Sem conexão com a internet

Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino

Sobre o produtor

NOSSA HISTÓRIA

Histórico de fundação da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino
A Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino é uma instituição religiosa fundada no dia 28 de julho de 1970. Trata-se de uma instituição privada, confessional, comunitária e sem fins lucrativos. A instituição foi constituída nos idos de 1970 tendo como fundador o sacerdote F. Rivas Neto, que até os dias atuais se encontra no cargo de dirigente da mesma. Antes de seu ato de fundação oficial, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino já vinha sendo implantada de modo gradual desde 1968. Nessa época, F. Rivas Neto comandava um terreiro de umbanda traçada sediado na Rua Lord Cockrane, n. 613, bairro Ipiranga, na cidade de São Paulo, onde iniciou suas atividades como sacerdote.
Dois anos depois, no ano de 1970, muda seu templo para a Avenida Anchieta, n. 308, no bairro do Sacomã, onde atualmente tem localizado um logradouro público. Ambos terreiros lhe possibilitaram experiência na umbanda traçada, isto após ter passado pelo candomblé, onde foi iniciado por Ernesto de Xangô ainda em tenra infância. A trajetória da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino prossegue em consonância com a trajetória de seu fundador, que no ano de 1978 passa a seguir os ditames da umbanda esotérica de W.W. da Matta e Silva, de quem se tornou discípulo e foi feito sucessor no ano de 1988 pelo próprio pai Matta e Silva.
Neste ínterim, no ano de 1980, F. Rivas Neto transfere sua sede para a rua Chebl Massud, n. 157, antiga Travessa Magalhães, no bairro da Água Funda, local onde se encontra sediada até os dias atuais. Vale lembrar esta longa trajetória dentro das religiões afro-brasileiras proporcionou ao fundador da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, sacerdote F. Rivas Neto, uma experiência diversa e muito profícua que o levou a entender a diversidade das RABs em suas diferentes escolas, sejam elas: umbandas, encantarias ou candomblés, que são constituídas por metodologia, epistemologia e ética próprias sem supremacia de uma escola em detrimento das demais. Isto levou a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, por meio de seu fundador, a se tornar um local de iniciação que não privilegia um único método, epistemologia ou ética, mas sim a implantar em diferentes locais espaços onde se possa praticar de modo independente as diversas escolas. Para tanto, tem a sede na rua Chebl Massud onde atualmente funciona um terreiro de candomblé de caboclo, na cidade de São Paulo, e no município de Itanhaém foi fundado o Ilê Oka Sete Estradas – candomblé de caboclo, na rua Rogê Ferreira, n. 3605, constituiu o templo de umbanda esotérica, o TUO, à rua Paraguassú, n. 306, e na rua Arariboia n. 83 o candomblé Jeje-Nagô, Ilé FunFun Àṣè Awo Òṣo Óògun. Desta forma, contempla grande parte das RABs e de sua própria trajetória como sacerdote em sua instituição, Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, que no ano de 2018 completa 50 anos desde o início de sua implantação e 48 anos já instituída legalmente.

Notou algo suspeito nessa página?Denuncie