O evento já encerrou...
Pacote C - Sessões 2 (João M. Salles); 3(Cao Guimarães); 10 (Rodrigo Siqueira); 12 (Emilio Domingos)
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Pacote C - Sessões 2 (João M. Salles); 3(Cao Guimarães); 10 (Rodrigo Siqueira); 12 (Emilio Domingos)

22 jul - 2020 • 19:00 > 14 ago - 2020 • 21:30

Evento Online

Descrição

NA REAL_VIRTUAL

Seminário online sobre documentário brasileiro contemporâneo


Com Belisario Franca, Cao Guimarães, Carlos Nader, Emilio Domingos, Gabriel Mascaro, João Moreira Salles, Joel Pizzini, Marcelo Gomes, Maria Augusta Ramos, Petra Costa, Rodrigo Siqueira e Walter Carvalho.


Curadoria e mediação: Bebeto Abrantes e Carlos Alberto Mattos


A partir de 20 de julho, os interessados em conhecer melhor o documentário brasileiro contemporâneo terão uma chance de ouro sem sair de casa. O Seminário Online NA REAL_VIRTUAL vai exibir online 12 filmes fundamentais e promover encontros com seus diretores, enfatizando diversas estratégias de apreensão do real pelo cinema.

Os atos de observar o mundo, interrogar imagens já existentes, mesclar realidade e ficção, assim como trabalhar com o tempo, a subjetividade, a História e o filme-ensaio serão abordados ao longo do seminário.  

Os participantes terão acesso aos links dos filmes com 24 horas de antecedência e participarão do encontro com os(as) cineastas através da plataforma Zoom. Para isso é necessário ter o Zoom instalado no seu dispositivo. 

NA REAL_VIRTUAL é uma realização da Imaginário Digital com apoio cultural da Videofilmes, Casa Tri e Dueto Produções.

Produção: Marcio Blanco

Programação visual: Nathalie Nery

Redes sociais: Rafael Abrantes


Toda a programação do evento e informações sobre temas, filmes e diretores você também acessa aqui:

imaginariodigital.org.br/RealVirtual2020



PACOTE C

Este pacote inclui 4 sessões: com João Moreira Salles, Cao Guimarães, Rodrigo Siqueira e Emílio Domingos.


Sessão 2 - 22/7, 19h

A IMAGEM QUESTIONADA

A inquietação do documentarista João Moreira Salles levou-o, em seus dois últimos filmes, a colocar em questão imagens produzidas por ele próprio e por outros no passado. Assim trataremos de uma das vertentes mais incisivas do documentário, que é dobrar-se sobre si mesmo e as imagens alheias.  

João Moreira Salles

Documentarista, jornalista e editor jornalístico, persegue constantemente a renovação da linguagem nos seus filmes. Transitou da reportagem em Notícias de uma Guerra Particular ao cinema direto em Nelson Freire e Entreatos, e daí ao ensaio semipessoal em Santiago e No Intenso Agora. Produziu oito filmes de Eduardo Coutinho.    

Filme: No Intenso Agora (2017)

Por meio de uma incisiva indagação de imagens de arquivo, o documentário reexamina acontecimentos marcantes da década de 1960, como a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga e a China da Revolução Cultural experienciada pela mãe do diretor na época.

--------------------------------------------------------------------------------


Sessão 3 - 24/7, 19h

A POÉTICA DO SIMPLES

Uma das características do documentário contemporâneo é o interesse pelo simples, por coisas, pessoas e situações que nada têm de extraordinário. O mineiro Cao Guimarães é um expoente dessa modalidade. O título do premiado A Alma do Osso, assim como a frugalidade de seu único personagem, espelha a opção pelo essencial.

Cao Guimarães

Videoartista, fotógrafo e artista visual, aponta a câmera de seus documentários para personagens e situações inusitadas, geralmente fora dos chamados grandes temas. Além do premiado A Alma do Osso, destacam-se na sua filmografia os títulos Acidente, Andarilho, Rua de Mão Dupla, Otto, Espera e O Homem das Multidões

Filme: A Alma do Osso (2004)

Dominguinhos da Pedra é um ermitão que vive sozinho, há 41 anos, em uma caverna nos confins de Minas Gerais, rejeitando todas as facilidades da sociedade contemporânea. O filme observa os hábitos do senhor de 72 anos e por fim o retira do seu estado comum, o silêncio. 

---------------------------------------------------------------------------------------


Sessão 10 - 10/8, 19h

POR UM CINEMA HÍBRIDO

Outra marca importante do cinema brasileiro contemporâneo é a mescla de registros documentais e ficcionais, o embaralhamento de fronteiras entre captação do real e dramatização. Em Orestes, testemunhamos a interação de depoimentos, psicodrama e teatralização para dar conta de um drama histórico nacional à luz da tragédia grega.

Rodrigo Siqueira

Formado no telejornalismo, estreou no documentário com Aqui Favela – O Rap Representa e projetou-se com o inusitado Terra Deu, Terra Come, premiado no festival É Tudo Verdade. Orestes deu seguimento a uma carreira marcada pela inquietação no tratamento do real e suas aparências.  

Filme: Orestes (2015)

Crime político, justiça, vingança e perdão são debatidos a propósito da figura do Cabo Anselmo a partir de um psicodrama com a participação de sua filha, um ator e uma defensora de vítimas de violência. Em paralelo, um júri ficcional refaz o julgamento do personagem Orestes, de Ésquilo, ensejando uma discussão sobre a Lei da Anistia.  

--------------------------------------------------------------------------------------


Sessão 12 - 14/8, 19h

A PERIFERIA NO CENTRO

A democratização digital e as políticas de inclusão cultural fizeram com que as vozes da periferia ganhassem centralidade no cinema brasileiro contemporâneo. Emílio Domingos é um notório conhecedor desse processo e mantém uma instigante relação de troca com os personagens de seus filmes.

Emílio Domingos

Cineasta e cientista social, realiza trabalhos de Antropologia Visual com foco em cultura urbana, através de pesquisas sobre funk, samba e hip hop. Esses temas vêm sendo desenvolvidos nos documentários L.A.P.A., A Batalha do Passinho, Deixa na Régua e Favela é Moda, além de uma série de curtas e videoclipes. Atua também como pesquisador em cinema.

Filme: Favela é Moda (2019)

O documentário acompanha o cotidiano e o desenvolvimento de jovens modelos de uma agência localizada na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. A partir do conceito Moda Resistência, eles questionam o padrão estético no mercado da moda no Brasil. 


Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Pacote C - Sessões 2 (João M. Salles); 3(Cao Guimarães); 10 (Rodrigo Siqueira); 12 (Emilio Domingos)

Associação Imaginário Digital

A Associação Cultural Imaginário Digital é uma organização criada em 2008, qualificada como OSCIP em 2011. Nossos projetos atuam na interface entre os campos do audiovisual, educação e tecnologias para a geração de espaços inovadores de criação e aprendizagem. Na nossa trajetória de doze anos destacam-se os projetos Festival Visões Periféricas e o Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. www.imaginariodigital.org.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.