratados como o campo de desenvolvimento de protótipos diegéticos, que podem ser compreendidos pelo seu grau de pertencimento ao ‘real da tela’ e cuja existência pode vir a “influenciar o desenvolvimento tecnológico no mundo real (KIRBY, 2010).” Deste modo, espera-se debater essas questões, buscando contribuir para o aprofundamento dos estudos da relação entre design ficcional e narrativas transmídia, uma área de estudos que permanece relativamente inédita no Brasil.


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João Massarolo


João Carlos Massarolo: coordenador do GEMInIS; cineasta, professor universitário; Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros. Publicou: O Potencial narrativo dos videogames (2008), A indústria Audiovisual e Os Novos Arranjos da Economia Digital (2009) e Franquia Transmídia: O Futuro da Economia Audiovisual nas Mídias Sociais (2010), entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, pesquisa narrativa transmídia e Mídias Locativas.



Sobre o produtor

Associação Cultural Panvision

Associação Cultural Panvision foi criada com a proposta de desenvolver uma série de atividades culturais na área do audiovisual.

É uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolveu know-how de articulação, curadoria e produção de mostras de cinema e vídeo, voltados para os mais diversos segmentos da população.

Oferece também consultoria para projetos e produtos.

Organiza cursos e mantém convênios e intercâmbios com instituições afins.

Outros campos para a atuação da entidade são a pesquisa e publicação, a produção, distribuição e exibição de obras audiovisuais e a preparação e formação de mão-de-obra especializada.

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Centro de Eventos da UFSC
Rua Engenheiro Agrônomo Andrey Cristian Ferreira, 570, Centro de Eventos, Saco dos Limões
Florianópolis, SC

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