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Os Impactos do Trauma na Vida da Criança/Adolescente e o TBRI para o Seu Cuidado e Desenvolvimento

Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará - Belém, PA
18 de novembro de 2019, 07h30 - 20 de novembro de 2019, 17h

Inscrição

R$ 0,00

Inscrição
R$ 150,00
em até 12x R$ 15,51
Inscrições até 08/11/2019
Encerrado

Descrição do evento

Formação para Profissionais visando a promoção de cuidados adequados a crianças e adolescentes vulneráveis


 Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção ANGAAD, inscrita no CNPJ nº 03.503.317/0001-39 pessoa jurídicas de direitos privado, filantrópica, cultural e assistencial, sem fins lucrativos, sediadas na cidade de Uberlândia - MG, atua em favor da garantia ao direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes no Brasil vem apresentar o Programa de Formação para Profissionais visando a promoção de cuidados adequados a crianças e adolescentes vulneráveis. 

 

APOIO:               Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Belém Renascer.

 

- Tema: Os Impactos do Trauma, Violência, Abuso e Negligência na Vida da Criança e do Adolescente e a Abordagem TBRI para o Cuidado e o Desenvolvimento destas Crianças.

  Justificativa

Hoje temos no Brasil quase 50.000 crianças acolhidas.  Mais de 1200 foram adotadas em 2017 (dados do CNJ) e o número de crianças que são reintegradas às suas famílias de origem é ainda bem maior.  Contudo, é comum no ambiente do acolhimento ou nas famílias, encontrarmos comportamentos desafiadores ou estranhos por parte destas crianças e adolescentes.  Os cuidadores tentam usar métodos tradicionais de educação e disciplina, mas com muita frequência se sentem frustrados porque eles são ineficazes com estes meninos.  São recorrentes os diagnósticos de TDAH, Transtorno Opositor de Conduta e outros transtornos entre estas crianças e adolescentes.  Muitos deles têm dificuldades em obedecer, seguir orientações e regras, apresentam dificuldades de socialização e de aprendizagem.

Com frequência vemos cuidadores cansados e frustrados, perdidos no processo de cuidado e educação destas crianças e adolescentes.  Na adolescência, a tendência a se envolverem com violência, drogas, álcool e promiscuidade sexual é maior.  Os traumas e vivências dolorosas deixam marcas profundas no seu desenvolvimento, impactando-as nas áreas neuro-cerebral, biológica, física, emocional, relacional, comportamental e imunológica.  Contudo, existem caminhos que “curam”, e sua base são cuidadores afetuosos, com bom vínculo com estes meninos, que compreendem sua realidade e reais necessidades, e se comprometem em relacionar-se adequadamente com eles.

Nosso país carece de formações e de uma abordagem eficaz para lidar com estas crianças e adolescentes, de forma que se promova a saúde integral nestes indivíduos, que sejam auxiliados para alcançarem a plenitude que lhes é possível. 

Faz-se, então, necessária formação continuada por parte das famílias adotivas, reintegradas, dos profissionais e famílias que cuidam destes meninos no acolhimento familiar e institucional, para que possam romper o ciclo transgeracional de violência, abuso, abandono e negligência; para que se tornem pertencentes a uma família que cuida, nutre, protege, potencializa e não desiste de seus filhos.

Como resultado da formação dos profissionais da rede de garantia de direitos além de uma equipe mais qualificada e preparada para lidar com todas as demandas e especificidades das crianças em situação de vulnerabilidade vamos ter também profissionais mais capacitados para preparar e acompanhar as famílias, promovendo reintegrações familiares e adoções mais bem-sucedidas.

Portanto, temos como objetivo desse projeto de formação:

Objetivo geral

Promover a formação sobre a Intervenção Relacional baseada na Confiança (TBRI – Trust-Based Relational Intervention) para a rede de garantia de direitos da criança e adolescente, a fim de que esses profissionais possam aplicar os referidos conhecimentos no dia-a-dia de seu trabalho, assim como compartilhar os aprendizados em sua instituição/organização.

 

Objetivos específicos

- Apresentar a abordagem de Intervenção Relacional baseada na Confiança (TBRI – Trust-Based Relational Intervention), com eficácia comprovada no tratamento de traumas causados por abusos, negligência, maus tratos e institucionalização;

- Fornecer uma estrutura de formação replicável e cientificamente embasada;

- Promover maior unidade de pensamento e ação na rede de proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente;

- Atender às necessidades de formação e atualização de conhecimentos dos profissionais envolvidos com as demandas das crianças e adolescentes que estão institucionalizados, oferecendo-lhes suporte no desempenho das atividades que lhes são inerentes;

- Estimular estudos e pesquisas sobre o trauma gerado na institucionalização e formas para superá-lo.  

 Quem são os Instrutores?

O Instituto Karyn Purvis de Desenvolvimento Infantil (https://child.tcu.edu/#sthash.BYPjlJ6Z.dpbs), ligado à Texas Christian University, EUA, se empenha em auxiliar crianças e adolescentes que sofrem os efeitos do trauma, abuso, violência ou negligência.  Realizam pesquisas para aprofundarem a compreensão sobre as necessidades complexas destas crianças e como ajudá-las a superarem os desafios sociais, comportamentais e emocionais.  Assim, desenvolveu uma abordagem para os profissionais da rede de garantia de direitos e as famílias lidarem adequadamente com os jovens e crianças, auxiliando-os a superar os efeitos do trauma, construir um senso de identidade, valor e propósito, melhorar seu comportamento, empoderá-los quanto à aprendizagem e desenvolver vínculos saudáveis.  Esta abordagem é chamada de Intervenção Relacional baseada na Confiança (TBRI – Trust-Based Relational Intervention).


O Instituto, por meio de profissionais habilitados e por eles licenciados, forma profissionais na Intervenção Relacional baseada na Confiança (TBRI – Trust-Based Relational Intervention), que é um modelo holístico, construído com embasamento científico, desenvolvido pelos Drs. Karyn Purvis e David Cross.

O Instituto Karyn Purvis de Desenvolvimento Infantil é mundialmente respeitado e reconhecido, e está presente em 25 estados americanos e 25 países. A equipe de instrutores para este treinamento é formada por profissional habilitada pelo Instituto Karyn Purvis – Texas Christian University, EUA e instrutores presencialmente treinados pelo instituto no Brasil.

Instrutores:

1 - SARA VARGAS – Responsável Técnica

Sara Estelita Vera Vargas Rangel e Pereira é graduada em Direito (Universidade Federal de Uberlândia-MG, 1995), especialista em Terapia Sócio-Construtivista e Psicodramática de Famílias e Casais (Pontifícia Universidade Católica - GO, 2011), membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar. É Personal Coach, Professional e Positive Life Coach e Executive Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching.  (2012)

É Fundadora e coordenadora executiva da Associação Pontes de Amor, Organização Não Governamental de apoio à adoção e garantia dos direitos à convivência familiar e comunitária no Triângulo Mineiro, associada à Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD). (2012).  É Conselheira Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente em Uberlândia – MG desde 2015. Foi Coordenadora do Serviço Família Acolhedora em Uberlândia (2016 a 2018).

Atualmente é Presidente da Angaad – Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção.

É também representante da Christian Alliance for Orphans e World Without Orphans no Brasil, onde também Coordena o Orphan Sunday.

 É escritora ("Felicidade 360" e "Damas de Ouro", 2013, Editora Ser Mais)

Instrutora Habilitada Licenciada pelo Karyn Purvis Institute of Child Development, Texas, EUA (2019).

 

2 - Iracy de Souza Monteiro Rocha é Fundadora Presidente do GAPAM – Grupo de Apoio à Adoção de Manaus – AM, Psicóloga Clinica - Uninilton Lins /Manaus/Am, especialista em psicopedagogia - Faculdade Candido Mendes /RJ, especialista em Gestão do Ensino Superior - Unicel/AM, professora de Ensino Superior na UNINASSAU, Orientadora Educacional no Colegio La Salle, Coach e Pratitionner em PNL no Instituto Humanizar /AM, possui formação sobre TBRI pelo Instituto Karyn Purvis, em 2019.

 

3 - Rosana Maria Souza de Barros, é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Serviço Social – UFPA, voluntária do Grupo de Apoio à Adoção de Belém Renascer, desde sua fundação em 2001. Foi facilitadora do curso de Preparação para Pretendentes à adoção de 2007 a 2015, analista judiciário – Serviço Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, com atuação em Vara de Infância e Juventude, de 2001 a 2011 e atualmente na Coordenaria da Infância e Juventude desde 2010. Possui formação sobre TBRI pelo Instituto Karyn Purvis, em 2019.

 

O Que é o TBRI?

TBRI se baseia no vínculo.  É uma intervenção que considera o trauma e seus efeitos.  Usa princípios de empoderamento endereçados às necessidades físicas, princípios de conexão para atender às carências de vinculação, e princípios de Correção para desarmar os comportamentos que advém do medo.  A abordagem foi construída a partir de décadas de estudos e pesquisas sobre o Apego, processamento sensorial e pesquisas neuro-científicas.  O coração do TBRI é a Conexão, o Vínculo.

“Quando você se conecta ao coração da criança, tudo é possível.” – Dr. Karyn Purvis 

 Para quem é e quem deve utilizá-lo?

TBRI é destinado a beneficiar crianças e adolescentes advindos de “lugares difíceis”, como abuso, negligência e/ou trauma.  Por suas histórias, frequentemente encontram dificuldade em confiar em adultos amorosos.  Este medo geralmente os leva a exercerem comportamentos estranhos.  TBRI oferece ferramentas práticas para pais, cuidadores, professores ou qualquer um que trabalhe com crianças, que se empenha por um cuidado integral que auxilia a criança/adolescente a alcançar seu potencial máximo.

Por Que Usá-lo? 

Devido às suas histórias, crianças que vem de “lugares difíceis” tem desafios em seus corpos, cérebros, comportamentos e sistemas de crenças.  Enquanto uma variedade de estratégias parentais podem ser bem sucedidas em circunstâncias típicas, estas crianças que vem de “lugares difíceis” precisam de um cuidado que vai ao encontro de suas necessidades específicas, endereçado à criança como um todo.

Onde é usado?

TBRI é usado em lares (famílias consanguíneas, extensas, adotivas e acolhedoras), instituições de acolhimento, casas lares, escolas, acampamentos e campos/orfanatos internacionais.

Como será o curso?

Em Belém-PA, com Carga horária de 20 horas, divididas em 3 dias.

Os participantes que concluírem o curso receberão certificado.  O público alvo será composto por integrantes de equipes interprofissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (Rede de Acolhimento Institucional e Familiar, Grupo de Apoio à Adoção e à Convivência Familiar e Comunitária, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselheiros Tutelares e de Direitos) de Belém.

A turma poderá contemplar até 60 participantes.

 PROGRAMAÇÃO PROPOSTA (sujeita a alterações):

Dia 01


Dia 2


Dia 3


Sobre o produtor

Associação Nacional de Grupos de Apoio a Adoção - ANGAAD

A ANGAAD é uma associação civil, filantrópica, cultural e de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, sem fins lucrativos, que congrega há 20 anos, mais de 170 Grupos de Apoio à Adoção (GAAs), com representatividade em todas as cinco regiões brasileiras. Trabalha pela garantia do direito à convivência familiar e comunitária de todas as crianças e adolescentes institucionalizados, na perspectiva de uma cultura de adoção que prioriza os interesses dessas crianças e adolescentes.

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Local

Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará
Travessa Quintino Bocaiúva, 1404, Nazaré
Belém, PA

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