OPA! Oficina de Projetos de Aprendizagem em São Carlos

Learning Heroes - São Carlos, SP
06 de outubro de 2017, 09h-18h

Compartilhar:

Inscrição

R$ 0,00

1º Lote (em até 10x)
R$ 460,00
Inscrições até às 23h55
0
2º Lote (em até 10x)
R$ 560,00
Não iniciado

Descrição do evento

Aprenda a criar, produzir e aplicar treinamentos realmente eficazes.

Esta oficina apresenta uma combinação única de modelos de Design Instrucional com o método Scrum. É atual, prática e já nasce com mais de dez anos de experiências em aprendizagem e ensino.

É indicada para quem precisa estruturar cursos, multiplicar conhecimento e facilitar processos de aprendizagem, seja você um profissional da educação ou um instrutor ocasional.


OBJETIVOS


Aprender a ensinar a aprender não é um desafio pequeno em uma era de distrações mil, de rapidez e complexidade crescentes. Como desenhar aulas, cursos e oficinas que aticem a curiosidade e mereçam a atenção de uma turma? No decorrer dessa oficina vamos responder essas perguntas, explorar técnicas e trabalhar no aperfeiçoamento do seu projeto de ensino.


Você vai conhecer:

  • Modelos de Design Instrucional
  • Understanding by Design®
  • O método Scrum 
  • O Fluxo ShuHaRi
    (Abrace, Solte, Deixe Voar)

E adquirir habilidades para:

  • Desenhar aulas, oficinas e cursos 
  • Projetar exercícios e dinâmicas
  • Avaliar o desempenho 
  • Conduzir e facilitar diversos tipos de eventos de aprendizagem

PÚBLICO

  • Educadores
  • Conteudistas
  • Instrutores Ocasionais
  • Profissionais de RH
  • Coaches, Mentores e afins

CONFIGURAÇÃO

  • Carga Horária: 12 Horas
    8h (presencial) + 4h (online)
  • Apostila e Modelos
    Impresso e digital

PROGRAMA

A Teoria

Como Aprendemos?

  • Buscando o Fluxo
  • O Fluxo ShuHaRi
  • Imaginação, Criatividade e Inovação
  • Conhecimento, Habilidades e Atitudes
  • Como o cérebro gosta de aprender

Projetos de Aprendizagem

  • Conceitos Básicos
  • Design Instrucional
  • ADDIE e derivados
  • Learning 3.0
  • O Design Reverso ou
    Understanding by Design®
  • Conhecendo o Scrum
  • O Scrum em projetos de aprendizagem


A Prática

Desenhando

    • Definir Objetivos
    • Delimitar o Público
    • Descobrir as Evidências
    • Planejar o Evento
    • Selecionar Atividades e Dinâmicas
    • Testar e Avaliar o Projeto

Conduzindo e/ou Facilitando

    • Preparar o Ambiente
    • Quebrar o Gelo
    • Descobrir o Ritmo
    • Alternar Ritmo e Formatos
    • Avaliar o Andamento
      Revisões e Retrospectivas
    • Encerrar com Chave de Ouro
      (e sem ponto final)

MÉTODO

  • O programa acima não é apresentado de forma linear. Teoria e prática se intercalam durante todo o encontro.
  • Cada participante traz seu próprio projeto. Não há restrições de temas.
  • As aulas online, particulares, servem para fechar o projeto de cada participante.

ORGANIZAÇÃO




Sobre o produtor

Paulo Vasconcellos

Paulo Vasconcellos é instrutor, palestrante, blogueiro, tio, aprendiz de escritor, dublê de ponta esquerda e ex-consultor.

Tem trinta e poucos anos de carreira.
Coloca Análise de Negócios e de Sistemas, Arquitetura, Planejamento, Pensamento Sistêmico, Aprendizagem Organizacional, Design, Scrum, Gestão de Mudanças e de Projetos no mesmo balaio: o das áreas de estudo preferidas. E vive misturando tudo isso.

Comentários

Local

Learning Heroes
Rua Passeio dos Ipês, 320, Parque Faber Castell I
São Carlos, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.