O evento já encerrou...
Pacote D - Sessões 1 (Maria A. Ramos); 6 (Walter Carvalho); 7 (Belisario Franca); 11 (Marcelo Gomes)
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Pacote D - Sessões 1 (Maria A. Ramos); 6 (Walter Carvalho); 7 (Belisario Franca); 11 (Marcelo Gomes)

20 jul - 2020 • 19:00 > 12 ago - 2020 • 21:30

Evento Online

Descrição

NA REAL_VIRTUAL

Seminário online sobre documentário brasileiro contemporâneo


Com Belisario Franca, Cao Guimarães, Carlos Nader, Emilio Domingos, Gabriel Mascaro, João Moreira Salles, Joel Pizzini, Marcelo Gomes, Maria Augusta Ramos, Petra Costa, Rodrigo Siqueira e Walter Carvalho.


Curadoria e mediação: Bebeto Abrantes e Carlos Alberto Mattos


A partir de 20 de julho, os interessados em conhecer melhor o documentário brasileiro contemporâneo terão uma chance de ouro sem sair de casa. O Seminário Online NA REAL_VIRTUAL vai exibir online 12 filmes fundamentais e promover encontros com seus diretores, enfatizando diversas estratégias de apreensão do real pelo cinema.

Os atos de observar o mundo, interrogar imagens já existentes, mesclar realidade e ficção, assim como trabalhar com o tempo, a subjetividade, a História e o filme-ensaio serão abordados ao longo do seminário.  

Os participantes terão acesso aos links dos filmes com 24 horas de antecedência e participarão do encontro com os(as) cineastas através da plataforma Zoom. Para isso é necessário ter o Zoom instalado no seu dispositivo. 

NA REAL_VIRTUAL é uma realização da Imaginário Digital com apoio cultural da Videofilmes, Casa Tri e Dueto Produções.

Produção: Marcio Blanco

Programação visual: Nathalie Nery

Redes sociais: Rafael Abrantes


Toda a programação do evento e informações sobre temas, filmes e diretores você também acessa aqui:

imaginariodigital.org.br/RealVirtual2020



PACOTE D

Este pacote inclui 4 sessões: com Maria Augusta Ramos, Walter Carvalho, Belisario Franca e Marcelo Gomes.


Sessão 1 - 20/7, 19h

OBSERVAR O MUNDO

O chamado cinema de observação pretende flagrar situações sem interferir sobre elas. No Brasil, Maria Augusta Ramos é a principal cultora dessa forma de documentário. Em Seca, ela lança um olhar paciente e pouco intervencionista sobre a realidade filmada, no caso a relação dos moradores da região pernambucana do Pajeú com a água difícil e preciosa.

Maria Augusta Ramos

Nascida em Brasília, completou sua formação cinematográfica na Holanda, onde reside parte do tempo até hoje. É uma das mais assíduas praticantes do cinema de observação no Brasil, sempre buscando variantes no método. Entre seus filmes mais famosos estão O Processo, Justiça, Juízo, Morro dos Prazeres, Futuro Junho e Desi, este filmado em Amsterdã.  

Filme: Seca (2015)

Um caminhão-pipa percorre cidades e lugarejos da região do Pajeú, em Pernambuco. O filme o acompanha, flagrando diferentes formas como a população enfrenta a falta de água numa das regiões mais afetadas pela estiagem. Um road movie e ao mesmo tempo uma crônica sertaneja. 

----------------------------------------------------------------------------------


Sessão 6 - 31/7, 19h

RETRATOS DE ARTISTAS

Walter Carvalho se destaca como um dos grandes realizadores de perfis de artistas, sejam eles músicos, escritores, atores ou artistas plásticos. Ele exercita diferentes formas de composição nesses retratos, evidenciando as muitas possibilidades do documentário biográfico, do tradicional ao experimental.

Walter Carvalho

Um dos mais conceituados diretores de fotografia do mundo, aventurou-se na direção de filmes de ficção (Cazuza, Budapeste) e principalmente de documentários sobre arte e artistas. Nesse campo, testou vários modelos, como os de Raul: o Princípio, o Fim e o Meio, Moacir Arte Bruta, Brincante e Iran. Dirigiu, ainda, Janela da Alma e Um Filme de Cinema

Filme: Iran (2017)

Enquanto fazia a direção de fotografia do filme Redemoinho, de José Luiz Villamarim, Walter Carvalho acompanhou minuciosamente o trabalho do ator Irandhir Santos na construção do seu personagem. Observação silenciosa de um processo de imantação quase xamânico, onde o ator é tomado como forma escultural. 

----------------------------------------------------------------------------------------


Sessão 7 - 3/8, 19h

NOS BAÚS DA HISTÓRIA

Belisario Franca é um documentarista notoriamente empenhado na arqueologia da História brasileira. Seus filmes desenterram verdades duras e ajudam a compreender o país em que vivemos. Valorizam a pesquisa e a articulação de informações encontradas em várias fontes.

Belisario Franca

Cineasta e sócio-fundador da renomada produtora Giros Filmes, tem um vasto currículo de trabalhos voltados para a cultura e a história brasileiras. Menino 23 foi selecionado para a shortlist do Oscar e abriu a Trilogia do Silenciamento, que inclui Soldados do Araguaia e o inédito Nazinha, Olhai por Nós. Dirigiu, ainda, O Paradoxo da Democracia, Amazônia Eterna e diversas séries documentais para a TV.

Filme: Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (2016)

O "menino 23", hoje um senhor idoso, foi uma das crianças recrutadas para trabalho escravo na fazenda de uma família nobre paulista nos anos 1930/40. A partir da pesquisa de um historiador, o filme desenterra uma terrível história de racismo, eugenia e segregação, com inspiração nazista.

----------------------------------------------------------------------------------------


Sessão 11 - 12/8, 19h

QUANDO O REAL VIRA FICÇÃO

A operação de transformar imagens documentais em matéria de ficção envolve ousadia e inteligência, virtudes que não faltam aos diretores desse filme. Marcelo Gomes e Karim Aïnouz ressignificaram cenas colhidas para um documentário no Nordeste adicionando-lhes uma narração de história romântica.

Marcelo Gomes

Outro realizador que trafega sem atritos entre o documentário e a ficção. Sua parceria com Karim Aïnouz em Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo é exemplar desse trânsito. Depois do sucesso de Cinema, Aspirinas e Urubus, dirigiu Joaquim (sobre Tiradentes), O Homem das Multidões e o documentário Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar

Filme: Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo (2009)

Jovem geólogo atravessa o sertão nordestino numa pesquisa de campo. Sem aparecer na tela, ele faz uma espécie de vídeodiário da sua separação. Um road movie sentimental construído com materiais filmados para o documentário Sertão de Acrílico Azul Piscina, de Karim Aïnouz, sobre os quais foi acrescentada a voz off de Irandhir Santos.  


Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Pacote D - Sessões 1 (Maria A. Ramos); 6 (Walter Carvalho); 7 (Belisario Franca); 11 (Marcelo Gomes)

Associação Imaginário Digital

A Associação Cultural Imaginário Digital é uma organização criada em 2008, qualificada como OSCIP em 2011. Nossos projetos atuam na interface entre os campos do audiovisual, educação e tecnologias para a geração de espaços inovadores de criação e aprendizagem. Na nossa trajetória de doze anos destacam-se os projetos Festival Visões Periféricas e o Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. www.imaginariodigital.org.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.