App Sympla
Baixe agora

Oficinas

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Oficinas

Colégio Pedro II - Tijuca II - Rio De Janeiro, RJ
09 de março de 2018, 14h - 10 de março de 2018, 16h

Inscrição

Vistas ortogonais, 14 às 20hr - 09/03/18
R$ 15,00
Pague em até 10x
Inscrições até 09/03/2018
Encerrado
Função afim, de 9 às 16hrs em 10/03/2018
R$ 15,00
Pague em até 10x
Inscrições até 10/03/2018
Encerrado

Descrição do evento

Programação e horários - mais detalhes abaixo



Sexta Feira

02/03/2018

Sábado

03/03/2018

Sexta Feira

09/03/2018

Sábado

10/03/2018

9 às 16h


Medidas de posição e dispersão


Função afim

14 às 20h

Teorema de Tales e semelhança de figuras


Vistas ortogonais e representações em perspectiva



Oficina: Vistas ortogonais e representações em perspectiva
horário: sexta, 9 de março, de 14 às 20h
Professores: Humberto Bortolossi (UFF) e Lhaylla Crissaff (UFF)
Resumo:
Nesta oficina realizaremos as atividades propostas pelo projeto “Livro Aberto de Matemática” para a habilidade EM13MT01 (Vistas Ortogonais e Representações em Perspectiva) da última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Com o uso de recursos concretos e digitais, todo o material é organizado de forma a levar o aluno a compreender como representações 2D de objetos 3D obtidas por projeções centrais e paralelas fornecem modelos matemáticos que auxiliam na compreensão de como vemos, comunicamos e interagimos com o mundo.

Além do conteúdo matemático e suas aplicações, a abordagem dá destaque para os aspectos neurocientíficos de como a mente humana interpreta essas representações e dos erros comuns cometidos pelos alunos neste assunto.


Oficina: Função afim
horário: sábado, 10 de março, de 9 às 16h
Professores: Bruno Vianna (Colégio Pedro II), Gladson Antunes (UNIRIO) e Michel Cambrainha (UNIRIO)
Resumo:
Nessa oficina vamos apresentar e explorar o material desenvolvido para o capítulo de função afim do projeto Livro Aberto de Matemática. O capítulo foi concebido a partir de uma abordagem de função afim, não usual. Deixamos a cargo do aluno levantar conjecturas a respeito dos conceitos, definições e propriedades das funções afins; tais conjecturas ou indagações são provocadas por meio de atividades que abordam os conceitos a serem trabalhados. Iniciaremos a oficina com o estudo de um tipo específico de função afim, a função linear. Esta deve ser encarada como um novo olhar sobre um objeto de conhecimento já abordado anteriormente, o conceito de proporcionalidade. Há inúmeras situações que podemos modelar usando proporcionalidade, basta que as grandezas se relacionem desta maneira; mas também há inúmeras outras onde não há proporcionalidade. Para termos certeza se as grandezas são ou não proporcionais, apresentamos o Teorema Fundamental da Proporcionalidade e através de algumas atividades, relacionamos esse conceito com a definição de função linear. É muito comum estudantes acreditarem que praticamente todas as grandezas se relacionam de maneira proporcional, isso deve-se à grande quantidade de situações-problema a que eles foram apresentados no decorrer do Ensino Fundamental que podiam ser resolvidas pelo método intitulado: “Regra de Três”. No material proposto o estudante é alertado para este fato, seja por meio de exemplos ou atividades que mostram que existem grandezas que não se relacionam proporcionalmente. Já a função afim propriamente dita é apresentada através de uma atividade que utiliza conceitos básicos do estudo do movimento uniforme. Nos apropriamos do conceito de velocidade constante para introduzir a ideia de taxa de variação. E por meio de translações no gráfico da função linear chegamos na definição de função afim. Serão apresentadas ainda atividades que têm como objetivo colocar o estudante em contato com outras situações que permitem modelagem por meio de função afim, como é o caso de Progressão Aritmética (P.A.) e do estudo financeiro dos Juros Simples. O material apresentado teve seu desenvolvimento pautado em pesquisas científicas e traz diversos comentários ao professor, apontando possibilidades de aplicação das atividades em sala de aula, distratores sobre o assunto tratado e aprofundamentos.


Oficina: Teorema de Tales e semelhança de figuras
horário: sexta, 2 de março, de 14 às 20h
Professores: Eduardo Wagner (FGV) e Marcos Paulo Araújo (CEFET/RJ)
Resumo:
Nesta oficina, pretende-se enfatizar a abordagem dos assuntos por meio de atividades elaboradas para os capítulos de Teorema de Tales e Semelhanças do Livro Aberto de Matemática. As atividades são elaboradas de modo a levar à construção, tanto dos conceitos pretendidos, quanto do aprofundamento no pensamento matemático. Por isso, a sequência de atividades será apresentada de modo que cada atividade ajude na fundamentação do argumento pretendido na próxima atividade. Desse modo, temos a intenção de formular conjecturas e, com base nos conceitos abordados nas atividades anteriores, comprovar a veracidade dessas conjecturas elevando-as à categoria de Teoremas.


Oficina: Medidas de posição e dispersão
horário:  sábado, 3 de março, de 9 às 16h
Professores: Ezequiel Soto (IMPA), Flavia Landim (UFRJ), Nei Rocha (UFRJ) e Vanessa Leal (Prefeituras de Angra dos Reis e Mesquita)
Resumo:
Pretende-se trabalhar as atividades propostas no segundo capítulo de Estatística do Livro Aberto: “Medidas de Posição e Dispersão”, apresentadas com um enfoque construtivo a partir de dados. As atividades introdutórias conduzem às definições de medidas de posição e dispersão. Em sequência, atividades que envolvem a avaliação relativa da magnitude da variância/desvio-padrão levam à definição de coeficiente de variação e à construção do desenho-esquemático (box-plot). Um aspecto importante será a interpretação de cada uma das medidas trabalhadas, sua gênese e adequação/inadequação em diversos contextos, por meio da análise da forma da distribuição dos dados, utilizando diagramas de pontos, histogramas e o box-plot.


Sobre o produtor

Local

Colégio Pedro II - Tijuca II
Rua São Francisco Xavier, 204/208 , Barra da Tijuca
Rio De Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.